Vita-ped

VITA-PED com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de VITA-PED têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com VITA-PED devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bébia

Apresentação VITA-PED

Solução oral: embalagem contendo frasco de 120 mL + dosador.

VITA-PED – Indicações

VITA JR é um suplemento vitamínico que age como auxiliar nas anemias carenciais; é indicado para períodos de crescimento acelerado, para recém-nascidos, lactentes e crianças em fase de crescimento. VITA JR também é indicado para prevenção do raquitismo e como auxiliar no sistema imunológico.

Contra indicações de VITA-PED

VITA JR não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade aos componentes da fórmula. Também não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipervitaminose A e/ou D ou hipercalemia.

Advertências

Gerais
A relação risco/benefício deve ser avaliada nas seguintes situações clínicas: hemofilia (o pantenol pode prolongar o tempo de hemorragia); cálculos renais (a vitamina C pode precipitar oxalatos); na anemia perniciosa (o ácido fólico corrige o quadro hematológico, mas os problemas neurológicos podem progredir).
Este medicamento deve ser usado com cautela em casos de hemofilia, cálculos renais e anemia perniciosa.

Atenção: Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser usado com cautela em portadores de Diabetes.

Gravidez e lactação
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “6. Como devo usar este medicamento?”.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião-dentista.

Uso em crianças e idosos
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “6. Como devo usar este medicamento?”.

Interações medicamentosas de VITA-PED

-Derivados da cumarina: juntamente com grandes doses de vitamina A e E, podem dar resposta hipoprotrombínica.
-Antiácidos, colestiramina, óleo mineral, neomicina e sucralfato: podem diminuir a absorção das vitaminas A, D e E.
-Barbitúricos e derivados de hidantoína: podem reduzir o efeito da vitamina D3, assim como podem ter seus efeitos diminuídos pelo ácido fólico.

Interferências em exames laboratoriais
Podem ocorrer alterações nas concentrações séricas da bilirrubina, pH da urina, ácido úrico, nitrogênio ureico do sangue, cálcio, colesterol, triglicerídeos, eritrócitos e leucócitos.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Não há restrições específicas quanto à ingestão com alimentos e bebidas.

Reações adversas / efeitos colaterais de VITA-PED

Raros são os relatos de prurido e rash cutâneo. Ingestão excessiva e prolongada de VITA JR pode dar lugar a reações que se manifestam por irritação na mucosa da boca, diarreia, náusea, vômitos, dor de cabeça, mal-estar, confusão ou excitação, descamação da pele, sede, visão turva e perda de apetite.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

VITA-PED – Posologia

Posologia
Utilizando-se como referência a tabela de “Ingestão Diária Recomendada – IDR” de vitaminas, segue a posologia recomendada:

Crianças entre:
6 meses a 1 ano 1 a 3 anos 4 a 6 anos 7 a 10 anos 11 a 14 anos
1 mL/dia 1,5 mL/dia 2 mL/dia 2,5 mL/dia 3 mL/dia



As doses recomendadas podem ser administradas juntamente com sucos e leite, em uma única tomada por dia ou divididas em duas tomadas por dia, preferencialmente junto às refeições.

Instruções para uso do dosador
1.Retirar a tampa do VITA JR e acoplar o adaptador na boca do frasco.
2.Retirar a tampa da seringa dosadora.
3.Colocar a seringa dosadora no adaptador.
4.Virar o frasco para baixo e aspirar a quantidade de VITA JR prescrita pelo médico.
5.Retirar a seringa dosadora contendo VITA JR e esvaziá-la lentamente na boca do paciente que deve estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás.
6.Tampar o frasco de VITA JR sem retirar o adaptador.
7.Lavar a seringa dosadora com água corrente e em seguida colocar a tampa de proteção. Guardar a seringa dosadora junto com o frasco dentro da embalagem

Super dosagem

Doses excessivas e por tempo prolongado podem provocar alguns dos sintomas indicados no item “8. Reações adversas”. Nestes casos, deve-se suspender a medicação e procurar um médico para tratamento sintomatológico, se for o caso.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

A vitamina A previne, retarda e preserva o crescimento e a integridade do tecido epitelial, assim como é essencial para o bom funcionamento da retina (adaptação da visão ao escuro), o crescimento dos ossos, função testicular e ovariana, desenvolvimento do embrião e como cofator para as reações bioquímicas no organismo.
A vitamina B1 se combina com o ATP (adenosina trifosfato) formando uma coenzima (carboxilase) que é necessária para o metabolismo dos carboidratos.
A vitamina B2 é convertida em duas coenzimas que são necessárias para a respiração tissular. É importante para a ativação da vitamina B6, estando envolvida na manutenção da integridade dos eritrócitos.
A vitamina B6 é convertida em coenzima (fosfato de piridoxal) que atua em inúmeros processos metabólicos que envolvem o uso de proteínas, carboidratos e lipídeos. A vitamina B6 está envolvida também na conversão do triptofano em ácido nicotínico ou em serotonina.
A vitamina C é necessária para a formação do colágeno e reparação dos tecidos corporais, estando envolvida em várias reações de oxirredução. Também intervém no metabolismo de fenilalanina, tirosina, ácido fólico e do ferro, na utilização dos carboidratos, na síntese de lipídeos e proteínas e na conservação da integridade dos vasos sanguíneos.
A vitamina D3 é essencial para favorecer a absorção e utilização do cálcio, fósforo e para a calcificação normal dos ossos. Juntamente com o hormônio paratireoideano e a calcitonina, regula as concentrações séricas de cálcio, aumentando as concentrações de cálcio e fósforo no sangue conforme seja necessário.
A nicotinamida é um componente de duas coenzimas, o NAD e o NADP, que são necessárias para o metabolismo lipídico, a respiração tissular e a glucogenólise.
O pantenol é um precursor da coenzima A, sendo necessário para várias funções metabólicas incluindo o metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídeos. O pantenol também é necessário para a função epitelial normal.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C); proteger da luz. O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.
Aspecto físico: líquido xaroposo, amarelo alaranjado, odor e sabor laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

Registro MS – 1.0497.1188
UNIÃO QUÍMICA FARMACÊUTICA NACIONAL S/A
Rua Cel. Luiz Tenório de Brito, 90
Embu-Guaçu – SP – CEP: 06900-000
CNPJ: 60.665.981/0001-18
Indústria Brasileira
Farm. Resp.: Florentino de Jesus Krencas
CRF-SP: 49136

Fabricado na unidade fabril:
Trecho 1, conjunto 11, lote 6/12
Polo de Desenvolvimento JK.
Brasília – DF – CEP: 72549-555
CNPJ 60.665.981/0007-03
Indústria Brasileira

VITA-PED – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
VITA JR é um suplemento vitamínico que age como auxiliar nas anemias carenciais (carência de elementos essenciais para produção de hemácias); é indicado para períodos de crescimento acelerado, para recém-nascidos, lactentes (crianças que ainda estão amamentando) e crianças em fase de crescimento. VITA JR também é indicado para prevenção do raquitismo (doença em que há deficiência do desenvolvimento da criança) e como auxiliar no sistema imunológico (sistema de defesa do organismo).

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
VITA JR é um polivitamínico utilizado nos estados carenciais originados de doenças agudas ou crônicas (de curta ou longa duração, respectivamente), bem como para assegurar o crescimento e desenvolvimento normal da criança.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
VITA JR não deve ser utilizado por pacientes com hipersensibilidade (alergia) aos componentes da fórmula. Também não deve ser utilizado por pacientes que apresentam hipervitaminose A e/ou D (excesso de vitamina A e/ou D) ou hipercalemia (excesso de potássio).

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Gerais
A relação risco/benefício deve ser avaliada nas seguintes situações clínicas: hemofilia (o pantenol pode prolongar o tempo de hemorragia); cálculos renais (a vitamina C pode precipitar oxalatos); na anemia perniciosa (o ácido fólico corrige o quadro hematológico, mas os problemas neurológicos podem progredir).
Este medicamento deve ser usado com cautela em casos de hemofilia (distúrbio da coagulação do sangue), cálculos renais (pedras nos rins) e anemia perniciosa (anemia causada pela falta de vitamina B12).

Atenção diabéticos: contém açúcar.

Gravidez e lactação
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “6. Como devo usar este medicamento?”. Informe seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término. Informe ao médico se está amamentando.

Este medicamento pode ser utilizado durante a gravidez desde que sob prescrição médica ou do cirurgião- dentista.
Uso em crianças e idosos
Não foram relatados problemas em humanos de diferentes faixas etárias com a “Ingestão Diária Recomendada – IDR”, conforme descrito no item “6. Como devo usar este medicamento?”.

Interações medicamentosas
-Derivados da cumarina: juntamente com grandes doses de vitamina A e E, podem dar resposta hipoprotrombínica (redução de um fator responsável pela coagulação sanguínea).
-Antiácidos, colestiramina, óleo mineral, neomicina e sucralfato: podem diminuir a absorção das vitaminas A, D e E.
-Barbitúricos e derivados de hidantoína: podem reduzir o efeito da vitamina D3, assim como podem ter seus efeitos diminuídos pelo ácido fólico.

Interferências em exames laboratoriais
Podem ocorrer alterações nas concentrações séricas da bilirrubina, pH da urina, ácido úrico, nitrogênio ureico do sangue, cálcio, colesterol, triglicerídeos, eritrócitos e leucócitos.

Ingestão concomitante com outras substâncias
Não há restrições específicas quanto à ingestão com alimentos e bebidas.

Informe seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Manter o produto em sua embalagem original e conservar em temperatura ambiente (entre 15° e 30°C); proteger da luz.
O prazo de validade é de 18 meses a partir da data de fabricação (vide cartucho).

Número de lote e datas de fabricação e validade: vide embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

Aspecto físico: líquido xaroposo, amarelo alaranjado, odor e sabor de laranja.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Posologia
Utilizando-se como referência a tabela de “Ingestão Diária Recomendada – IDR” de vitaminas, segue a posologia recomendada:

Crianças entre:
6 meses a 1 ano 1 a 3 anos 4 a 6 anos 7 a 10 anos 11 a 14 anos
1 mL/dia 1,5 mL/dia 2 mL/dia 2,5 mL/dia 3 mL/dia



As doses recomendadas podem ser administradas juntamente com sucos e leite, em uma única tomada por dia ou divididas em duas tomadas por dia, preferencialmente junto às refeições.

Instruções para uso do dosador
1.Retirar a tampa do VITA JR e acoplar o adaptador na boca do frasco.
2.Retirar a tampa da seringa dosadora.
3.Colocar a seringa dosadora no adaptador.
4.Virar o frasco para baixo e aspirar a quantidade de VITA JR prescrita pelo médico.
5.Retirar a seringa dosadora contendo VITA JR e esvaziá-la lentamente na boca do paciente que deve estar com a cabeça ligeiramente inclinada para trás.
6.Tampar o frasco de VITA JR sem retirar o adaptador.
7.Lavar a seringa dosadora com água corrente e em seguida colocar a tampa de proteção. Guardar a seringa dosadora junto com o frasco dentro da embalagem.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Se você esquecer-se de tomar uma dose, tome tão logo você se lembre. Se estiver quase na hora da dose seguinte, pule a dose que você perdeu e volte a tomar no seu horário habitual. Nunca tome duas doses ao mesmo tempo.

Em caso de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
Informe seu médico o aparecimento de reações desagradáveis, como: reações do tipo alérgicas (coceira e vermelhidão na pele), náusea, dor de cabeça e mal-estar geral.

Informe seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
Doses excessivas e por tempo prolongado podem provocar alguns dos sintomas indicados no item “8. Quais os males que este medicamento pode me causar?”. Nestes casos, deve-se suspender a medicação e procurar um médico para tratamento sintomatológico, se for o caso.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

SIGA CORRETAMENTE O MODO DE USAR, NÃO DESAPARECENDO OS SINTOMAS PROCURE ORIENTAÇÃO MÉDICA.

Data da bula

01/12/2017