Tamaril

TAMARIL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TAMARIL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TAMARIL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

marjan

Apresentação TAMARIL

cáps. gelatinosas: cx. c/ 20 cáps.

TAMARIL – Indicações

TAMARIL está indicado em todos os processos de obstipação decorrentes de dietas alimentares inadequadas e naquelas originadas por supressão crônica do reflexo de defecação. Desta forma são beneficiados com o uso de TAMARIL a curto, médio e longo prazos todos os pacientes: idosos que ingerem dietas pobres em resíduos e possuem uma parede muscular deficiente para completar o reflexo de defecação; aqueles que apresentam obstipação por mudanças bruscas do padrão alimentar (viagens, dietas, internações); portadores de patologias anorretais que necessitam manter uma consistência fecal amolecida permanentemente (hemorróidas, fissura anal); pacientes submetidos a imobilização no leito por períodos prolongados (AVC, fraturas, pós-operatórios), convalescenças de doenças crônicas e caquetismo; crianças com distúrbios comportamentais e somatização para a área intestinal (encoprese, megacólon psicogênico, erros alimentares); pacientes que durante a gestação ou no período menstrual apresentam quadros obstipantes.

Contra indicações de TAMARIL

TAMARIL está contra-indicado: na presença de dores abdominais de etiologia desconhecida; nos casos de suspeita de oclusão e suboclusão intestinais; nos processos inflamatórios abdominais como apendicite, peritonite, cistite e endometrite.

Advertências

Não há relatos até o momento.

Interações medicamentosas de TAMARIL

Os senosídeos em uso prolongado e em altas doses provocam perda de potássio. Por isto Tamaril deve ser usado com cautela conjuntamente com digitálicos e antiarrítmicos. Indometacina pode diminuir o efeito de Tamaril. A absorção de estrógeno diminui com o uso de Tamaril. O uso concomitante de Tamaril com outras substâncias de natureza laxante só pode ser feito sob orientação médica. A ingestão de uma dieta rica em fibras (verduras, frutas, legumes verdes, germe de trigo, etc) e a realização de exercícios que fortaleçam a parede abdominal podem ser úteis à ação de Tamaril. Efeitos colaterais Nas doses recomendadas, Tamaril raramente produz cólicas e diarréias. Entretanto, pacientes mais sensíveis à medicação podem eventualmente apresentar estas manifestações. No caso de aparecimento destes sintomas, a dose de Tamaril deve ser reajustada e adaptada ao paciente de forma individual.

Reações adversas / efeitos colaterais de TAMARIL

Nas doses recomendadas TAMARIL raramente produz cólicas e diarréias, entretanto, pacientes mais sensíveis à medicação podem eventualmente apresentar estas manifestações. No caso de aparecimento destes sintomas, a dose de TAMARIL deve ser reajustada e adaptada ao paciente de forma individual.

TAMARIL – Posologia

Cápsulas: Crianças acima de 8 anos: 1 cápsula à noite. Adultos: 1 a 2 cápsulas à noite.

Super dosagem

A ingestão de doses excessivas de Tamaril pode desencadear cólicas abdominais, vômitos e diarréias. Somente doses muito elevadas, equivalentes a 8 – 12 g de Sene, podem acarretar quadros de desidratação se não houver uma reposição de líquido adequada.

Caracteristicas farmalogicas

Ação farmacológica Seus diversos componentes são dosados de forma equilibrada para a ação laxativa. Senna alexandrina Mill (sene) Parte utilizada da planta: folhas Tem como elementos ativos o ácido catártico, a aleomondina e os senosídeos A e B. Estes atuam no intestino grosso umidificando as fezes e promovendo um efeito laxativo com uma latência de 5 a 7 horas. Atuam sobre o Plexo de Auerbach aumentando os movimentos peristálticos e facilitando o processo de defecação. Extrato seco de Tamarindus indica L. (tamarindo) Parte utilizada da planta: fruto Apresenta princípios ativos de natureza ácida (Ácido tartárico, Ácido málico, Ácido oxálico) que atuam também como laxativos. Extrato seco de Coriandrum sativum L. (coentro) Parte utilizada da planta: fruto Tem ação antiespasmódica. Extrato seco de Cassia fistula L. Parte utilizada da planta: fruto Também tem ação laxativa e há dados sugerindo sua eficiência na prevenção de cálculos renais. Extrato seco de Periandra mediterranea Taub. (alcaçuz) Parte utilizada da planta: raiz Tem ação laxativa e diurética. Todos esses componentes ativos como laxantes estão reunidos em concentrações relativamente baixas e que, isoladamente, não seriam capazes de produzir os efeitos laxativos, mas a somatória da ação dos mesmos produzem os efeitos desejados.

Resultados de eficacia

Regularizar a função intestinal.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Tamaril é bem tolerado, devendo ser iniciado com metade da dose usual para adultos e observadas as precauções, interações medicamentosas e contraindicações comuns ao produto.

Armazenagem

O medicamento deve ser conservado em temperatura ambiente (entre 15°C e 30°C), protegido da luz e da umidade.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TAMARIL – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.