FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Fatores de risco para morte em 30 dias para pacientes com síncope

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 10/06/2013

Comentários de assinantes: 0

Especialidades / Áreas de Atuação: Medicina de Emergência / Cardiologia

 

Resumo

         Este é um estudo de coorte retrospectivo que procurou descobrir quais os fatores de risco para morte em 30 dias para pacientes que vão ao pronto-socorro e recebem diagnóstico de síncope ou pré-síncope.

 

Contexto clínico

         O risco de mortalidade em curto prazo para pacientes que se apresentam em um pronto-socorro por conta de um episódio de síncope ainda é algo pouco sabido. Isso acaba gerando incertezas prognósticas e frequentes internações hospitalares. Neste estudo a ser apresentado, os autores tentaram buscar padrões e fatores de risco para mortalidade a curto-prazo após o diagnóstico de síncope ou pré-síncope, de forma a ajudar a decisão médica.

 

O estudo

         Foi realizado um estudo de coorte retrospectiva com adultos do estado da Califórnia, nos EUA, durante um período de 5 anos. De 22.189 pacientes com diagnóstico em pronto-socorro de síncope ou pré-síncope (correspondendo a 23.951 consultas de emergência), 307 morreram em 30 dias.

         Comorbidades preexistentes associadas com aumento de mortalidade incluíam insuficiência cardíaca (Hazard Ratio = 14,3 entre 18 e 59 anos / HR = 3,09 entre 60 e 79 anos / HR = 2,34 a partir de 80 anos de idade; todos com P < 0,001); diabetes (HR = 1,49; P = 0,002); convulsões (HR = 1,65; P = 0,016) e demência (HR = 1,41; P = 0,034). Quando a visita-índice para o estudo era seguida de uma ou mais visitas por síncope nos 30 dias subsequentes, isso foi associado com aumento de mortalidade (HR = 1,86; P = 0,024). O risco absoluto de morte em 30 dias ficou abaixo de 0,2% para pacientes abaixo dos 60 anos sem ICC e mais de 2,5% para todas as idades desde que o paciente tivesse ICC.

         Na análise de regressão, o aumento da idade foi fortemente associado com risco de morte (HR = 6,59 entre 60 e 79 anos / HR = 11,73 a partir dos 80 anos de idade).

 

Aplicações para a prática clínica

         Este estudo tem um dado valoroso para ajudar nas decisões de médicos que trabalham em pronto-socorro e precisam definir critérios mais objetivos para indicar a internação de pacientes que se apresentam com síncope ou pré-síncope. Há baixo risco de morte após uma vinda a pronto-socorro para pacientes com menos de 60 anos e sem ICC. Por outro lado, outras comorbidades como diabetes, convulsões e demência, ou uma ida recente a um pronto-socorro por síncope devem ser considerados na decisão clínica de internação para pacientes com síncope. Vale notar que este estudo não mediu a associação de mortalidade com sinais vitais, achados de exame físico ou resultados de exame, portanto, estes itens não estão em discussão. Entretanto, este estudo traz uma clareza de dados básicos de história dos pacientes que parecem ter alta associação com mortalidade e podem ser utilizados em protocolos e diretrizes institucionais para racionalizar internações de pacientes com síncope ou pré-síncope.

 

Bibliografia

1.   Derose SF, Gabayan GZ, Chiu VY, Sun BC. Patterns and preexisting risk factors of 30-day mortality after a primary discharge diagnosis of syncope or near syncope. Acad Emerg Med 2012 May; 19:488. [link para o artigo] (Fator de impacto: 2,197)

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.