Imipenem e cilastatina

Imipenem e Cilastatina com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de Imipenem e Cilastatina têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com Imipenem e Cilastatina devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

Informação não disponível para esta bula.

Apresentação Imipenem e Cilastatina

Cada frasco de infusão para aplicação intravenosa contém 500 mg de imipeném e 500 mg de cilastatina sódica, MSD.

Imipenem e Cilastatina – Indicações

Tratamento A atividade de TIENAM contra um espectro excepcionalmente amplo de patógenos o torna particularmente útil para o tratamento de infecções polimicrobianas e mistas, aeróbias e anaeróbias, assim como para a terapêutica inicial anterior à identificação do organismo causador da infecção. TIENAM é indicado para o tratamento das seguintes infecções, quando causadas por organismos suscetíveis: – infecções intra-abdominais; – infecções do trato respiratório inferior; – infecções ginecológicas; – septicemias; – infecções do trato geniturinário; – infecções dos ossos e articulações; – infecções da pele e tecidos moles; – endocardite. TIENAM é indicado para o tratamento de infecções mistas causadas por cepas suscetíveis de bactérias aeróbias e anaeróbias. A maioria dessas infecções está associada à contaminação pela flora fecal ou pela flora originada da vagina, pele e boca. O Bacteroides fragilis é o patógeno anaeróbio mais comumente encontrado nessas infecções mistas e é usualmente resistente aos aminoglicosídeos, cefalosporinas e penicilinas; de qualquer maneira, esse patógeno é usualmente suscetível ao TIENAM. TIENAM demonstrou eficácia contra muitas infecções causadas por bactérias Gram-positivas e Gram-negativas, aeróbias e anaeróbias, resistentes às cefalosporinas, incluindo cefazolina, cefoperazona, cefalotina, cefoxitina, cefotaxima, moxalactam, cefamandola, ceftazidima e ceftriaxona. De forma semelhante, muitas infecções causadas por organismos resistentes aos aminoglicosídeos (gentamicina, amicacina, tobramicina) e/ou penicilinas (ampicilina, carbenicilina, penicilina-G, ticarcilina, piperacilina, azlocilina e mezlocilina) respondem ao tratamento com TIENAM. TIENAM não é indicado para o tratamento de meningite. PROFILAXIA TIENAM também é indicado para a prevenção de certas infecções pós-operatórias, em pacientes submetidos a procedimentos cirúrgicos contaminados ou potencialmente contaminados ou nos casos em que a ocorrência de infecção pós-operatória possa ser particularmente grave.

Contra indicações de Imipenem e Cilastatina

Hipersensibilidade a qualquer componente do produto.

Advertências

GERAIS Há algumas evidências clínicas e laboratoriais de alergenicidade cruzada parcial entre TIENAM e outros antibióticos b-lactâmicos – penicilinas e cefalosporinas. Foram relatadas reações graves (inclusive anafilaxia) com a maioria dos b-lactâmicos. Antes de utilizar TIENAM, é preciso informar-se cuidadosamente a respeito de reações de hipersensibilidade prévia aos antibióticos b-lactâmicos. Se ocorrer reação alérgica com TIENAM, o medicamento deve ser descontinuado e devem ser tomadas medidas adequadas. Tem sido relatada colite pseudomembranosa com virtualmente todos os antibióticos, cuja gravidade pode variar de leve a ameaçadora à vida; esses medicamentos, portanto, devem ser prescritos com cautela a indivíduos com histórico de doença gastrintestinal, particularmente colite. É importante considerar o diagnóstico de colite pseudomembranosa em pacientes que desenvolvem diarréia em associação com o uso de antibióticos. Ainda que os estudos indiquem que uma toxina produzida pelo Clostridium difficile seja a principal causa de colite associada aos antibióticos, outras causas devem ser consideradas. Sistema nervoso central A exemplo de outros antibióticos b-lactâmicos, com a formulação IV, têm sido relatados efeitos adversos no SNC – tais como mioclonias, estados confusionais ou convulsões -, especialmente quando as posologias recomendadas com base no peso corpóreo e na função renal foram ultrapassadas. Essas experiências têm sido mais freqüentes em pacientes com distúrbios do SNC (por exemplo, lesões cerebrais ou histórico de convulsões) e/ou comprometimento da função renal, quando pode haver acúmulo do medicamento. Portanto, a precisa observação dos esquemas posológicos recomendados é imperiosa, especialmente nesses pacientes (veja POSOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO). A medicação anticonvulsivante deve ser mantida nos casos de pacientes com distúrbios convulsivantes conhecidos. Se ocorrerem tremores focais, mioclonias ou convulsões, os pacientes devem ser submetidos à avaliação neurológica e colocados sob terapia anticonvulsivante, se esta ainda não estiver sendo utilizada. Se os sintomas neurológicos persistirem, a posologia de TIENAM deverá ser reduzida ou interrompida. Pacientes com depuração plasmática de creatinina =< 5 mL/min/1,73 m2 não devem receber TIENAM, a menos que seja instituída hemodiálise em 48 horas. Para pacientes em hemodiálise, TIENAM é recomendado apenas se os benefícios superarem o risco potencial de convulsões.

Interações medicamentosas de Imipenem e Cilastatina

Foram relatadas convulsões generalizadas em pacientes que receberam ganciclovir e TIENAM IV. Esses medicamentos não devem ser utilizados concomitantemente, a menos que os benefícios superem os riscos potenciais (veja ESTABILIDADE).

Reações adversas / efeitos colaterais de Imipenem e Cilastatina

TIENAM geralmente é bem tolerado. Em estudos clínicos controlados, TIENAM mostrou ser tão bem tolerado quanto a cefazolina, a cefalotina e a cefotaxima. Efeitos adversos raramente requerem a interrupção da terapia e são geralmente leves e transitórios; efeitos adversos graves são raros. As reações adversas mais comuns foram reações locais. Reações locais Eritema, dor e enduração local, tromboflebite. Reações alérgicas/pele Exantema, prurido, urticária, eritema polimorfo, síndrome de Stevens-Johnson, angiodema, necrólise epidérmica tóxica (raramente), dermatite esfoliativa (raramente), candidíase, febre (incluindo febre medicamentosa), reações anafiláticas. Reações gastrintestinais Náuseas, vômitos, diarréia, pigmentação dos dentes e/ou da língua. A exemplo do que ocorre com virtualmente todos os antibióticos de amplo espectro, foi relatada colite pseudomembranosa. Sangue Foram relatados eosinofilia, leucopenia, neutropenia (incluindo agranulocitose), trombocitopenia, trombocitose, redução da hemoglobina e aumento do tempo de protrombina. Alguns indivíduos podem apresentar teste de Coombs direto positivo. Função hepática Aumento das transaminases séricas, bilirrubinas e/ou fosfatase alcalina sérica; hepatite (raramente). Função renal Oligúria/anúria, poliúria, insuficiência renal aguda (raramente). É difícil determinar o papel de TIENAM nas alterações da função renal, pois geralmente outros fatores predisponentes à uremia pré-renal ou ao comprometimento da função renal estão presentes. Foram observados aumentos da creatinina e da uréia séricas, bem como alteração na coloração da urina. Essa alteração é inócua e não deve ser confundida com hematúria. Sistema nervoso/psiquiátrico A exemplo de outros antibióticos b-lactâmicos, experiências adversas no SNC tais como atividade mioclônica e distúrbios psíquicos – incluindo alucinações, estados confusionais ou convulsões – foram relatados com a formulação IV. Parestesia. Sentidos especiais Alteração do paladar, perda da audição. Pacientes granulocitopênicos Náuseas e/ou vômitos relacionados ao medicamento parecem ocorrer mais freqüentemente em pacientes granulocitopênicos do que em pacientes não-granulocitopênicos tratados com TIENAM IV.

Imipenem e Cilastatina – Posologia

TIENAM é apresentado em formulação para infusão intravenosa. As recomendações posológicas para TIENAM representam a quantidade de imipeném a ser administrada. Quantidade equivalente de cilastatina também está presente na solução. A posologia diária total e a via de administração de TIENAM devem ser decididas com base no tipo e na gravidade da infecção; a posologia diária total deve ser administrada em doses iguais divididas, considerando-se o grau de suscetibilidade do(s) patógeno(s), a função renal e o peso corpóreo.

Super dosagem

Não há informação específica disponível sobre o tratamento da superdosagem com TIENAM. O imipeném e a cilastatina sódica são hemodialisáveis. Contudo, a utilidade desse procedimento na superdosagem é desconhecido.

Caracteristicas farmalogicas

TIENAM é um antibiótico b-lactâmico de amplo espectro, apresentado em formulação para infusão intravenosa. TIENAM consiste em dois componentes: (1) imipeném, o qual pertence a classe de antibióticos b-lactâmicos, as tienamicinas; e (2) cilastatina sódica, um inibidor enzimático específico, que bloqueia o metabolismo renal do imipeném e aumenta substancialmente sua concentração no trato urinário. A proporção, em termos de peso, do imipeném e da cilastatina sódica em TIENAM é de 1:1. A classe de antibióticos das tienamicinas, à qual pertence o imipeném, caracteriza-se por um potente espectro de ação bactericida, mais amplo do que o proporcionado por qualquer outro antibiótico estudado. Farmacocinética do imipeném Em voluntários sadios, a infusão intravenosa de TIENAM durante 20 minutos resultou em concentrações plasmáticas máximas de imipeném que variaram de 12 a 20 mcg/mL para a dose de 250 mg, de 21 a 58 mcg/mL para a dose de 500 mg e de 41 a 83 mcg/mL para a dose de 1000 mg. As concentrações plasmáticas máximas médias de imipeném após as doses de 250, 500 e 1000 mg foram de 17, 39 e 66 mcg/mL, respectivamente. Nessas doses, as concentrações plasmáticas da atividade antimicrobiana do imipeném caem abaixo de 1 mcg/mL ou menos em 4 a 6 horas. A meia-vida plasmática do imipeném foi de 1 hora. Cerca de 70% do antibiótico administrado foram recuperados intactos na urina em 10 horas, e não se detectou excreção urinária além desse período. As concentrações urinárias de imipeném ultrapassaram 10 mcg/mL por até 8 horas após uma dose de 500 mg de TIENAM. O restante da dose administrada foi recuperado na urina como metabólitos sem ação antibacteriana; a eliminação fecal do imipeném é praticamente nula. Não foi observado acúmulo de imipeném no plasma ou urina com esquemas de TIENAM, com intervalos de até 6 horas, em pacientes com função renal normal. A administração concomitante de TIENAM e probenecida resultou em elevações mínimas das concentrações plasmáticas e meia-vida plasmática do imipeném. A recuperação urinária do imipeném ativo (não metabolizado) diminuiu para cerca de 60% da dose quando TIENAM foi administrado junto com probenecida. Quando administrado sozinho, o imipeném é metabolizado nos rins pela deidropeptidase-I. A recuperação urinária individual variou de 5 a 40%, e a média foi de 15-20% em vários estudos. A ligação do imipeném às proteínas plasmáticas humanas é de aproximadamente 20%. Farmacocinética da cilastatina A cilastatina é um inibidor específico da enzima deidropeptidase-I, e inibe o metabolismo do imipeném, de forma que a administração concomitante de imipeném e cilastatina permite que níveis terapêuticos antibacterianos de imipeném sejam atingidos na urina e no plasma. As concentrações plasmáticas máximas de cilastatina, após uma infusão intravenosa de TIENAM por 20 minutos, variaram de 21 a 26 mcg/mL para a dose de 250 mg, de 21 a 55 mcg/mL para a dose de 500 mg e de 56 a 88 mcg/mL para a dose de 1000 mg. As concentrações plasmáticas máximas médias de cilastatina após as doses de 250, 500 e 1000 mg foram de 22, 42 e 72 mcg/mL, respectivamente. A meia-vida plasmática da cilastatina é de cerca de 1 hora. Cerca de 70-80% da dose de cilastatina foram recuperados intactos na urina em 10 horas após a administração de TIENAM, e não se detectou excreção urinária além desse período. Cerca de 10% foram encontrados como o metabólito N-acetil, que possui atividade inibitória da deidropeptidase comparável à da cilastatina. A atividade da deidropeptidase-I renal retorna aos níveis normais rapidamente após a eliminação da cilastatina da corrente sangüínea. A administração concomitante de TIENAM e probenecida dobrou as concentrações plasmáticas e a meia-vida da cilastatina, mas não teve efeito sobre a recuperação urinária da cilastatina. A ligação da cilastatina às proteínas plasmáticas humanas é de aproximadamente 40%. Microbiologia TIENAM é um potente inibidor da síntese da parede celular bacteriana e é bactericida contra um amplo espectro de patógenos – Gram-positivos e Gram-negativos, aeróbios e anaeróbios. TIENAM compartilha com as cefalosporinas e penicilinas mais novas um amplo espectro de atividade contra as espécies Gram-negativas, mas é único no que diz respeito à retenção da elevada potência contra espécies Gram-positivas, previamente associada apenas aos antibióticos b-lactâmicos mais antigos, cujo espectro de atividade era mais estreito. O espectro de atividade de TIENAM inclui Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Enterococcus faecalis e Bacteroides fragilis, um grupo diverso de patógenos problemáticos, comumente resistente a outros antibióticos. TIENAM é resistente à degradação por b-lactamases bacterianas, o que o torna ativo contra uma alta porcentagem de microorganismos, tais como: Pseudomonas aeruginosa, Serratia spp. e Enterobacter spp., cuja resistência é inerente à maioria dos antibióticos b-lactâmicos. O espectro antibacteriano de TIENAM é mais amplo do que o de qualquer outro antibiótico estudado e inclui virtualmente todos os patógenos de importância clínica. Os organismos contra os quais TIENAM é usualmente ativo in vitro são: Aeróbios Gram-negativos Achromobacter spp.; Acinetobacter spp. (anteriormente Mima-Herellea); Aeromonas hydrophila; Alcaligenes spp.; Bordetella bronchicanis; Bordetella bronchiseptica; Bordetella pertussis; Brucella melitensis; Campylobacter spp.; Capnocytophaga spp.; Citrobacter spp.; Citrobacter diversus; Citrobacter freundii; Eikenella corrodens; Enterobacter spp.; Enterobacter aerogenes; Enterobacter agglomerans; Enterobacter cloacae; Escherichia coli; Gardnerella vaginalis; Haemophilus ducreyi; Haemophilus influenzae (incluindo cepas produtoras de b-lactamase); Haemophilus parainfluenzae; Hafnia alvei; Klebsiella spp.; Klebsiella oxytoca; Klebsiella ozaenae; Klebsiella pneumoniae; Moraxella spp.; Morganella morganii (anteriormente Proteus morganii); Neisseria gonorrhoeae (incluindo cepas produtoras de penicilinases); Neisseria meningitidis; Pasteurella spp.; Pasteurella multocida; Plesiomonas shigelloides; Proteus spp.; Proteus mirabilis; Proteus vulgaris; Providencia spp.; Providencia alcalifaciens; Providencia rettgeri (anteriormente Proteus rettgeri); Providencia stuartii; Pseudomonas spp.**; Pseudomonas aeruginosa; Pseudomonas fluorescens; Pseudomonas pseudomallei; Pseudomonas putida; Pseudomonas stutzeri; Salmonella spp.; Salmonella typhi; Serratia spp.; Serratia proteamaculans (anteriormente Serratia liquefaciens); Serratia marcescens; Shigella spp.; Yersinia spp. (anteriormente Pasteurella); Yersinia enterocolitica; Yersinia pseudotuberculosis. **Xanthomonas maltophilia (anteriormente Pseudomonas maltophilia) e algumas cepas de Pseudomonas cepacia não são, em geral, suscetíveis ao TIENAM. Aeróbios Gram-positivos Bacillus spp.; Enterococcus faecalis; Erysipelothrix rhusiopathiae; Listeria monocytogenes; Nocardia spp.; Pediococcus spp.; Staphylococcus aureus (incluindo cepas produtoras de penicilinases); Staphylococcus epidermidis (incluindo cepas produtoras de penicilinases); Staphylococcus saprophyticus; Streptococcus agalactiae; estreptococos do Grupo C; estreptococos do Grupo G; Streptococcus pneumoniae; Streptococcus pyogenes; estreptococos do grupo viridans (incluindo cepas alfa e gama-hemolíticas). Enterococcus faecium e estafilococos resistentes à meticilina não são suscetíveis ao TIENAM. Anaeróbios Gram-negativos Bacteroides spp.; Bacteroides distasonis; Bacteroides fragilis; Bacteroides ovatus; Bacteroides thetaiotaomicron; Bacteroides uniformis; Bacteroides vulgatus; Bilophila wadsworthia; Fusobacterium spp.; Fusobacterium necrophorum; Fusobacterium nucleatum; Porphyromonas asaccharolytica (anteriormente Bacteroides asaccharolyticus); Prevotella bivia (anteriormente Bacteroides bivius); Prevotella disiens (anteriormente Bacteroides disiens); Prevotella intermedia (anteriormente Bacteroides intermedius); Prevotella melaninogenica (anteriormente Bacteroides melaninogenicus); Veillonella spp. Anaeróbios Gram-positivos Actinomyces spp.; Bifidobacterium spp.; Clostridium spp.; Clostridium perfringens; Eubacterium spp.; Lactobacillus spp.; Mobiluncus spp.; Microaerophilic streptococcus; Peptococcus spp.; Peptostreptococcus spp.; Propionibacterium spp. (incluindo P. acnes). Outros Mycobacterium fortuitum; Mycobacterium smegmatis. Testes in vitro mostram que, contra alguns isolados de Pseudomonas aeruginosa, o imipeném age de forma sinérgica com os antibióticos aminoglicosídeos.

Resultados de eficacia

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Uso pediátrico Não existem dados clínicos suficientes para recomendar o uso de TIENAM para crianças com idade inferior a 3 meses ou para crianças com insuficiência renal (creatinina sérica > 2 mg/dL) (veja Esquema Posológico Pediátrico). Uso em idosos Não foram observadas diferenças na segurança e na eficácia entre indivíduos com 65 anos de idade ou mais e indivíduos mais jovens, no entanto, maior sensibilidade de alguns indivíduos mais velhos não pode ser controlada. Como os pacientes idosos são mais propensos a apresentarem uma diminuição da função renal, deve-se ter cautela na escolha na dose, e talvez seja útil monitorar a função renal. O ajuste de dose baseado na idade não é necessário.

Armazenagem

Mantenha o frasco fechado, em temperatura entre 15 e 25°C.

Dizeres legais

USO RESTRITO A HOSPITAIS VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA Número de lote, data de fabricação e data de validade: vide cartucho. Farmacêutico Responsável: Fernando C. Lemos – CRF-SP nº 16.243 Registro MS – 1.0029.0026 Produzido por: Merck & Co., Inc., PO. Box 07, Elkton, VA 22827, EUA. Importado e embalado por: MERCK SHARP & DOHME FARMACÊUTICA LTDA. Rua 13 de Maio, 815 – Sousas, Campinas/SP CNPJ: 45.987.013/0001-34 – Indústria Brasileira Marca registrada de Merck & Co., Inc., Whitehouse Station, NJ, EUA. IPC 0199a MSD On Line 0800-0122232

Imipenem e Cilastatina – Bula para o paciente

Informação não disponível para esta bula.

Data da bula

Sep 11 2008 12:00AM