Travogyn

TRAVOGYN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRAVOGYN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRAVOGYN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ativus

Apresentação TRAVOGYN

Creme vaginal: caixa com 7 aplicadores descartáveis pré-envasados de 5g.
Creme vaginal: caixa com 1 bisnaga de 35g + 7 aplicadores de 5g descartáveis.

TRAVOGYN – Indicações

TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) é indicado no tratamento de vulvovaginites (infecções e inflamações da vulva e da vagina) causadas por Cândida, Trichomonas e Gardnerella isoladas ou mistas.

Contra indicações de TRAVOGYN

Não use TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) se você tem hipersensibilidade ao tioconazol, ao tinidazol, a outros imidazóis, a qualquer agente antimicrobiano derivado do 5-nitroimidazol ou a qualquer componente da fórmula.
Não utilize TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) se você estiver no primeiro trimestre de gravidez ou amamentando logo após o parto (vide “Advertências”).
Não utilize TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) se você já teve ou tem discrasias sanguíneas (alterações dos componentes celulares do sangue), porque como outros fármacos de estrutura semelhante, o tinidazol é contraindicado nessa condição.
Também não utilize TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) se você tem distúrbios neurológicos orgânicos.

Advertências

Recomenda-se não tomar bebidas alcoólicas durante e após 72 horas do término do tratamento com TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol), pois podem aparecer reações como cólicas abdominais, rubor e vômito. Não use absorvente durante o tratamento com TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol), a menos que seja inevitável. Neste caso use absorventes externos e não internos.
Use apenas roupas íntimas limpas. Evite utilizar roupas íntimas de tecido sintético (como nylon), prefira as de algodão. Utilizar medidas higiênicas para controlar as fontes de infecção ou de reinfecção.
Lave as suas mãos com sabonete e água antes e após usar o medicamento.
O efeito de TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) na habilidade de dirigir e operar máquinas não foi avaliado. Não há evidências sugerindo que este medicamento possa afetar essas habilidades.
TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) deve ser aplicado apenas por via intravaginal, ou seja, usado exclusivamente dentro da vagina.

Uso durante a gravidez e lactação
Não utilize TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) se você estiver no primeiro trimestre de gravidez ou amamentando logo após o parto. O uso de TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) durante o primeiro trimestre de gravidez é contraindicado. O uso durante o segundo e terceiro trimestre de gravidez requer a avaliação do seu médico. Ele vai comparar o potencial benefício e os possíveis riscos para você e para o feto.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica.
O tinidazol é excretado no leite materno e pode estar presente por mais de 72 horas após a administração. Não utilize TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) durante a amamentação sem orientação médica, pois as mulheres não devem amamentar durante e, por pelo menos, três dias após ter descontinuado o tratamento. Avise ao seu médico se você estiver amamentando ou vai iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Precauções
Vide “Advertências”.

Interações medicamentosas de TRAVOGYN

Não tome bebidas alcoólicas enquanto estiver usando TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol), pois você pode sentir cólicas abdominais, rubor e vômito (vide “Advertências”).
Evite utilizar medicamentos anticoagulantes orais durante o tratamento com TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol), pois os anticoagulantes podem ter seus efeitos aumentados. Caso seja necessária a administração concomitante, você deve fazer exames para avaliar o tempo de protrombina (um fator que atua na coagulação do sangue) e podem ser necessários ajustes na dose de anticoagulantes.

Reações adversas / efeitos colaterais de TRAVOGYN

TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) é bem tolerado no local de aplicação.
Reações no local de Inserção/Aplicação: reações alérgicas locais, edema (inchaço), edema genital, eritema (vermelhidão), sensação de queimação local, irritação local, dor, prurido (coceira), prurido genital, rash eritematoso.
Geral: edema (inchaço) dos membros inferiores.
Reprodutivo (feminino): sangramento vaginal, distúrbios vaginais (incluindo dor, vermelhidão e corrimento vaginal), queimação vulvovaginal e dor vulvar.
Sistema urinário: queimação (ardência) urinária.
Podem ocorrer efeitos colaterais gastrintestinais, distúrbios neurológicos e leucopenia transitória (diminuição temporária dos glóbulos brancos do sangue) quando TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) sofrer absorção sistêmica (quando for absorvido pelo corpo, caindo na circulação sanguínea). Outros efeitos adversos observados raramente, associados à absorção sistêmica de tioconazol, foram: dor de cabeça, cansaço, língua pilosa (hipertrofia das papilas da língua), urina escura e reações de hipersensibilidade (alergia) na forma de erupção cutânea, prurido (coceira), urticária e edema angioneurótico (inchaço não-inflamatório da pele, mucosas, vísceras e cérebro, de início súbito e com duração de horas a dias, acompanhado de outros sintomas como por exemplo, febre).

TRAVOGYN – Posologia

Aplique o conteúdo de 1 aplicador cheio (aproximadamente 5g de creme), por via intravaginal, 1 vez à noite ao se deitar, durante 7 dias ou, como alternativa, 2 vezes ao dia, durante 3 dias.
TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) deve ser aplicado profundamente na vagina, de preferência fora do período menstrual. Porém, não descontinue a medicação no caso do seu período menstrual iniciar durante o tratamento. Use absorventes externos e não internos.
Para que a infecção seja completamente curada, é muito importante que você utilize o medicamento durante todo o tempo de tratamento, mesmo que os sintomas comecem a melhorar após algumas aplicações. Se você parar de usar o medicamento antes do tempo recomendado, os sintomas poderão retornar.

Uso em idosas: não há nenhuma restrição específica para pacientes idosas. As mesmas orientações dadas às adultas jovens devem ser seguidas para as pacientes idosas.

Uso em crianças: o medicamento não é indicado para crianças.

Instruções no esquecimento da dose
Caso você esqueça de usar TRAVOGYN (tioconazol + tinidazol) no horário estabelecido pelo seu médico, use-oassim que lembrar. Entretanto, se já estiver perto do horário de usar a próxima dose, pule a dose esquecida e use a próxima, continuando normalmente o esquema de doses recomendado pelo seu médico. Neste caso, não use o medicamento em dobro para compensar doses esquecidas.
O esquecimento de dose pode comprometer a eficácia do tratamento.

SIGA A ORIENTAÇÃO DO SEU MÉDICO, RESPEITANDO SEMPRE OS HORÁRIOS, AS DOSES E A DURAÇÃO DO TRATAMENTO.
NÃO INTERROMPA O TRATAMENTO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO.
NÃO USE O MEDICAMENTO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO. ANTES DE USAR, OBSERVE O ASPECTO DO MEDICAMENTO.

Super dosagem

Caso ocorra superdose do medicamento, procure auxílio médico imediatamente.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conserve o medicamento em temperatura ambiente (entre 15° e 30ºC), protegido da luz e umidade. Manter a bisnaga devidamente tampada após o uso do medicamento.
O prazo de validade está indicado na embalagem externa.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Dizeres legais

N° DO LOTE, DATA DE FABRICAÇÃO E PRAZO DE VALIDADE: VIDE CARTUCHO M.S. 1.1861.0061 • Farm. Resp.: Dra. Amanda Públio da Silva • CRF-SP nº 37152 Ativus Farmacêutica Ltda.
Rua Fonte Mécia, 2.050 • Caixa Postal 489 • CEP 13273.900 • Valinhos/SP
SAC • 0800 771 2010 • http://www.ativus.com.br • CNPJ nº 64.088.172/0001-41 • Indústria Brasileira Cód. 13.004 • rev. 9.10 (C)

TRAVOGYN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

16/01/2018