Paraqueimol

PARAQUEIMOL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de PARAQUEIMOL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com PARAQUEIMOL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Aché

Apresentação PARAQUEIMOL

Pomada: bisnaga com 50 g.

USO ADULTO E PEDIÁTRICO

COMPOSIÇÃO COMPLETA
Cada g de pomada contém:
Sulfacetamida sódica . . . . . . . . . . . . . . . . 74 mg (equivalente a 50 mg de sulfanilamida) Trolamina . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 21,67 mg
Excipientes: cera branca, dióxido de silício, petrolato líquido, parafina sólida e água.

PARAQUEIMOL – Indicações

PARAQUEIMOL® é indicado nos casos de queimadura, abscessos, flegmões, piodermites, ferimentos, ulcerações e outras lesões dérmicas.

Contra indicações de PARAQUEIMOL

PARAQUEIMOL® É CONTRAINDICADO:
•PACIENTES COM HIPERSENSIBILIDADE ÀS SULFAS OU A QUALQUER COMPONENTE DA FÓRMULA;
•LACTENTES.

Advertências

PARAQUEIMOL® NÃO DEVE SER APLICADO NA REGIÃO DOS OLHOS. MUITA ATENÇÃO DURANTE O USO EM ÁREAS RASPADAS OU EM FERIDAS ABERTAS. É RECOMENDADO CAUTELA A PACIENTES COM HISTÓRICO DE ASMA E ALERGIAS, E A IDOSOS, QUE SÃO MAIS SUSCETÍVEIS A REAÇÕES. A SULFACETAMIDA SÓDICA PODE CAUSAR DESCAMAÇÃO E VERMELHIDÃO NA PELE. PODE OCORRER SENSIBILIDADE CRUZADA ENTRE DIFERENTES SULFONAMIDAS. NÃO EXISTEM ESTUDOS CONCLUSIVOS SOBRE A EXCREÇÃO DA SULFACETAMIDA NO LEITE MATERNO. AS SULFONAMIDAS, NORMALMENTE, NÃO SÃO ADMINISTRADAS A CRIANÇAS DE ATÉ 2 MESES, DEVIDO O RISCO DE ICTERÍCIA NUCLEAR. REAÇÕES DE HIPERSSENSIBILIDADE PODEM OCORRER. SE HOUVER DESENVOLVIMENTO DE EXANTEMA, O TRATAMENTO DEVE SER INTERROMPIDO, DEVIDO AO PERIGO DE REAÇÕES ALÉRGICAS GRAVES, COMO A SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON. EVITAR OUTRAS FONTES DE IRRITAÇÃO CUTÂNEA (LUZ SOLAR, BRONZEAMENTO ARTIFICIAL, ETC.). ANTES DE USAR PARAQUEIMOL®, VERIFICAR COM O MÉDICO SE O PACIENTE APRESENTA PROBLEMAS RENAIS.

Interações medicamentosas de PARAQUEIMOL

Dependendo do grau de absorção, podem ocorrer interações medicamentosas similares ao uso oral.

Reações adversas / efeitos colaterais de PARAQUEIMOL

PODEM OCORRER: COCEIRA, QUEIMAÇÃO, ERITEMA, EDEMA, IRRITAÇÃO, ARDOR ERASH. REAÇÕES DE HIPERSENSIBILIDADE PODEM OCORRER QUANDO DA ADMINISTRAÇÃO DE SULFONAMIDAS, INDEPENDENTE DA VIA DE ADMINISTRAÇÃO. AOS PRIMEIROS SINAIS DE HIPERSENSIBILIDADE (RASH CUTÂNEO OU OUTRAS REAÇÕES), SUSPENDER O USO. FORAM RELATADOS CASOS RAROS DE SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON.

ALTERAÇÕES DE EXAMES LABORATORIAIS:
Não há, até o momento, relatos de alterações de exames laboratoriais devido ao uso do produto.

PARAQUEIMOL – Posologia

Aplicar uma fina camada de PARAQUEIMOL® sobre a região afetada, 2 vezes ao dia, durante 7 dias. Se após este período, os sintomas persistirem, procurar orientação médica.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Farmacodinâmica:
A sulfacetamida sódica é uma sulfonamida com atividade bacteriostática. O mecanismo de ação, amplamente aceito, é baseado no fato de que as sulfonamidas agem como um antagonista competitivo do ácido paraminobenzoico, um componente essencial para o crescimento bacteriano. A sulfacetamida é ativa contra vários organismos Gram-positivos e Gram-negativos. A ação umectante da trolamina retém a umidade, ajudando na cicatrização.

Farmacocinética:
Experimentos com sulfacetamida indicam uma absorção de aproximadamente 4% após aplicação tópica dermatológica. A trolamina é rapidamente absorvida após administração tópica, sendo excretada na urina (cerca de 60%) e nas fezes (cerca de 20%), principalmente sob a forma inalterada.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Lote, data de fabricação e prazo de validade: vide embalagem externa.
MS – 1.0573.0322

Farmacêutico Responsável: Dr. Wilson R. Farias
CRF-SP nº. 9555

Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A.
Via Dutra, km 222,2 – Guarulhos – SP
CNPJ 60.659.463/0001-91 – Indústria Brasileira

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR; NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS, PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

PARAQUEIMOL – Bula para o paciente

-O que é e para que serve PARAQUEIMOL®?
PARAQUEIMOL® pomada é um antibacteriano, indicado para o tratamento de queimaduras e infecções da pele.

-Como PARAQUEIMOL® deve ser guardado?
Como todo medicamento, PARAQUEIMOL® deve ser guardado em sua embalagem original e conservado em temperatura inferior à 25ºC. Proteger da luz e umidade.

-Qual o prazo de validade de PARAQUEIMOL®?
O prazo de validade de PARAQUEIMOL® é de 60 meses após a data de fabricação impressa na embalagem do produto.
Ao utilizar o medicamento, confira sempre seu prazo de validade.
NUNCA USE MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. Além de não obter o efeito desejado, as substâncias podem estar alteradas e causar prejuízo para a sua saúde.

-PARAQUEIMOL® pode ser usado durante a gravidez e amamentação?
PARAQUEIMOL® somente deve ser usado durante a gravidez e amamentação sob orientação médica. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após seu término. Informe seu médico se está amamentando.

– Como PARAQUEIMOL® deve ser utilizado?
• Usar somente sobre a pele.
•Não usar o produto nos olhos e boca.
•Lavar as mãos com água e sabão antes e após o uso de PARAQUEIMOL®.
•Lavar muito bem a área afetada com água e um sabão neutro, aplicar suavemente PARAQUEIMOL®, usando as pontas dos dedos, cobrir com gaze e fixar com esparadrapo ou atadura. Siga a orientação do seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interromper o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

-Quais são as possíveis reações adversas com o uso de PARAQUEIMOL®?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como por exemplo: coceira, queimação e vermelhidão. Foram relatados casos raros de síndrome de Stevens-Johnson. Se houver desenvolvimento de erupção cutânea, o tratamento deverá ser suspenso.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

-Quando PARAQUEIMOL® não deve ser utilizado?
PARAQUEIMOL® não deve ser utilizado por:
•Pacientes que tenham alergia às sulfas ou a qualquer componente da fórmula;
•Crianças em fase de amamentação.

-Quando o uso de PARAQUEIMOL® requer cuidados especiais?
Muita atenção durante o uso em áreas raspadas ou em feridas abertas. É recomendado cautela a pacientes com histórico de asma e alergias, e a idosos, que são mais suscetíveis a reações. Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início, ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO, PODE SER PERIGOSO PARA A SAÚDE.

Data da bula

28/01/2016