Trifedrin

TRIFEDRIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de TRIFEDRIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com TRIFEDRIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

fqm

Apresentação TRIFEDRIN

TRIFEDRIN é apres. em emb. c/ 1 fr. c/ 100ml.

TRIFEDRIN – Indicações

TRIFEDRIN Xarope Infantil é indicado para o alívio sintomático da tosse em crianças, nas seguintes condições: resfriados comuns, bronquite aguda e crônica, asma alérgica, bronquiolite, crupe e traqueobronquite.

Contra indicações de TRIFEDRIN

TRIFEDRIN Xarope Infantil é contra-indicado para pacientes com conhecida hipersensibilidade à pseudoefedrina ou triprolidina ou a qualquer outro componente da fórmula. TRIFEDRIN Xarope Infantil é contra-indicado para pacientes portadores de hipertensão ou doença arterial coronariana grave. TRIFEDRIN Xarope Infantil é contra-indicado para pacientes que estejam tomando ou tenham tomado, nas duas semanas precedentes, inibidores da monoaminoxidase. O uso concomitante de pseudoefedrina e esse tipo de produto pode ocasionalmente causar elevação da pressão arterial. Sabe-se que a furazolidona, um agente antibacteriano, causa uma inibição relacionada à dose do inibidor da monoaminoxidase. Apesar de não haver relatos de crises hipertensivas causadas pela administração concomitante de TRIFEDRIN Xarope Infantil e furazolidona, essas drogas não devem ser tomadas ao mesmo tempo.

Advertências

TRIFEDRIN Xarope Infantil pode causar sonolência e comprometer o desempenho em testes de vigilância auditiva. Os pacientes não devem dirigir autos ou operar máquinas, até que sejam determinadas suas respostas ao medicamento. Embora não haja dados objetivos, os pacientes que usam TRIFEDRIN Xarope Infantil devem evitar o uso concomitante de álcool ou outros sedativos de ação central. Apesar da pseudoefedrina não ter virtualmente nenhum efeito pressórico em pacientes normotensos, TRIFEDRIN Xarope Infantil deve ser utilizado com cautela em pacientes que estejam tomando agentes anti-hipertensivos, antidepressivos tricíclicos ou outros agentes simpaticomiméticos, tais como descongestionantes, supressores de apetite e estimulantes psíquicos do tipo anfetamina. Os efeitos de uma dose única de TRIFEDRIN Xarope Infantil sobre a pressão arterial desses pacientes devem ser observados antes que se recomende tratamento repetido ou não supervisionado. Assim como outros agentes simpaticomiméticos, TRIFEDRIN Xarope Infantil deve ser usado com cuidado em pacientes com hipertensão, doença cardíaca, diabete, hipertiroidismo, pressão intra-ocular elevada ou hipertrofia prostática. Não foram realizados estudos com TRIFEDRIN Xarope Infantil em pacientes com disfunção hepática e/ou renal. Deve-se tomar cuidado quando houver a presença de insuficiência renal ou hepática grave. TRIFEDRIN Xarope Infantil não deve ser usado para tosse crônica ou persistente que ocorre em pacientes fumantes, asmáticos, com enfisema ou quando a tosse for acompanhada por secreções excessivas, a não ser que seja indicado pelo médico.

Interações medicamentosas de TRIFEDRIN

O uso concomitante de TRIFEDRIN Xarope Infantil com outros agentes simpaticomiméticos, tais como os descongestionantes, os antidepressivos tricíclicos, os supressores do apetite e os psico-estimulantes do tipo das anfetaminas, ou com os inibidores da monoaminoxidase que interferem no catabolismo das aminas simpaticomiméticas, pode ocasionalmente causar uma elevação na pressão arterial. Por causa da pseudoefedrina, TRIFEDRIN Xarope Infantil pode parcialmente reverter a ação hipotensiva de drogas que interferem na atividade simpática, incluindo-se o bretílio, a betanidina, a guanetidina, a debrisoquina, a metildopa e os alfa e betabloqueadores.

Reações adversas / efeitos colaterais de TRIFEDRIN

Pode ocorrer depressão ou excitação do sistema nervoso central, sendo que sonolência é o que se relata com maior freqüência. Distúrbios do sono e raramente alucinações, foram relatados. Ocasionalmente, relataram-se rashes cutâneos, com ou sem irritação, taquicardia e boca, nariz e garganta secos. Ocasionalmente, relatou-se retenção urinária em homens que tomavam pseudoefedrina; o aumento prostático pode ter sido um importante fator predisponente.

TRIFEDRIN – Posologia

Crianças de 2 – 5 anos de idade: 5 ml (1/2 copo medida) de xarope três ou quatro vezes ao dia. Crianças de 6 – 12 anos de idade: 10ml (1 copo medida) de xarope três ou quatro vezes ao dia. Crianças com menos de 2 anos de idade: administrar TRIFEDRIN somente sob orientação médica.

Super dosagem

Sintomas e Sinais: Os efeitos de toxicidade aguda de TRIFEDRIN Xarope Infantil podem incluir sonolência, letargia, tontura, ataxia, fraqueza, hipotonicidade, depressão respiratória, secura da pele e membranas mucosas, taquicardia, hipertensão, hiperpirexia, hiperatividade, irritabilidade, convulsões e dificuldade de micção. Tratamento: Devem-se tomar medidas necessárias para manter a respiração, dando-lhe suporte, e controlar as convulsões. A lavagem gástrica deve ser feita até 3 horas após a ingestão do produto, se for indicada. Pode ser necessária a cateterização da bexiga. Se desejar, a eliminação da pseudoefedrina pode ser acelerada por diurese ácida ou por diálise.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

TRIFEDRIN – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.