FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Resumo das Diretrizes em Cardiogeriatria da SBC - Parte 2 de 8

Autores:

Leonardo Vieira da Rosa

Médico Cardiologista pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Médico Assistente da Unidade de Terapia Intensiva do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Doutorando em Cardiologia do InCor-HC-FMUSP. Médico Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês.

Mariana Andrade Deway

Especialista em Cardiologia pelo Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP).
Médica Cardiologista da Unidade Coronariana do Hospital Sírio Libanês

Última revisão: 12/09/2011

Comentários de assinantes: 0

Diretrizes em Cardiogeriatria da Sociedade Brasileira de Cardiologia – Grupo II – Doença Cardiovascular na Mulher

 

Introdução

Os idosos apresentam diferenças importantes na farmacologia e na farmacocinética em relação aos adultos jovens. Frequentemente revelam manifestações atípicas das doenças e diferentes respostas à terapêutica, com maiores efeitos colaterais medicamentosos, o que torna necessário o estabelecimento de recomendações diferenciadas para orientar o tratamento.

 

Grupo II-Doença Cardiovascular na Mulher

As doenças cardiovasculares representam a principal causa de morbimortalidade em mulheres acima de 50 anos de idade.

 

Recomendações para prevenção cardiovascular em mulheres:

 

Grau de recomendação I, nível de evidência C

a) Abandono do tabagismo, prática de atividade física regular, reabilitação para idosas que apresentaram evento cardiovascular.

b) Dieta rica em frutas, fibras e vegetais; o consumo de peixe deve ser feito pelo menos duas vezes por semana. Gorduras saturadas devem compor no máximo 10% da energia total diária e gorduras trans-saturadas devem ser evitadas. O consumo de álcool deve ser limitado a, no máximo, um drinque por dia.

 

Grau de recomendação IIa, nível de evidência C

a) Ingestão de proteína da soja (25 gramas /dia) pode reduzir o colesterol plasmático (- 6% do LDL-C) e, portanto, pode ser considerada como auxiliar no tratamento da hipercolesterolemia).

 

Grau de recomendação IIb, nível de evidência C

a) Ácidos graxos ômega-3: Em portadores de doença arterial coronária, a suplementação de 1,0 g/dia de ômega-3 em cápsulas reduziu em 10% os eventos cardiovasculares (morte, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral). Portanto, os ácidos graxos ômega-3 podem ser utilizados como terapia adjuvante na hipertrigliceridemia ou em substituição a fibratos, niacina ou estatinas em pacientes intolerantes.

 

Grau de recomendação I, nível de evidência A

a) Ácido acetilsalicílico 75-325 mg/dia em todas as mulheres de alto risco

 

Grau de recomendação I, nível de evidência C

a) Clopidogrel 75 mg/dia em todas as mulheres de alto risco com intolerância ao ácido acetilsalicílico (AAS).

 

Grau de recomendação IIa, nível de evidência C

a) AAS em todas as mulheres > 65 anos se os riscos de sangramento digestivo forem menores que o risco de acidente vascular cerebral.

 

Grau de recomendação III (não recomendado)

a) Suplementos antioxidantes – vitaminas C, E e betacaroteno (nível de evidência A).

b) AAS em mulheres < 65 anos (nível de evidência B).

C) Terapêutica de reposição hormonal em mulheres idosas: A partir dos 60 anos não se indica terapia de reposição hormonal (TRH). Para aquelas que estejam em uso prévio de TRH, recomenda-se, a partir dos 60 anos, que seja realizada tentativa de suspensão dos fármacos a cada 6 meses até a retirada com sucesso, face ao risco aumentado de tromboembolismo venoso e câncer de mama.

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.