Sulferbel

SULFERBEL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de SULFERBEL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com SULFERBEL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

belfar

Apresentação SULFERBEL

Xarope: frasco com 100mL.

SULFERBEL – Indicações

Sulferbel é indicado no tratamento da deficiência de ferro ou da anemia por deficiência de ferro e na profilaxia da deficiência de ferro, anemia pós-operatória,anemia secundária e verminose, anemia da gravidez e período de lactação, convalescenças, anemia proveniente de alimentação inadequada e hipermenorréia.

Contra indicações de SULFERBEL

Sulferbel é contra-indicado para pacientes com hipersensibilidade aos sais de ferro ou aos outros componentes da fórmula; pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro; pacientes portadores de hepatite aguda, hemossiderose ou hemocromatose, úlceras gastroduodenais, anemia hemolítica aguda, insuficiência hepática, tuberculose ativa e gastroenterites.

Advertências

Têm sido relatados distúrbios gastrintestinais tais como náusea, vômito e diarréia em pacientes que utilizam sais de ferro, portanto, Sulferbel deve ser administrado logo após as refeições. A ingestão de alimentos não interfere com a absorção do ferro, mas alguns alimentos como leite, queijo, iogurte, ovos, espinafre, cereais, chá e café podem diminuir a absorção do ferro. Portanto, é aconselhável um intervalo de 2 horas entre a administração destes alimentos e do medicamento. Durante o tratamento com Sulferbelé desaconselhável o uso de bebidas alcoólicas, visto que poderá aumentar o risco de efeitos indesejáveis. Como todo medicamento, este produto deve ser mantido fora do alcance das crianças, para evitar dosagem acidental por ferro. Em crianças, a ingestão de grandes quantidades pode causar vômito, hematêmese, dano hepático, taquicardia e colapso vascular periférico podendo levar à óbito. Os sais de ferro devem ser utilizados com cautela em pacientes com intolerância gástrica ao ferro, pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenamento de ferro, hemoglobinopatias ou doenças gastrintestinais existentes. Informe seu médico se for portador de úlcera péptica, colite, enterite, pancreatite, hepatite, ou se tiver passado por alguma intervenção cirúrgica estomacal nos últimos tempos, antes de iniciar o tratamento com sulfato ferroso.

Atenção diabéticos: este medicamento contém SACAROSE. (Sulferbel gotas e xarope)

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. (categoria C).

Interações medicamentosas de SULFERBEL

A ingestão de sulfato ferroso com antiácidos deverá ser evitada, visto que este pode alterar a absorção do ferro, sendo aconselhável um intervalo de 2 horas entre a administração do antiácido e do produto; o ácido ascórbico (vitamina C) aumenta a absorção do ferro medicinal, no entanto essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos; as penicilinas quando administradas junto ao sulfato ferroso, têm seus efeitos terapêuticos diminuídos; a vitamina E diminui o efeito terapêutico do ferro; deve ser respeitado um período de intervalo de pelo menos 3 horas entre a administração de sulfato ferroso e tetraciclina; o uso concomitante de alopurinol e sulfato ferroso poderá ocasionar acúmulo de ferro no fígado; o cloranfenicol, quando utilizado simultaneamente com sulfato ferroso, poderá provocar uma redução na absorção do ferro, interferindo na formação da hemoglobina.

Reações adversas / efeitos colaterais de SULFERBEL

As reações adversas mais freqüentes com o uso de sais de ferro são diarréia, dor epigástrica, náuseas, vômitos, fezes escuras (esta coloração escura é causada pela presença de ferro não absorvido). A administração contínua pode provocar constipação.

Em caso de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

SULFERBEL – Posologia

O xarope deve ser tomado sem diluir (misturar) em água, por via oral. Adultos: 1 colher de chá (5 mL), duas vezes ao dia ou a critério médico. Crianças: 1 colher de café (2 mL), duas vezes ao dia ou a critério médico. As gotas devem ser diluídas (misturadas) em água ou suco de frutas antes da administração, por via oral.

Adultos: 16 gotas, três vezes ao dia, ou até o máximo de 50 gotas ao dia ou a critério médico.
Crianças: as crianças devem receber Sulferbel gotas conforme seu peso, seguindo a orientação do esquema abaixo, ou a critério médico.

  Dose Gotas
Lactentes Dose única 1 gota por Kg de peso corporal
Dose máxima diária 15 gotas
Crianças a partir de 1 ano Dose única 1 gota por Kg de peso corporal
Dose máxima diária 50 gotas



Os comprimidos devem ser tomados com líquido (água ou suco de frutas), por via oral. Comprimido revestido 40mg: 1 comprimido ao dia, após o almoço, ou a critério médico.

Comprimido revestido 50mg: 1 comprimido ao dia, após o almoço, ou a critério médico.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado. (Comprimido revestido)

Super dosagem

Dose excessiva pode resultar em toxicidade metabólica, gastrintestinal e cardiovascular. Em crianças, a ingestão de grandes quantidades pode causar vômito, hematêmese, dano hepático, taquicardia e colapso vascular periférico, podendo levar a óbito. Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. No caso de superdosagem acidental deve ser administrado um emético o mais rápido possível, seguido de lavagem gástrica, se necessário. Podem ser empregados agentes quelantes e devem ser adotadas medidas gerais de suporte visando combater desidratação, acidose e choque.
Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

O ferro é um componente essencial da mioglobina de enzimas que contém heme como citocromos, catalase, peroxidase, e de metaloflavoproteínas como a xantina oxidase e a enzima mitocondrial glicerofosfato oxidase. O ferro também serve como cofator de várias enzimas essenciais. A deficiência de ferro pode afetar o metabolismo no músculo, independente do efeito da anemia na oferta de oxigênio.
O sulfato ferroso atua como fornecedor de ferro, mineral indispensável à constituição da molécula de hemoglobina. O ferro constitui o componente principal da hemoglobina, da qual faz parte numa proporção de 0,34%. Uma deficiência de ferro no organismo acarreta uma formação inadequada da hemoglobina, com consequente descoloração das hemácias (anemia hipocrômica). A anemia hipocrômica pode surgir nos lactentes de termo, nos quais se faz pinçamento precoce do cordão umbilical. Sendo a dieta láctea reconhecidamente pobre em ferro, há necessidade da suplementação desde as primeiras semanas de vida.
A deficiência de ferro ocorre quando, por algum motivo, a perda de ferro do organismo é aumentada, induzindo à redução dos suprimentos de ferro, acarretando eventualmente a anemia. As necessidades de ferro são aumentadas durante a infância, puberdade, gravidez e menstruação. O sulfato ferroso fornece ferro em forma facilmente assimilável e em quantidade suficiente para corrigir a anemia ferropriva e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal. No caso da anemia, uma vez que a concentração de hemoglobina retornou ao nível normal, o tratamento deve ser continuado por mais 3 meses, a fim de assegurar que o estoque corporal de ferro atingiu os níveis normais. O ferro é absorvido no intestino delgado, particularmente no duodeno.

Resultados de eficacia

Resultados podem ser encontrados em Hillman RS, Deficiência de ferro e outras anemias hipoproliferativas em Harrison – Medicina Interna, Fauci AS et al. 14ª ed McGraw Hill Rio de Janeiro 1998:681-86

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.
Este medicamento tem validade de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O xarope é um líquido marrom, odor característico de caramelo.
A solução oral é um líquido amarelo, odor característico de framboesa. O comprimido revestido 40mg é alaranjado claro, circular e liso.
O comprimido revestido 50mg é vermelho, circular e liso.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

MS 1.0571.0004
Farmacêutico Responsável: Dr. Rander Maia – CRF-MG 2546 BELFAR LTDA.
Rua Alair Marques Rodrigues, 516 – Belo Horizonte – MG – CEP 31560-220C.N.P.J: 18.324.343/0001-77
Indústria Brasileira

S.A.C.: 0800 0310055
www.belfar.com.br
Siga corretamente o modo de usar, não desaparecendo os sintomas procure orientação médica.

SULFERBEL – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Sulferbel é indicado no tratamento da deficiência de ferro ou da anemia por deficiência de ferro e na profilaxia de deficiência de ferro nos seguintes casos: lactentes com reserva insuficiente de ferro (nem o leite materno, nem as formas lácteas habituais fornecem quantidades adequadas de ferro; se o lactente não receber alimentos ricos em ferro, será necessária a suplementação); crianças cujo crescimento é muito rápido, que tenham perdido grandes quantidades de sangue ou apresentem deficiências dietéticas.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
O sulfato ferroso, componente ativo do Sulferbel, atua como fornecedor de ferro, mineral indispensável à constituição da molécula de hemoglobina, que presente nos glóbulos vermelhos (um tipo de células sanguíneas) permite o transporte de oxigênio no organismo. Sulferbel fornece ferro em forma facilmente assimilável e em quantidade suficiente para corrigir a anemia ferropriva (por deficiência de ferro) e restabelecer os índices normais de armazenamento de ferro corporal. No caso da anemia, uma vez que a concentração de hemoglobina retornou ao nível normal, o tratamento deve ser continuado por mais 3 meses, a fim de assegurar que o estoque corporal de ferro atingiu os níveis normais.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Sulferbel é contraindicado para pacientes com hipersensibilidade aos sais de ferro ou aos outros componentes da fórmula; pacientes que recebem transfusões de sangue repetidas ou com anemia não causada por deficiência de ferro; pacientes portadores de hepatite aguda, hemossiderose [acúmulo de hemossiderina (pigmento resultante da degradação das hemácias) nos tecidos] ou hemocromatose (doença que leva ao acúmulo de ferro nos tecidos), úlceras gastroduodenais, anemia hemolítica aguda, insuficiência hepática, tuberculose ativa e gastroenterites.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Têm sido relatados distúrbios gastrintestinais tais como náusea, vômito e diarréia em pacientes que utilizam sais de ferro, portanto, Sulferbel deve ser administrado logo após as refeições. A ingestão de alimentos não interfere com a absorção do ferro, mas alguns alimentos como leite, queijo, iogurte, ovos, espinafre, cereais, chá e café podem diminuir a absorção do ferro. Portanto, é aconselhável um intervalo de 2 horas entre a administração destes alimentos e do medicamento.
Durante o tratamento com Sulferbel é desaconselhável o uso de bebidas alcoólicas, visto que poderá aumentar o risco de efeitos indesejáveis.
Como todo medicamento, este produto deve ser mantido fora do alcance das crianças, para evitar dosagem acidental por ferro. Em crianças, a ingestão de grandes quantidades pode causar vômito, hematêmese (perda de sangue pela boca), dano hepático, taquicardia e colapso vascular periférico (perda de fluxo sanguíneo periférico), podendo levar a morte. Os sais de ferro devem ser utilizados com cautela em pacientes com intolerância gástrica ao ferro, pacientes com doenças que interferem na absorção ou armazenamento de ferro, hemoglobinopatias (doenças associadas a defeitos na hemoglobina presente nas hemácias) ou doenças gastrintestinais existentes. Informe seu médico se for portador de úlcera péptica, colite, enterite, pancreatite, hepatite, ou se tiver passado por alguma intervenção cirúrgica estomacal nos últimos tempos, antes de iniciar o tratamento com sulfato ferroso.

Pacientes idosos: não foram relatados problemas em pacientes geriátricos com a dose usual recomendada.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

Atenção diabéticos: este medicamento contém SACAROSE.

Interações medicamentosas: a ingestão de sulfato ferroso com antiácidos deverá ser evitada, visto que este pode alterar a absorção do ferro, sendo aconselhável um intervalo de 2 horas entre a administração do antiácido e do produto; o ácido ascórbico (vitamina C) aumenta a absorção do ferro medicinal, no entanto essa maior absorção está associada a um aumento da incidência de efeitos adversos; as penicilinas quando administradas junto ao sulfato ferroso, têm seus efeitos terapêuticos diminuídos; a vitamina E diminui o efeito terapêutico do ferro; deve ser respeitado um período de intervalo de pelo menos 3 horas entre a administração de sulfato ferroso e tetraciclina; o uso concomitante de alopurinol e sulfato ferroso poderá ocasionar acúmulo de ferro no fígado; o cloranfenicol, quando utilizado simultaneamente com sulfato ferroso, poderá provocar uma redução na absorção do ferro, interferindo na formação da hemoglobina.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o produto em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz.

Número de lote e datas e fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O xarope é um líquido marrom, odor característico de caramelo.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
O xarope deve ser tomado sem diluir (misturar) em água por via oral. Adultos: 1 colher de chá (5 mL), duas vezes ao dia ou a critério médico.
Crianças: 1 colher de café (2 mL), duas vezes ao dia ou a critério médico.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Você deve tomar Sulferbel conforme as recomendações da bula ou orientação médica. Se você deixou de tomar uma dose, deverá tomar a dose seguinte como de costume, isto é, na hora regular e sem dobrar a dose.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Sintomas como distúrbio gastrintestinal, falta de apetite, náusea, vômito, constipação e diarréia podem ocorrer em pacientes que utilizam sais de ferro. A administração de sulfato ferroso em crianças e lactentes pode provocar escurecimento das fezes e da membrana protetora dos dentes. Esta reação quando ocorre, não é séria, nem permanente, pois o esmalte dos dentes não é afetado. Neste caso, recomenda-se esfregar os dentes da criança com solução de bicarbonato de sódio uma vez por semana.
Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Dose excessiva pode resultar em toxicidade metabólica, gastrintestinal e cardiovascular. Em crianças, a ingestão de grandes quantidades pode causar vômito, hematêmese (perda de sangue pela boca), dano hepático, taquicardia e colapso vascular periférico (perda de fluxo sanguíneo periférico), podendo levar a morte. Se você tomar uma dose muito grande deste medicamento acidentalmente, deve procurar um médico ou um centro de intoxicação imediatamente. O apoio médico imediato é fundamental para adultos e crianças, mesmo se os sinais e sintomas de intoxicação não estiverem presentes. No caso de superdosagem acidental deve ser administrado um emético o mais rápido possível, seguido de lavagem gástrica, se necessário. Podem ser empregados agentes quelantes e devem ser adotadas medidas gerais de suporte visando combater desidratação, acidose e choque.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 7226001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

13/12/2016