Zirvit plus

ZIRVIT PLUS com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ZIRVIT PLUS têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ZIRVIT PLUS devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ativus

Apresentação ZIRVIT PLUS

Comprimido Revestido: caixa com 30 comprimidos revestidos.

ZIRVIT PLUS – Indicações

Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico e mineral em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas / convalescença (para os casos que o paciente necessite de suplementação) e como antioxidante.

Contra indicações de ZIRVIT PLUS

Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com histórico de hipersensibilidade a qualquer componente desta formulação.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C.

Advertências

Devido à composição de vitaminas e minerais presente no Zirvit Plus, sua administração é recomendada somente nos casos indicados.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

De acordo com a categoria de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas, este medicamento apresenta categoria de risco C.

Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

Interações medicamentosas de ZIRVIT PLUS

Até o momento são desconhecidas interações entre Zirvit Plus e outros medicamentos e interações entre os componentes da fórmula e outras substâncias.

Reações adversas / efeitos colaterais de ZIRVIT PLUS

As reações desagradáveis decorrentes do uso deste medicamento, como fadiga, mialgia, cefaléia, perda de peso e sintomas neurológicos, foram provocados somente com a administração de altas doses deste medicamento. Entretanto, tais sintomas desaparecem com a suspensão da medicação.

Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária- NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/hotsite/notivisa/index.htm, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.

ZIRVIT PLUS – Posologia

Ingerir 1 comprimido revestido ao dia, preferencialmente junto a uma refeição.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

Super dosagem

A ingestão de dosagens elevadas de deste medicamento pode provocar efeitos irritantes no tubo digestivo pela presença dos oligoelementos. Neste caso, é conveniente promover o esvaziamento gástrico.

Em caso de intoxicação ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Caracteristicas farmalogicas

Betacaroteno (pró-vitamina A): O betacaroteno é um carotenóide precursor da vitamina A. Apresenta pape l importante na eliminação de radicais livres. Tem a capacidade de eliminar os radicais livres em excesso no organismo e prevenir sua formação. É conhecido por pró-vitamina A porque uma molécula de betacaroteno pode ser dividida em duas moléculas de vitamina A. Se a quantidade de vitamina A é suficiente, o betacaroteno é armazenado até que seja solicitado pelo organismo. Ao contrário da vitamina A, que em excesso pode ser prejudicial à s aúde, o betacaroteno não provoca toxicidade, pois sua conversão é regulada pela presença de vitamina A já existente.
Alfa-tocoferol (vitamina E): Importante antioxidante lipossolúvel responsável pela proteção das membranas celulares impedindo a peroxidação lipídica. A principal função da vitamina E (alfa-tocoferol) é proteger os tecidos do organismo contra lesões (peroxidação) que surgem de muitos processos metabólicos normais. Especificamente, a vitamina E protege as membranas normais, protege as membranas contendo gordura, tais como as encontradas nos nervos, músculos e sistema cardiovascular. Ela ajuda a prolongar a vida das células vermelhas (hemácias),como também ajuda o organismo a utilizar completamente a vitamina A.
Ácido ascórbico (vitamina C): O ácido ascórbico tem como função a ação antioxidante. A facilidade com que o ácido ascórbico se distribui pelos tecidos, devido a sua solubilidade plasmática, torna-o um agente imprescindível em um produto com indicações antioxidantes. Apresenta, também, a função de auxiliar a vitamina E na sua ação antioxidante, prolongando o seu tempo de vida útil no organismo. A vitamina C (ácido ascórbico) é necessária para a produção de colágeno, o “cimento” intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagem. Ela também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e ajuda a absorver ferro.
Zinco: O zinco é necessário para a divisão celular e a síntese e degradação de carboidratos, lipídios e proteínas. É essencial para o crescimento e desenvolvimento e para a função neurológica. Impede a formação excessiva de radicais livres no organismo. Selênio: A forma complexada permite a sua penetração nas células mucosas do duodeno sem sofrer ionização na luz intestinal.
Uma vez alcançada a circulação, se distribui por todos os líquidos orgânicos e vai atuar como cofator da enzima antioxidante glutationa-peroxidase. Também exerce funções relacionadas a ação antioxidante da vitamina E.
Cobre: Em concentrações adequadas, sua ação antioxidante é extremamente importante para o organismo por ser cofator de enzimas naturais que promovem a neutralização dos radicais livres. Destas enzimas, as mais importantes são a citrocromo-oxidase, a superóxido dismutase e os sistemas de oxidases.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade. O prazo de validade deste medicamento é de 24 meses a partir da data de fabricação.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamentos com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O medicamento é um comprimido vermelho escuro e odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.
Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

Dizeres legais

M.S. nº 1.1861.0063
Farm. Resp.: Dra. Lucineia Nascimento N. de S. Machado CRF-SP nº 31.274

Registrado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua: Emílio Mallet nº 317 – Sala 1005 – CEP: 03320- 000 – Tatuapé-SP
CNPJ: 64.088.172/0001-41

Fabricado por: Ativus Farmacêutica Ltda
Rua: Fonte Mécia nº 2.050 – CEP: 13270-000 – Caixa Postal 489 – Valinhos-SP
CNPJ: 64.088.172/0003-03 – Indústria Brasileira

Comercializado por: Arese Pharma Distr. de Med. Ltda-ME.
Rua José Leal Fontoura, 332 – Sala 1 – Centro – CEP : 83414-190 – Colombo-PR
CNPJ: 14.812.380/0001-73 – SAC: 0800 770 79 70

ZIRVIT PLUS – Bula para o paciente

1. PARA QUE ESTE MEDICAMENTO É INDICADO?
Este medicamento é indicado como suplemento vitamínico e mineral em dietas restritivas e inadequadas, em doenças crônicas / convalescença (para os casos que o paciente necessite de suplementação) e como antioxidante.

2. COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Zirvit Plus é um medicamento composto por algumas vitaminas e minerais, que atuam no organismo de forma a complementar as dietas restritivas e inadequadas e para pessoas que estão no período da convalescença (para os casos em que o paciente necessita de suplementação). Este medicamento atua também como antioxidante.

3. QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado por pacientes com histórico de alergia a qualquer componente da formulação.

Este medicamento é contraindicado para menores de 12 anos.
Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião dentista.

4. O QUE DEVO SABER ANTES DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Devido à composição de vitaminas e minerais presente no Zirvit Plus, recomenda-se sua administração somente nos casos indicados.
Até o momento são desconhecidos casos de interações medicamentosas entre os componentes da fórmula de Zirvit Plus (zinco + ASSOCIAÇÃO) e outras substâncias.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento. Atenção: Este medicamento contém corante que pode, eventualmente, causar reações alérgicas.

5. ONDE, COMO E POR QUANTO TEMPO POSSO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Conservar o medicamento em sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30ºC). Proteger da luz e umidade.

Número de lote e datas de fabricação e validade: vi de embalagem.
Não use medicamento com o prazo de validade vencido. Guarde-o em sua embalagem original.

O medicamento é um comprimido de coloração vermelho escuro e odor característico.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento. Caso ele esteja no prazo de validade e você observe alguma mudança no aspecto, consulte o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças.

6. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Ingerir 1 (um) comprimido revestido ao dia, preferencialmente junto a uma refeição. Este medicamento deve ser ingerido junto com alimentos.

Siga corretamente o modo de usar. Em caso de dúvidas sobre este medicamento, procure orientação do farmacêutico. Não desaparecendo os sintomas, procure orientação de seu médico ou cirurgião-dentista.

Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.

7. O QUE DEVO FAZER QUANDO EU ME ESQUECER DE USAR ESTE MEDICAMENTO?
Caso haja esquecimento da ingestão de uma dose deste medicamento, retome a posologia prescrita sem a necessidade de suplementação.

Em casos de dúvidas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico, ou cirurgião-dentista.

8. QUAIS OS MALES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE ME CAUSAR?
As reações desagradáveis decorrentes do uso deste medicamento, como fadiga, dor muscular, dor de cabeça, perda de pelos e sintomas neurológicos, foram provocadas somente com a administração de altas doses deste medicamento. Entretanto, tais sintomas desaparecem com a interrupção da medicação.

Informe ao seu médico, cirurgião-dentista ou farmacêutico o aparecimento de reações indesejáveis pelo uso do medicamento. Informe também à empresa através do seu serviço de atendimento.

9. O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA QUANTIDADE MAIOR DO QUE A INDICADA DESTE MEDICAMENTO?
A ingestão de dosagens elevadas deste medicamento p ode provocar efeitos irritantes no tubo digestivo pela presença dos oligoelementos. Caso alguém usar uma grande quantidade deste medicamento suspender o uso e procurar orientação médica.

Em caso de uso de grande quantidade deste medicamento, procure rapidamente socorro médico e leve a embalagem ou bula do medicamento, se possível. Ligue para 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.

Data da bula

12/12/2016