Aciclovir oftálmico

Aciclovir Oftálmico com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Aciclovir Oftálmico têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Aciclovir Oftálmico devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Aciclovir Oftálmico

Zovirax Pomada Oftálmica é apresentado em embalagens contendo uma bisnaga de 4,5g.

Aciclovir Oftálmico – Indicações

Zovirax Pomada Oftálmica é indicado para o tratamento da ceratite por herpes simples.

Contra indicações de Aciclovir Oftálmico

Zovirax Pomada Oftálmica é contra-indicado em pacientes com hipersensibilidade conhecida ao aciclovir ou valaciclovir.

Advertências

Os pacientes devem ser informados de que pode ocorrer leve sensação de picada transitória imediatamente após a aplicação do produto. Deve-se evitar o uso de lentes de contato durante o uso de Zovirax Pomada Oftálmica.

Interações medicamentosas de Aciclovir Oftálmico

Não foi identificada nenhuma interação clinicamente significativa.

Reações adversas / efeitos colaterais de Aciclovir Oftálmico

As categorias de freqüência associadas com os eventos adversos abaixo são estimadas. Muito comum > 1/10; Comum > 1/100 e < 1/10; Incomum > 1/1000 e < 1/100; Raro > 1/10000 e < 1/1000; Muito raro > 1/10000. Dados clínicos experimentais foram usados para atribuir categorias de freqüência às reações adversas observadas durante experimentações clínicas com o aciclovir. Quanto a natureza dos eventos adversos, não foi possível determinar realmente quais eventos estão relacionados à administração da droga e quais estão relacionados a doença. Os dados reportados foram baseados na freqüência dos eventos observados após comercialização. Distúrbios do sistema imune Muito raro: reações de hipersensibilidade imediata, incluindo angiodema. Distúrbios dos olhos Muito comum: ceratopatia superficial punctata. Esta condição não necessita descontinuação do tratamento e resolve-se sem seqüela aparente. Comum: sensação de picada no olho imediatamente após aplicação, conjuntivite. Raro: Foi relatada irritação e inflamação local assim como blefarite e conjuntivite em pacientes que receberam Zovirax pomada oftálmica.

Aciclovir Oftálmico – Posologia

A dose para todos os grupos etários é a mesma. Zovirax Pomada Oftálmica deve ser aplicado 5 vezes ao dia no olho afetado, com um intervalo de aproximadamente 4 horas. Após a cicatrização, deve-se continuar a aplicá-lo, no mínimo, por mais 3 dias.

Super dosagem

É improvável que ocorra algum efeito adverso se o conteúdo total da bisnaga, contendo 135 mg de aciclovir, for ingerido acidentalmente.

Caracteristicas farmalogicas

Propriedades farmacodinâmicas: Mecanismo de ação O aciclovir é um agente antiviral muito ativo in vitro contra o vírus Herpes simplex, vírus (VHS) tipos 1 e 2; vírus Varicela zoster (VVZ). Sua toxicidade em células infectadas de mamíferos é baixa O aciclovir é fosforilado em seu composto ativo, o trifosfato de aciclovir, após penetrar nas células infectadas pelo Herpes. A primeira etapa desse processo requer a presença da timidina quinase codificada pelo vírus. O trifosfato de aciclovir age como inibidor e substrato para a DNA-polimerase específica do Herpes vírus, evitando a síntese do DNA viral, sem afetar os processos celulares normais. Propriedades farmacocinéticas: O aciclovir é rapidamente absorvido através do epitélio corneano e tecidos oculares superficiais, de modo que concentrações tóxicas para o vírus são alcançadas no humor aquoso. Não foi possível detectar, por meio dos métodos existentes, a presença de aciclovir no sangue após a aplicação tópica de Zovirax Pomada Oftálmica, mas traços do aciclovir são detectáveis na urina. Entretanto, esses níveis não são terapeuticamente significativos.

Resultados de eficacia

Zovirax Pomada Oftálmica promoveu a cicatrização em 94% dos casos de ceratite por Herpes simplex em pacientes tratados por 14 dias, com cicatrização mais rápida (p<0,01) que a dos pacientes tratados com adenosina arabnosídeo, os quais obtiveram 82% de cura. Ref: YOUNG, BJ. et al. A randomised double-blind clinical trial of acyclovir (Zovirax) and adenine arabinoside in herpes simplex corneal ulceration. Br J Ophthalmol, 66(6): 361-363, 1982.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Não existem observações especiais.

Armazenagem

Mantenha o produto na embalagem original. Conservar em temperatura abaixo de 25ºC.

Dizeres legais

Registro M.S.: 1.0025.0088.001-1 Farmacêutico(a) responsável: Milton de Oliveira – CRF/RJ-5522 Fabricado por: – Draxis Pharma Inc. Quebec – Canadá Distribuído por: GlaxoSmithKline Brasil Ltda Estrada dos Bandeirantes, 8.464 – Rio de Janeiro – RJ CNPJ: 33.247.743/0001-10 VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA

Aciclovir Oftálmico – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Nov 16 2007 12:00AM