Clioquinol e hidrocortisona

Clioquinol e Hidrocortisona com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Clioquinol e Hidrocortisona têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Clioquinol e Hidrocortisona devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Clioquinol e Hidrocortisona

USO ADULTO E PEDIATRICO Via tópica Creme dermatológico – Tubo contendo 20 gramas. Cada grama de creme contém 30 mg de clioquinol e 10 mg de hidrocortisona. Excipientes: álcool cetílico, álcool estearílico, palmitato de cetila, vaselina, laurilsulfato de sódio, fenoxietanol e glicerol.

Clioquinol e Hidrocortisona – Indicações

Tratamento inicial para: – doenças inflamatórias da pele de tipos e localizações variadas, que respondam a corticosteróides, nas quais tenham ocorrido também infecções secundárias com microrganismos sensíveis ao clioquinol, p.ex.: dermatite seborréica, dermatite de contato e dermatite atópica. – formas superficiais de piodermite (p.ex., impetigo), de intertrigo e de dermatomicose em que a inflamação aguda seja uma característica proeminente. – picadas e ferroadas de inseto com infecção secundária.

Contra indicações de Clioquinol e Hidrocortisona

Este medicamento é contra-indicado nas infecções virais da pele (p.ex.: varicela, erupções da pele após vacinação, herpes simples, herpes zóster), afecções cutâneas sifilíticas, tuberculose cutânea, aplicação em áreas ulceradas, hipersensibilidade conhecida a hidrocortisona, ao clioquinol, a hidroxiquinoleínas e a outros derivados de quinolina, ao iodo, assim como a outros componentes da formulação. Este medicamento é contra-indicado em crianças com menos de 2 anos de idade. Não utilizar para brotoejas causadas pelo uso de fralda. Não aplicar nos olhos.

Advertências

A hidrocortisona é considerada um corticosteróide seguro para aplicação tópica. Todavia, há risco potencial de superdosagem em crianças (por ex., efeitos colaterais sistêmicos), especialmente após aplicação na área das fraldas. Se, em casos excepcionais, Viofórmio-Hidrocortisona for aplicado em grandes quantidades, o paciente deve ser mantido sob supervisão médica regular. A aplicação em áreas de pele relativamente grandes e, ou erodidas, assim como tratamentos com duração superior a uma semana, devem ser evitados, porque tal procedimento pode levar a um aumento acentuado do iodo ligado às proteínas (ILP) (vide Superdose). Pela mesma razão, Viofórmio-Hidrocortisona não é apropriado para uso em curativos oclusivos (vide Posologia). Se não ocorrer melhora dentro de aproximadamente 1 semana, a terapia deve ser descontinuada; é então aconselhável identificar-se os patógenos e instituir-se um tratamento apropriado. Viofórmio-Hidrocortisona não é adequado para tratamento de afecções cutâneas bacterianas ou micóticas nas quais não exista inflamação aguda. Não deve entrar em contato com a conjuntiva nem ser utilizado no canal auditivo externo, se o tímpano estiver perfurado. Deve-se ter precaução em pacientes com insuficiência hepática e, ou renal. O contato com Viofórmio-Hidrocortisona pode causar descoloração do cabelo, de roupas e de roupas de cama.

Interações medicamentosas de Clioquinol e Hidrocortisona

O uso tópico de Viofórmio-Hidrocortisona pode aumentar a quantidade de iodo ligado a proteínas (ILP), em pacientes com função normal da tireóide (vide Precauções) e portanto pode interferir em alguns testes da função da tiróide (tais como ILP, iodo radioativo e iodo extraído por butanol). Por essa razão, tais testes não podem ser realizados até o prazo de um mês após o término do tratamento. Outros testes da função da tireóide, tais como o teste de resina T3 ou determinação de T4 não são afetados. O teste de cloreto férrico para fenilcetonúria pode conduzir a um resultado falso-positivo, quando o clioquinol está presente na urina.

Reações adversas / efeitos colaterais de Clioquinol e Hidrocortisona

VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA deve ser utilizado de acordo com a orientação contida nos itens Posologia, Contra-indicações e Advertências. O conhecimento atual sugere que sob tais condições é improvável que haja absorção tópica suficiente de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA através da pele a ponto de ocasionar efeitos colaterais sistêmicos, tais como atrofia ótica ou neuropatia periférica. Ocasionalmente: ocorrem sinais de irritação no local da aplicação, tais como sensação de queimação, coceira ou rash (erupção) cutâneo;reações de hipersensibilidade. O tratamento deve ser descontinuado, se ocorrer irritação grave ou se desenvolver sensibilização. Reações adversas locais relatadas durante tratamento tópico com glicocorticóides, predominantemente glicocorticóides mais potentes do que a hidrocortisona, incluem alergia de contato, alterações na pigmentação da pele e infecções secundárias. Particularmente após aplicação por períodos prolongados, em grandes áreas, sob curativos oclusivos ou em áreas nas quais a pele é muito permeável, como por exemplo: face e axilas, esses medicamentos podem originar estrias (striae rubrae distensae), telangiectasia, púrpura, atrofia cutânea ou acne esteróide. Entretanto, reações adversas graves causadas pela aplicação tópica de hidrocortisona são raras, a menos que esta seja aplicada em excesso.

Clioquinol e Hidrocortisona – Posologia

Viofórmio-Hidrocortisona deve ser aplicado nas áreas afetadas em camada fina, em geral 2 – 3 vezes ao dia, dependendo da gravidade da doença; pode ser friccionado suavemente. Não há necessidade de se proteger o local com curativos. Não devem ser usados curativos oclusivos pela presença de infecção cutânea e pela possibilidade de aumento no ILP (vide Advertências).

Super dosagem

O tratamento com VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA aplicado em áreas extensas da pele e/ou erodidas pode, já no prazo de 1 semana, levar ao aumento nos valores de ILP e a sinais e sintomas semelhantes aos da tireotoxicose. Os valores elevados de ILP também ocorrem quando áreas da pele relativamente pequenas são tratadas por mais de 1 semana. Em tais casos, o uso do produto deve ser imediatamente interrompido.

Caracteristicas farmalogicas

O clioquinol é um derivado hidroxiquinolônico halogenado. É o componente antimicrobiano de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA e é ativo contra um amplo espectro de microrganismos patogênicos, incluindo fungos p.ex.: Candida, Microsporum, Trichofiton e bactérias Gram-positivas p.ex.: Estafilococos. O clioquinol tem efeito inibitório apenas moderado sobre as bactérias Gram-negativas. O clioquinol exerce uma ação bacteriostática ao invés de bactericida. A hidrocortisona – cortisol é o corticosteróide adrenal natural. É um glicocorticóide suave com efeito antiinflamatório, antialérgico e vasoconstritor. Em doenças cutâneas inflamatórias dos mais variados tipos e origem, o produto proporciona alívio imediato e elimina sintomas como o prurido. Farmacocinética clioquinol Absorção – após a aplicação tópica de VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA, o clioquinol foi absorvido na proporção de cerca de 2% a 3%, conforme determinado por excreção urinária. Eliminação – o clioquinol é excretado na urina, principalmente sob a forma de glicuronídeo, e em menor extensão, na forma de sulfato. Apenas traços de clioquinol não metabolizado são recuperados na urina. hidrocortisona Absorção – não há dados disponíveis sobre a farmacocinética da hidrocortisona na associação VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA. Assim como ocorre com outros esteróides, a hidrocortisona é absorvida através da pele, após aplicação tópica. Eliminação – por análise da excreção urinária, concluiu-se que cerca de 1% da dose foi absorvida após aplicação de hidrocortisona na pele sadia do antebraço.

Resultados de eficacia

O clioquinol é eficaz no tratamento de eczema, impetigo, tinea pedis e outras infecções fúngicas cutâneas. Em um estudo duplo-cego, envolvendo 430 pacientes, o VIOFÓRMIOHIDROCORTISONA mostrou-se eficaz no tratamento de lesões cutâneas contaminadas por bactérias, em especial Staphylococcus aureus. A utilização de clioquinol é recomendada no tratamento de dermatoses infecciosas, uma vez que apresenta ações bacteriostáticas e bactericidas bem observadas. Costicosteróides tópicos, como a hidrocortisona, são utilizados no tratamento de diversas categorias de inflamações cutâneas. Em um estudo duplo-cego, randomizado em pacientes (n = 60) com eczema, creme de hidrocortisona mostrou-se favorável no tratamento quando comparado ao placebo.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Paciente idosos Não há restrições de uso para pacientes idosos, no entanto as advertências e contra-indicações devem ser observadas.

Armazenagem

VIOFÓRMIO-HIDROCORTISONA deve ser protegido do calor, em temperatura abaixo de 30°C. O prazo de validade está impresso no cartucho. Não utilize o produto após a data de validade.

Dizeres legais

VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Reg. MS – 1.0068.0030 Farm. Resp.: Marco A. J. Siqueira – CRF-SP 23.873 Lote, data de fabricação e de validade: vide cartucho. = Marca registrada de Novartis AG, Basiléia, Suíça Fabricado por: Novartis Biociências S.A. Av. Ibirama, 518 – Complexos 441/3 – Taboão da Serra – SP CNPJ: 56.994.502/0098-62 Indústria Brasileira

Clioquinol e Hidrocortisona – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Sep 24 2008 12:00AM