Toplexil adulto

TOPLEXIL ADULTO com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TOPLEXIL ADULTO têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TOPLEXIL ADULTO devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação TOPLEXIL ADULTO

Xpe: fr. de 100 mL.

TOPLEXIL ADULTO – Indicações

Tratamento sintomático da tosse (irritativa, não produtiva, espasmódica, seca) associada a várias condições respiratórias.

Contra indicações de TOPLEXIL ADULTO

– Não deve ser administrado a pacientes alérgicos aos componentes de TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol); – Ligada ao cloridrato de oxomemazina: insuficiência respiratória, qualquer que seja o grau; – Ligada ao paracetamol: insuficiência hepatocelular; – Avise seu médico caso tenha problemas respiratórios, de fígado ou se for diabético; – ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE.

Advertências

Antes do início do tratamento antitussígeno, é conveniente que se investigue as causas da tosse, para identificar aquelas que requerem tratamento etiológico próprio, principalmente asma, câncer, afecções endobrônquicas, entre outras. Caso a tosse persista após a administração de antitussígeno em doses usuais, não é conveniente que se aumente a posologia, mas que se faça uma revisão da situação clínica. Ligada ao cloridrato de oxomemazina: é desaconselhado o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento. Em caso de prescrição para pacientes diabéticos, observar sempre a quantidade de açúcar contida no excipiente do xarope; 3,5 g por colher de chá. Deve-se ter cautela ao administrar TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) a indivíduos condutores de veículos ou máquinas potencialmente perigosas, devido ao risco de sonolência. ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO EM CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS DE IDADE. NÃO USE OUTRO PRODUTO QUE CONTENHA PARACETAMOL. ATENÇÃO DIABÉTICOS: CONTÉM CARAMELO, AÇÚCAR LÍQUIDO E SORBITOL SOLUÇÃO A 70%.

Interações medicamentosas de TOPLEXIL ADULTO

TOPLEXIL (cloridrato de oxomemazina/guaifenesina/paracetamol) pode potencializar os depressores do SNC bem como os atropínicos centrais, quando em associação com outras substâncias anticolinérgicas (outros anti-histamínicos, depressores imipramínicos, neurolépticos fenotiazínicos, antiparkinsonianos anticolinérgicos, antiespasmódicos atropínicos e disopiramida).

Reações adversas / efeitos colaterais de TOPLEXIL ADULTO

O efeito adverso mais comumente observado é sonolência. Entretanto, mais raramente, pode-se observar constipação e retenção urinária, confusão mental, boca seca, efeitos gastrintestinais (em particular intolerância digestiva), discinesias tardias, leucopenia e agranulocitose.

TOPLEXIL ADULTO – Posologia

Adultos: 3 a 6 colheres das de chá* por dia. Quando houver predominância de tosse noturna, reforçar a dose da noite a critério médico. * cada colher de chá equivale a 5 mL.

Super dosagem

Ligada ao cloridrato de oxomemazina: o quadro pode ser caracterizado por depressão e coma. O tratamento é sintomático e, eventualmente, pode ser necessária respiração assistida ou artificial e anticonvulsivantes. Ligada ao paracetamol: Uma dosagem maciça provoca citólise hepática, com susceptibilidade à necrose completa e irreversível. Os sinais clínicos manifestam-se, geralmente, nas primeiras 24 horas. O tratamento deverá ser realizado em unidade especializada. Os sinais clínicos de lesão hepática podem aparecer mais tardiamente.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TOPLEXIL ADULTO – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.