Valpakine

VALPAKINE com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VALPAKINE têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VALPAKINE devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

sanofi

Apresentação VALPAKINE

Drg. 200 ou 500mg cx. c/ 40 un. sol. gotas fr. c/ 40 ml (200 mg / ml)

VALPAKINE – Indicações

Informação não disponível para esta bula.

Contra indicações de VALPAKINE

VALPAKINE (valproato sódico) está contra-indicado nos casos de: Hepatite aguda, hepatite crônica, antecedente familiar de hepatite grave, especialmente medicamentosa. Hipersensibilidade ao valproato sódico. Sinais sugestivos: O diagnóstico precoce baseia-se principalmente na clínica. Particularmente convém considerar (especialmente nos pacientes que apresentam risco), dois tipos de manifestações que podem preceder à icterícia. Por um lado, sinais gerais não específicos, geralmente de aparecimento súbito, como astenia, anorexia, abatimento, sonolência acompanhada algumas vezes de vômitos repetidos e dores abdominais. Por outro lado, o reaparecimento das crises epilépticas. É recomendável informar ao paciente (ou à família, caso se trate de uma criança) que o aparecimento desse quadro deve motivar a consulta médica imediata. Esta incluirá além do exame clínico, a execução imediata de uma avaliação laboratorial da função hepática.

Advertências

Informação não disponível para esta bula.

Interações medicamentosas de VALPAKINE

Informação não disponível para esta bula.

Reações adversas / efeitos colaterais de VALPAKINE

– Hepatopatias e risco teratogênico: Ver precauções de uso. – Estados confusionais ou convulsivos: alguns casos de estupor, isolados ou associados ao recrudescimento das crises, foram observados com o valproato sódico, desaparecendo com a interrupção do tratamento ou diminuição das doses. Esses quadros ocorrem mais frequentemente durante a politerapia (fenobarbital em particular) ou aumentos bruscos das doses de valproato sódico. – Determinados pacientes podem apresentar, no início do tratamento, distúrbios digestivos (náuseas, gastralgia) que desaparecem em geral em alguns dias, mesmo sem a interrupção do tratamento. – Efeitos colaterais passageiros e/ou dose-dependentes foram comunicados: alopécia, tremores finos de atitude, hiperamoniemia habitualmente sem modificações das provas funcionais hepáticas e trombocitopenia. – VALPAKINE, inibe a segunda fase da agregação plaquetária, podendo causar prolongamento do tempo de sangramento, diminuição dos níveis de fibrinogênio e raramente trombopenia, geralmente sem sinais clínicos, principalmente com doses elevadas. A contagem das plaquetas é aconselhável antes de iniciar o tratamento, antes de intervenções cirúrgicas ou nos casos de hematomas ou sangramentos espontâneos. Raramente foram observados casos de anemia ou de leucopenia. – Ganho ponderal, amenorréia ou irregularidades menstruais foram descritos.

VALPAKINE – Posologia

Via oral: posologia média em 24 horas a ser administrada em 2 ou 3 tomadas, de preferência durante as refeições, – Lactentes e crianças de tenra idade: 30 mg/kg . Utilizar a solução oral. A dose deve ser calculada em mg ou em mL, jamais em gotas. A solução deverá ser diluída em água ou suco de fruta não gasosos. – Crianças: 30 mg/kg. Utilizar os comprimidos de 200 mg. – Adolescentes e adultos: 20 a 30 mg/kg. Utilizar os comprimidos de 500 mg.

Super dosagem

Informação não disponível para esta bula.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

VALPAKINE – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Informação não disponível para esta bula.