FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Eficácia da Vacina para Influenza Contra Doença Grave em Crianças

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 16/07/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Pediatria/Medicina de Família

 

Contexto Clínico

A vacina contra influenza é uma medida eficaz para reduzir a incidência de gripe em todas as faixas etárias. A eficácia é maior em crianças e a vacinação em crianças pode fornecer imunidade para toda a comunidade.

A vacina contra influenza também diminui hospitalizações, visitas médicas e prescrições de antibióticos para otite média e pneumonia. Entretanto, não há estudos que tenham avaliado a efetividade da vacina para reduzir internações de crianças em UTI por conta de infecção por influenza. Apresentaremos a seguir um estudo que buscou a resposta para esta lacuna.

 

O Estudo

Este é um estudo observacional do tipo caso-controle. Em 2010-2011 e em 2011-2012, foram incluídos casos de doença respiratória aguda grave de crianças de 6 meses a 17 anos, que foram admitidas em 21 UTIs pediátricas, e que tinham sorologia positiva para influenza. Os controles foram crianças nas mesmas condições, porém com sorologia negativa para influenza. Ainda foram incluídos controles de comunidade, que foram crianças sem hospitalização por conta de influenza, que foram pareadas com os casos com base em comorbidades e região geográfica.

Foram analisados 44 casos, 172 controles de UTI e 93 controles de comunidade. A taxa de vacinação para influenza em cada grupo foi respectivamente de  18%, 31% e 51%. Em comparação com crianças não vacinadas, as que foram vacinadas foram 74% ou 82% menos propensas a serem admitidas em UTI devido a influenza do que os controles de UTI e do que os controles de comunidade. Ter recebido apenas uma dose de vacina, ao invés das duas recomendadas para crianças, não teve efeito protetor.

 

Aplicações Práticas

Este estudo, apesar de observacional, demonstra mais um benefício da vacina para influenza. A vacinação para influenza, como demostrado neste estudo, associa-se com diminuição do risco de doença grave causada por influenza em crianças. Este resultado demonstra que a vacinação para influenza em crianças não deve ser banalizada, e que deve ser feita de forma correta para proporcionar benefício. Benefício este que é de minimizar a ida para UTIs pediátricas em situação grave.

 

Bibliografia

Ferdinands JM et al. Effectiveness of influenza vaccine against life-threatening RT-PCR-confirmed influenza illness in US children, 2010-2012. J Infect Dis 2014 Mar 26; [e-pub ahead of print]. (link para o artigo).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.