Oncovin

ONCOVIN com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de ONCOVIN têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com ONCOVIN devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

ANTIBIÓTICOS DO BRASIL

Apresentação ONCOVIN

USO EXCLUSIVO POR VIA INTRAVENOSA DIRETA
Pó para Solução Injetável
Oncovin® 1mg – Cada frasco contém 1 mg de sulfato de vincristina. Embalagem com 1
frasco-ampola + 1 ampola-diluente com 10 mL de Solução Bacteriostática.
Excipiente: 9 mg de lactose monoidratada.
Aparência: Pó branco a branco-amarelado na forma de pastilha liofilizada.

ONCOVIN – Indicações

Leucemia linfocítica aguda; neuroblastoma; tumor de Wilms; câncer de mama; câncer de pulmão de pequenas células; câncer epitelial de ovário; câncer cervical; câncer colorretal; linfomas de Hodgkin; linfomas não-Hodgkin; rabdomiossarcoma; sarcoma de Ewing; osteossarcoma; melanoma maligno; tumor de célula germinativa de ovário; micose fungóide; púrpura trombocitopênica idiopática; sarcoma de Kaposi associado à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).

Contra indicações de ONCOVIN

O sulfato de vincristina é contra-indicado para pacientes com a forma desmielinizante da síndrome de Charcot-Marie-Tooth. Condições que necessitam de uma avaliação entre risco e benefício são mencionadas em ADVERTÊNCIAS e PRECAUÇÕES.

Advertências

A administração intratecal de Oncovin® (sulfato de vincristina) geralmente resulta em morte. Se ocorrer administração intratecal acidental, deve-se fazer intervenção neurocirúrgica imediata para prevenir paralisia ascendente que leva à morte. Em pequeno número de pacientes, paralisia com risco de vida, e morte subseqüente foram evitadas, mas resultaram em seqüelas neurológicas devastadoras, com recuperação limitada posteriormente. Se este medicamento for administrado erroneamente através da via intratecal, o tratamento a seguir deve ser feito imediatamente:
1) Remover o máximo possível do líquido cefalorraquiano, de forma segura, através de punção lombar.
2) Inserção de um cateter epidural no espaço sub-aracnóide, via espaço intervertebral acima da punção lombar, e irrigação do líquido cefalorraquiano com Solução de Ringer Lactato. Se possível, adicionar 25 mL de plasma fresco congelado a cada litro de Solução de Ringer Lactato.
3) Inserção de um dreno intraventricular, ou cateter, por neurocirurgião e continuação da irrigação do líquido cefalorraquiano com fluído removido da punção lombar, conectado a um sistema fechado de drenagem. A Solução de Ringer Lactato deve ser administrada através de infusão contínua a 150 mL/h ou a 75 mL/h quando o plasma fresco congelado for adicionado como acima mencionado. A taxa de infusão deve ser ajustada para manter o nível de proteína no líquido cefalorraquidiano em 150 mg/dL. As seguintes medidas têm sido usadas em adição, mas podem não ser essenciais:
Administração de 10 g de ácido glutâmico, via intravenosa, por 24 horas, seguidos por 500 mg, três vezes ao dia, via oral, por um mês;
Administração de 100 mg de ácido folínico por via intravenosa direta, seguido de infusão intravenosa a 25 mg/h por 24 horas e depois administrar doses de 25 mg, via intravenosa direta, a cada 6 horas por uma semana;
Administração de 50 mg de piridoxina (vitamina B6) a cada 8 horas, por infusão intravenosa por 30 minutos. A utilidade dessas medidas na redução da neurotoxicidade não é clara.

Interações medicamentosas de ONCOVIN

Este medicamento interage com os seguintes medicamentos e/ou pode: Aumentar as taxas de ácido úrico, sendo necessário ajuste de doses de: alopurinol, colchicina, probenecida e sulfimpirazona; Diminuir a ação de digoxina e a resposta à vacina de vírus mortos;
Ter efeitos aditivos depressores da medula óssea com: outros depressores da medula óssea, terapia radioativa;
Ter efeito neurotóxico aditivo com: L-asparaginase, outros medicamentos neurotóxicos, radioterapia da medula espinhal;
Sofrer ou provocar aumento das reações adversas com: doxorrubicina, mitomicina-C, vacinas de vírus vivos. Deve-se ter cautela com pacientes usando drogas conhecidamente inibidoras do citocromo P450, sub-família CYP 3A, ou pacientes com disfunção hepática. Administração concomitante de sulfato de vincristina com um inibidor desta via metabólica pode causar uma antecipação do início de ação ou um aumento da gravidade das reações adversas do agente antineoplásico (ver REAÇÕES ADVERSAS).
A administração concomitante de sulfato de vincristina e itraconazol causou início prematuro e/ou aumento da gravidade dos efeitos adversos neuromusculares (ver REAÇÕES ADVERSAS).
Presume-se que esta interação iniba o metabolismo da vincristina. A fenitoína, administrada simultaneamente com combinações quimioterápicas de antineoplásicos que incluem sulfato de vincristina, parece aumentar a freqüência e a intensidade de convulsões. O ajuste da dose pode ser necessário e deve ser baseado na monitoração do nível sanguíneo. A contribuição do sulfato de vincristina para essa interação com a fenitoína não é compreendida, mas pode estar relacionada a uma diminuição da absorção de fenitoína e a um aumento de sua metabolização e eliminação.

Reações adversas / efeitos colaterais de ONCOVIN

Antes de usar a droga, os pacientes e/ou seus familiares devem ser alertados quanto à possibilidade de sintomas indesejáveis. Em geral, reações adversas são reversíveis e relacionadas às doses. A reação adversa mais comum é a perda de cabelo e o efeito adverso mais grave são distúrbios neuromusculares. Leucopenia, dor neurítica e constipação podem ocorrer, mas normalmente são de curta duração (menos de 7 dias). Quando a dose é reduzida, essas reações podem diminuir ou desaparecer, e quando a droga é administrada em doses divididas, a gravidade parece aumentar. Outras reações adversas, como perda de cabelo, perda da sensibilidade, parestesia, dificuldade de andar, marcha insegura, perda dos reflexos tendinosos profundos e de massa muscular, podem persistir pelo menos enquanto durar a terapia. Disfunção sensorial generalizada pode se tornar mais grave com a continuação do tratamento. Embora muitos sintomas desapareçam por volta da sexta semana após a descontinuação do tratamento, algumas dificuldades neuromusculares podem permanecer por períodos prolongados. O crescimento do cabelo pode voltar a ocorrer durante a terapia de manutenção. As seguintes reações adversas foram relatadas:
Hipersensibilidade
– Raros casos de reações alérgicas, como anafilaxia, erupção e edema, relacionados a pacientes que receberam vincristina como parte da poliquimioterapia.
Gastrintestinais
– Constipação, cólicas abdominais, perda de peso, náuseas, vômitos, estomatite, diarréia, íleo paralítico, necrose ou perfuração intestinal e anorexia. Constipação pode tomar forma de bloqueio do colo ascendente e, em exame físico, o reto pode estar vazio. A dor da cólica abdominal com o reto vazio, pode confundir o médico. Uma radiografia simples do abdome é útil para demonstrar esta condição. Todos os casos responderam ao tratamento com laxativos e enemas. A profilaxia para a constipação é recomendada a todos os pacientes que fazem uso de Oncovin® (sulfato de vincristina). Íleo paralítico (simulando “abdome cirúrgico”), pode ocorrer, particularmente em pacientes pediátricos, e será revertido com a descontinuação do sulfato de vincristina e com tratamento sintomático. Gênito-urinárias
– Poliúria, disúria e retenção urinária devido à atonia da bexiga. Outras drogas conhecidas por causarem retenção urinária (particularmente em idosos) devem, se possível, serem descontinuadas nos primeiros dias após a administração de sulfato de vincristina. Cardiovasculares
– Hipertensão e hipotensão têm ocorrido. Quimioterapia que inclui o sulfato de vincristina, quando administrada a pacientes previamente tratados com radioterapia do mediastino, tem sido associada a doenças coronárias e infarto do miocárdio. A causalidade não foi estabelecida.
Neurológicas
– Freqüentemente, há uma seqüência para o desenvolvimento dos efeitos adversos neuromusculares. Inicialmente podem ser relatadas perda sensorial e parestesia. Com a continuação do tratamento podem ocorrer dor neurítica e dificuldades motoras. Não há relatos de qualquer agente que possa reverter as manifestações neurológicas que acompanham o uso de terapia com sulfato de vincristina. Com a administração contínua, tem sido relatados perda dos reflexos tendinosos profundos, pé caído, ataxia e paralisia. Podem ocorrer manifestações dos nervos cranianos, incluindo paresia isolada e/ou paralisia dos músculos controlados pelos nervos cranianos motores, na ausência de distúrbio motor. Músculos extra-oculares e laríngeos são os mais comumente envolvidos. Têm sido relatadas dores no maxilar, na faringe, nas glândulas parótidas, nos ossos, nas costas, nos membros inferiores e nos músculos, podendo ser graves. Convulsões, freqüentemente associadas à hipertensão, têm sido relatadas em poucos pacientes que receberam sulfato de vincristina. Alguns casos de convulsão seguida de coma foram reportados em crianças que utilizaram sulfato de vincristina. Foram reportados casos de cegueira cortical transitória e atrofia óptica com cegueira. Tratamento com alcalóides da vinca podem raramente resultar em danos vestibulares e de audição por agressão ao oitavo nervo craniano. Manifestações incluem surdez parcial ou total, que pode ser temporária ou permanente, e dificuldades no equilíbrio, incluindo tontura, nistagmo e vertigem. Deve-se ter cuidado especial ao combinar sulfato de vincristina a outros agentes conhecidos por sua ototoxicidade, como os oncolíticos contendo platina.
Pulmonares
– Dispnéia aguda e broncoespasmo grave foram mais freqüentes quando o sulfato de vincristina foi usado em combinação com a mitomicina-C (ver PRECAUÇÕES). Endócrinas
– Raras ocorrências de uma síndrome atribuída à secreção inadequada de hormônio antidiurético têm sido observadas em pacientes tratados com sulfato de vincristina. Esta síndrome é caracterizada por uma alta excreção de sódio na urina, na presença de hiponatremia, e na ausência de: doença renal ou adrenal, hipotensão, desidratação, azotemia e edema clínico. Com a restrição hídrica, ocorre melhora na hiponatremia e na perda renal de sódio.
Hematológicas
– Sulfato de vincristina não parece ter nenhum efeito significante nas plaquetas ou hemácias. Depressão grave da medula óssea não é o principal fator limitante de dose. Contudo, anemia, leucopenia e trombocitopenia foram reportados. Trombocitopenia, se presente no início de terapia com sulfato de vincristina, pode até mesmo melhorar antes do aparecimento de remissão medular.
Pele
– Alopecia e erupções.
Outras
– Febre e dor de cabeça.

ONCOVIN – Posologia

As doses usuais, via intravenosa direta, são: 0,01 a 0,03 mg por Kg de peso, como dose única a cada 7 dias; ou 0,4 a 1,4 mg/m² de superfície corporal, como dose única a cada 7 dias Adultos com bilirrubina acima de 3 mg/mL: as doses devem ter redução de 50%. CRIANÇAS
Crianças com peso acima de 10 Kg: 1,5 a 2 mg/m² superfície corporal, como dose única a cada 7 dias.
Crianças com 10 Kg ou menos: 0,05 mg por kg de peso, como dose única a cada 7 dias. Crianças com bilirrubina acima de 3 mg/mL: as doses devem ter redução de 50%.

Super dosagem

Os efeitos adversos seguidos ao uso de sulfato de vincristina estão relacionados à dose. Adultos podem apresentar sintomas graves após única dose de 3 mg/m2 de superfície corporal ou mais (ver REAÇÕES ADVERSAS).
Em crianças podem ocorrer sintomas graves após doses de 3 a 4 mg/m2 de superfície corporal. Ocorreram mortes devido à administração de doses de sulfato de vincristina 10 vezes maiores do que a recomendada em crianças menores de 13 anos. Como a eliminação do sulfato de vincristina é efetuada principalmente pela via hepática pode ocorrer aumento da gravidade dos efeitos adversos em pacientes com doença hepática grave, uma vez que há diminuição da excreção biliar. O tratamento de suporte deve incluir: 1) Prevenção das reações adversas que resultarem da síndrome de secreção aumentada do hormônio antidiurético (isso incluiria restrição do volume diário de líquido ingerido, e talvez a administração de um diurético atuante sobre a alça de Henle e o túbulo distal).
2) Administração de um anticonvulsivante.
3) Uso de enemas ou catárticos para prevenir íleo paralítico (em alguns casos, a decompressão do trato gastrintestinal pode ser necessária).
4) Monitoramento do sistema cardiovascular.
5) Determinação diária do hemograma para orientação em relação à necessidade de transfusão de sangue. Foi observado efeito protetor do ácido folínico em camundongos normais que foram submetidos a doses letais de sulfato de vincristina. Casos isolados reportados sugeriram que o ácido folínico pode ser útil para o tratamento em humanos que receberam superdosagem de sulfato de vincristina. São sugeridos 100 mg de ácido folínico, administrado por via intravenosa a cada 3 horas por 24 horas e depois a cada 6 horas, por pelo menos 48 horas. Teoricamente (com base nos dados farmacocinéticos), níveis teciduais de sulfato de vincristina são previstos de permanecerem altos por no mínimo 72 horas. Tratamento com ácido folínico não elimina a necessidade das medidas de suporte acima mencionadas.
Em casos de superdosagem, uma vez que apenas pequenas quantidades da droga aparecem no líquido dialisado, a hemodiálise não é útil. O aumento da excreção fecal de vincristina foi demonstrado em cães pré-tratados com colestiramina, porém não há dados clínicos publicados sobre o uso de colestiramina como antídoto humano. Não há dados clínicos publicados sobre as conseqüências da ingestão oral de vincristina. Se ocorrer ingestão oral pode ser administrado oralmente carvão ativado e catártico.

Caracteristicas farmalogicas

O mecanismo de ação do sulfato de vincristina permanece sob investigação e tem sido relacionado à inibição da formação de microtúbulos no fuso mitótico, resultando na parada da divisão celular durante a metáfase. Cerca de 15 a 30 minutos após a injeção, mais de 90% da droga são distribuídos do sangue ao tecido, onde permanecem localizados, mas não irreversivelmente ligados.
O sulfato de vincristina não penetra bem no líquido cefalorraquidiano, o que pode ser concluído a partir de relatos de aparecimento de leucemia no sistema nervoso central em pacientes tratados com sucesso com sulfato de vincristina. Estudos farmacocinéticos em pacientes com câncer demonstraram uma queda trifásica do nível sérico após rápida injeção intravenosa. A meia-vida inicial é de 5 minutos, a meia-vida média é de 2,3 horas e a meia-vida final é de 85 horas, sendo que a meia-vida final varia de 19 a 155 horas. Foi demonstrado que o metabolismo dos alcalóides da vinca é mediado por isoenzimas hepáticas do citocromo P450 na sub-família CYP 3A. Como a principal via de excreção é o sistema biliar, a metabolização deste medicamento pode estar prejudicada em pacientes com disfunção hepática ou que estejam tomando concomitantemente inibidores potentes dessas isoenzimas (ver PRECAUÇÕES).
Cerca de 80% de sulfato de vincristina são excretados nas fezes e de 10 a 20% são eliminados na urina. Os princípios quimioterápicos atuais para diversos tipos de câncer incluem a administração concomitante de diversos agentes antineoplásicos, melhorando o efeito terapêutico e evitando a toxicidade aditiva. O sulfato de vincristina geralmente é escolhido para a poliquimioterapia porque não provoca supressão significante da medula (em doses recomendadas) e devido a sua toxicidade clínica característica (neuropatia).

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Antes de aberto, este medicamento deve ser armazenado em geladeira (2 a 8ºC) e protegido da luz.

Dizeres legais

ANTIBIÓTICOS DO BRASIL LTDA.
Rod. Gal. Milton Tavares de Souza, SP- 332, Km 135 – Cosmópolis – SP
CNPJ 05.439.635/0001-03
Indústria Brasileira.
SAC 0800 7015456
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

ONCOVIN – Bula para o paciente

COMO ESTE MEDICAMENTO FUNCIONA?
Sulfato de vincristina é um medicamento denominado antineoplásico, usado em pacientes com câncer, que bloqueia a divisão das células.
QUAIS AS PRINCIPAIS INDICAÇÕES DESTE MEDICAMENTO?
Leucemia linfocítica aguda; neuroblastoma; tumor de Wilms; câncer de mama; câncer de pulmão de pequenas células; câncer epitelial de ovário; câncer cervical; câncer colorretal; linfomas de Hodgkin; linfomas não-Hodgkin; rabdomiossarcoma; sarcoma de Ewing; osteossarcoma; melanoma maligno; tumor de célula germinativa de ovário; micose fungóide; púrpura trombocitopênica idiopática; sarcoma de Kaposi associado à síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS).
QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento não deve ser utilizado em pacientes com a forma desmielinizante da síndrome de Charcot-MarieTooth. Condições que exigem avaliações dos Riscos e Benefícios: Baixa contagem de glóbulos brancos; herpes zoster; varicela; diminuição da função hepática; infecção; tratamento anterior com droga citotóxica ou radioterapia; histórico de gota ou de pedra nos rins; sensibilidade ao sulfato de vincristina.
“Não há contra-indicação relativa a faixas etárias”. “Informe ao médico o aparecimento de reações indesejáveis”. “Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde”. “Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica”. “Informe ao seu médico se você estiver fazendo uso de algum outro medicamento”. COMO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO?
Este medicamento é de uso injetável, exclusivamente por via intravenosa direta, e deve ser aplicado por serviços especializados sob monitoração do médico.
“Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento”. “Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico”. “Não use o medicamento com o prazo de validade vencido. Antes de usar observe o aspecto do medicamento”.
QUAIS AS EVENTUAIS REAÇÕES QUE ESTE MEDICAMENTO PODE CAUSAR?
As principais reações são: constipação grave, aumento ou diminuição da urina, dor ou dificuldade para urinar, aumento do ácido úrico, perda de cabelo, neurotoxicidade evidenciada por visão dupla, dificuldade de andar, dor de cabeça, dor na mandíbula, formigamento ou dor nos dedos, dor nos testículos e fraqueza. Outras reações menos freqüentes são: dor e vermelhidão no local da injeção (celulite), náusea, vômito, inchaço, perda de peso corporal e erupção na pele. Reações raras são: diminuição de plaquetas e de glóbulos brancos, inflamação na língua e síndrome atribuída à secreção inapropriada do hormônio antidiurético.
O QUE FAZER SE ALGUÉM USAR UMA GRANDE QUANTIDADE DESTE MEDICAMENTO DE UMA SÓ VEZ?
Procurar um hospital ou Centro de Controle de Intoxicação, para tratamento dos sintomas. ONDE E COMO DEVO GUARDAR ESTE MEDICAMENTO?
Oncovin® deve ser guardado na geladeira (2 a 8ºC) e protegido da luz.
“Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”.

Data da bula

19/12/2011