Binotal

BINOTAL com posologia, indicações, efeitos colaterais, interações e outras informações. Todas as informações contidas na bula de BINOTAL têm a intenção de informar e educar, não pretendendo, de forma alguma, substituir as orientações de um profissional médico ou servir como recomendação para qualquer tipo de tratamento. Decisões relacionadas a tratamento de pacientes com BINOTAL devem ser tomadas por profissionais autorizados, considerando as características de cada paciente.



Laboratório

bayer

Apresentação BINOTAL

Binotal® é apresentado nas dosagens de 500 e 1000 mg na forma de comprimidos em embalagens com 6, 12, 18 ou 24 comprimidos. Binotal® 500 mg também é apresentado em embalagens com 500 comprimidos.

Uso adulto e pediátrico

COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:
• Binotal 500 ……………………………………………………………………………. 500 mg de ampicilina
• Binotal 1000 ………………………………………………………………………… 1000 mg de ampicilina
Excipientes: manitol, dióxido de silício, talco, aroma, estearato de magnésio, sacarina, ácido esteárico e amido.

BINOTAL – Indicações

Infecções do trato urinário, respiratório, digestivo e biliar. Infecções localizadas ou sistêmicas especialmente causadas por germes do grupo dos enterococos, Haemophilus, Proteus, Salmonella e E.coli.
Binotal® pode ser administrado durante a gravidez.
Está indicado nas infecções bucais, extrações infectadas e outras intervenções cirúrgicas.

Contra indicações de BINOTAL

Pacientes alérgicos à penicilina. Não deve ser administrado a pacientes sensíveis às cefalosporinas por risco de reação alérgica cruzada.

Advertências

Deve ser usado com cautela em pacientes com antecedentes alérgicos (asma brônquica, urticária ou febre do feno). Durante a gravidez e na lactação deve ser usado quando estritamente indicado.
Pacientes com infecções virais como mononucleose, leucemia linfática apresentam grande risco de exantema. Não existem até o momento indícios de carcinogênese, mutagênese, teratogênese ou alterações de fertilidade.

Interações medicamentosas de BINOTAL

O uso concomitante de alopurinol e ampicilina aumenta a incidência de erupções cutâneas. O uso concomitante com anticoncepcionais orais, diminui a eficácia destes.

Reações adversas / efeitos colaterais de BINOTAL

Reações cutâneas (morbiliformes, eritema, etc.), alterações gastrintestinais.
Raramente: aumento das provas de função hepática, alterações hematológicas, febre medicamentosa, nefrite intersticial aguda e outras manifestações alérgicas.
Muito raramente: reações anafiláticas, inclusive choque e convulsão. No caso de colite pseudomembranosa (diarréia grave persistente) o medicamento deve ser suspenso.

BINOTAL – Posologia

1 comprimido de Binotal® 500 ou 1000 mg a cada 6 a 8 horas, por um período mínimo de 7 dias.
Pacientes em diálise peritonial não necessitam de mudança no esquema posológico.

Super dosagem

Reações cutâneas podem regredir espontaneamente em poucas horas ou dias. O controle destas pode ser obtido com a administração de anti-histamínicos. Ao primeiro sinal de reação alérgica, administrar imediatamente 0,3 a 1 ml de adrenalina intramuscular ou, em casos severos, 0,2 ml diluídos via endovenosa. Outras doses podem ser necessárias, caso não se observe melhora. A urticária pode ser tratada com corticosteróides por via oral. A ampicilina pode ser removida pela hemodiálise.

Caracteristicas farmalogicas

Informação não disponível para esta bula.

Resultados de eficacia

Informação não disponível para esta bula.

Usos em idosos, crianças e em outros grupos de risco

Informação não disponível para esta bula.

Armazenagem

Informação não disponível para esta bula.

Dizeres legais

Informação não disponível para esta bula.

BINOTAL – Bula para o paciente

Desde que corretamente indicado, os sinais e sintomas da infecção tratada com Binotal® devem ceder após um período máximo de 3 dias. Caso contrário, procure seu médico. Binotal® deve ser guardado em temperatura ambiente (15º a 30º C), em sua embalagem original. O prazo de validade é de 2 anos e se encontra impresso na embalagem externa. Quando administrado depois do vencimento do prazo de validade não produz o efeito desejado, não devendo ser consumido nesta circunstância. Informe ao seu médico a ocorrência de gravidez na vigência do tratamento ou após o seu término e também se está amamentando. Recomenda-se tomar o comprimido com um pouco de líquido, 30 minutos a 1 hora antes das refeições. Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. O tratamento não deve ser interrompido antes do tempo indicado pelo médico, sem o seu conhecimento. A interrupção do tratamento leva à recidiva do quadro, com restabelecimento dos sinais e sintomas. Raramente provoca sintomas gastrintestinais como náusea, vômito, diarréia, ou reações na pele. Informe ao seu médico sobre o aparecimento de reações desagradáveis.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.
Não deve ser usado, sob qualquer circunstância, por pessoas alérgicas à penicilina ou às cefalosporinas.
Informe seu médico sobre qualquer medicamento que esteja usando, antes do início ou durante o tratamento.
NÃO TOME REMÉDIO SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO. PODE SER PERIGOSO PARA SUA SAÚDE.

Data da bula

21/06/2013