Diltiazem 90mg

Diltiazem 90mg com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Diltiazem 90mg têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Diltiazem 90mg devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Diltiazem 90mg

USO ADULTO Via oral. Cápsula de liberação prolongada de 90 mg: embalagem com 20 cápsulas Cápsula de liberação prolongada de 120 mg: embalagem com 20 cápsulas Cada cápsula de CARDIZEM SR 90 mg contém 90 mg de cloridrato de diltiazem correspondentes a 82,72 mg de diltiazem. Cada cápsula de CARDIZEM SR 120 mg contém 120 mg de cloridrato de diltiazem correspondentes a 110,29 mg de diltiazem. Excipientes: nonpareil-103, talco, povidona, etilcelulose, estearato de magnésio, sacarose.

Diltiazem 90mg – Indicações

* Hipertensão arterial leve e moderada. * Angina pectoris vasoespástica (de repouso, com elevação do segmento ST, angina de Prinzmetal). * Angina pectoris crônica, estável e de esforço. * Coronariopatias isquêmicas com hipertensão arterial e/ou taquicardia. * Estados anginosos pós-infarto do miocárdio.

Contra indicações de Diltiazem 90mg

* Bloqueio sinoatrial. * Síndrome do nódulo sinusal, exceto em pacientes em uso de marcapasso. * Bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau. * Insuficiência cardíaca descompensada, com PA sistólica menor que 90 mmHg. * Bradicardia intensa (pulso inferior a 55 b.p.m.). * Hipersensibilidade à substância ativa. * Infarto agudo do miocárdio com congestão pulmonar.

Advertências

O diltiazem deve ser administrado com precaução a pacientes com bloqueio atrioventricular de 1º grau, sendo necessário um acompanhamento clínico constante. O mesmo ocorre nos pacientes com insuficiência cardíaca. Atenção com pacientes em uso de betabloqueadores ou digitálicos. Recomendam-se cuidados especiais em casos de insuficiência hepática ou renal. Usar com cautela em indivíduos idosos, pois a meia-vida dos bloqueadores dos canais de cálcio pode estar aumentada.

Interações medicamentosas de Diltiazem 90mg

Em alguns ensaios clínicos, a administração concomitante de diltiazem e digoxina resultou num aumento da concentração plasmática da última, em torno de 20 a 50%, principalmente por diminuição da depuração renal de digoxina. Em outros ensaios, esta elevação não foi evidenciada, sendo a associação bem tolerada. É importante estar atento ao aparecimento de sinais de toxicidade digitálica, para então se reduzir a dose de digoxina. A associação com antiinflamatórios não-hormonais, especialmente a indometacina, pode antagonizar o efeito do diltiazem. Na associação com outros anti-hipertensivos pode ocorrer potencialização dos seus efeitos. A administração concomitante de betabloqueadores pode resultar numa soma de efeitos sobre a condução cardíaca, levando a bloqueio atrioventricular significativo e assistolia. Também pode ocorrer hipotensão severa e insuficiência cardíaca, principalmente nos pacientes com baixo desempenho cardíaco. A monitoração de freqüência cardíaca, pressão arterial e atenção aos sinais clínicos de insuficiência cardíaca são fundamentais nesses pacientes. Há relatos de interferência do diltiazem no metabolismo hepático da ciclosporina e da carbamazepina, precipitando o aparecimento de nefrotoxicidade e neurotoxicidade, respectivamente. No uso concomitante de cimetidina pode ocorrer elevação dos níveis plasmáticos de pico do diltiazem. Associados ao uso de anestésicos, os antagonistas dos canais de cálcio podem potencializar a depressão da contratilidade cardíaca, condutividade e automaticidade, assim como a vasodilatação. Desta maneira, quando do uso concomitante, anestésicos e antagonistas do cálcio devem ser cuidadosamente dosados.

Reações adversas / efeitos colaterais de Diltiazem 90mg

Diltiazem é geralmente bem tolerado, havendo poucas referências à ocorrência de reações adversas. As reações adversas mais freqüentes são: edema, cefaléia, náusea, tontura, astenia, rash, distúrbio gastrintestinal, bloqueio atrioventricular. Outros efeitos também referidos, mas com menor freqüência, são: flush facial, hipotensão significativa, arritmia, insuficiência cardíaca, elevação das enzimas hepáticas (TGO, TGP, LDH), insuficiência renal aguda (elevação de uréia e creatinina), assistolia, parestesia, sonolência, tremor, poliúria, nictúria, anorexia, vômitos, aumento de peso, petéquias, prurido, fotossensibilidade, urticária.

Diltiazem 90mg – Posologia

A posologia deve ser ajustada de acordo com as necessidades de cada paciente, podendo variar de 90 mg a 360 mg ao dia. A posologia média usual é de 1 cápsula, duas vezes ao dia (180 mg a 240 mg/dia). Cada cápsula de 90 mg de cloridrato de diltiazem contém 82,72 mg de diltiazem. Cada cápsula de 120 mg de cloridrato de diltiazem contém 110,29 mg de diltiazem.

Super dosagem

Doses únicas de até 300 mg de diltiazem foram bem toleradas em voluntários sadios. Em um relato de intoxicação com a ingestão de 1800 mg de diltiazem, os problemas de condução só apareceram quando a taxa plasmática alcançou níveis 5 vezes maiores do que o nível máximo aconselhado. Nos casos de superdose ou resposta exagerada, além da lavagem gástrica devem ser empregadas medidas de suporte apropriadas. As seguintes medidas podem ser consideradas: Em caso de bradicardia: Administrar atropina (0,60 a 1 mg). Se não houver resposta ao bloqueio vagal, administrar isoproterenol, cautelosamente. Em caso de bloqueio atrioventricular de 2º ou 3º grau: Tratar como no caso de bradicardia. Se o bloqueio AV de 2º ou 3º grau não ceder, tratar com marcapasso cardíaco. Em caso de insuficiência cardíaca: Administrar agentes inotrópicos (isoproterenol, dopamina ou dobutamina) e diuréticos. Em caso de hipotensão: Administrar vasopressores (p. ex., dopamina ou noradrenalina). O tratamento instituído e a dose empregada dependem da gravidade da situação clínica e do julgamento e da experiência do médico.

Caracteristicas farmalogicas

CARDIZEM SR é um bloqueador dos canais de cálcio, que age inibindo a entrada do íon cálcio nas células ou a sua mobilização dos estoques intracelulares. No tecido vascular, o diltiazem relaxa a musculatura lisa arterial, uma vez que a contração desta musculatura é dependente da concentração citoplasmática de cálcio. Entretanto, diltiazem não tem efeito no leito venoso. No coração, o bloqueio dos canais de cálcio pode resultar num efeito inotrópico negativo, uma vez que, dentro do miócito, o íon cálcio é necessário para liberar o aparelho contrátil, permitindo que a interação actina-miosina cause a contração. O diltiazem também possui efeito cronotrópico negativo, na medida em que diminui a condução atrioventricular e a freqüência do marcapasso sinusal. O diltiazem diminui a resistência vascular coronariana e aumenta o fluxo sanguíneo coronariano. Causa diminuição da resistência vascular periférica e da pressão arterial sistólica e diastólica. Em pacientes com doença isquêmica coronariana, diltiazem reduz o produto freqüência cardíaca x pressão arterial durante o exercício, aumentando a tolerância ao exercício sem deprimir o desempenho miocárdico. O mecanismo antianginoso não pode ser descrito com precisão, mas parece ser devido ao aumento do suprimento e à diminuição da demanda miocárdica de oxigênio por dilatação das artérias coronarianas e por alterações hemodinâmicas diretas e indiretas. O diltiazem é eficaz em prevenir o espasmo arterial coronariano espontâneo ou induzido.

Resultados de eficacia

Estudos clínicos mostraram sua eficácia em reduzir a freqüência das crises de angina, tanto em repouso quanto durante o exercício. Também se mostrou eficaz em reduzir a pressão arterial em pacientes com hipertensão leve ou moderada. Estudos clínicos com diltiazem contra placebo, em pacientes com doença coronariana, mostraram que a droga é eficaz em prolongar a duração do exercício antes do início do ataque anginoso e em retardar o aparecimento da depressão isquêmica do segmento ST. A diminuição da PA sistólica e diastólica ocorre tanto em repouso quanto durante o exercício (teste ergométrico). Após dose oral única de 120 mg da formulação SR obtêm-se níveis plasmáticos detectáveis após duas a três horas, e níveis plasmáticos de pico após seis a onze horas. Quando se compara a mesma dose diária total, os níveis plasmáticos médios de equilíbrio (steady-state) obtidos após duas doses diárias das cápsulas SR são equivalentes aos obtidos com quatro doses diárias dos comprimidos simples.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

É contra-indicado em crianças, gestantes e lactantes (diltiazem se difunde para o leite materno). Usar com cautela em indivíduos idosos, pois a meia-vida dos bloqueadores dos canais de cálcio pode estar aumentada. Recomendam-se cuidados especiais em casos de insuficiência hepática ou renal.

Armazenagem

Manter o medicamento em temperatura ambiente (15° C a 30° C). Proteger da luz e da umidade.

Dizeres legais

MS – 1.0367.0062 Farmacêutica responsável: Laura M. S. Ramos – CRF-SP n°6870 N° do lote, data de fabricação e prazo de validade: vide cartucho. Boehringer Ingelheim do Brasil Química e Farmacêutica Ltda. Rod. Regis Bittencourt (BR116), km 286 Itapecerica da Serra – SP CNPJ/MF nº 60.831.658/0021-10 SAC ?? 0800-7016633

Diltiazem 90mg – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Sep 5 2008 12:00AM