FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ter um propósito de vida faz você se cuidar mais

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 28/04/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

Você é uma pessoa com propósito na vida? Que impacto isso pode ter sobre sua saúde? Aparentemente existe sim um impacto, só não se sabe ao certo qual seria esse impacto sobre cuidados em saúde, como por exemplo, pensar mais em prevenção.

 

O Estudo

Apresentamos um estudo observacional do tipo coorte que foi desenvolvido nos EUA com um grande número de participantes (n = 7.168) adultos com idade superior a 50 anos, e acompanhados por seis anos. Após o ajuste para fatores sociodemográficos, cada aumento de uma unidade em ter um propósito de vida  (em uma escala de seis pontos) foi associado a uma maior probabilidade de que a pessoa realizasse exames para verificar o colesterol (OR: 1,18, IC95%:  1,08 – 1,29] ou colonoscopia de rastreamento (OR: 1,06; IC95%: 0,99 – 1,14). Além disso, as mulheres do estudo eram mais propensas a realizar uma mamografia (OR = 1,27; IC95%: 1,16 – 1,39) ou exame de Papanicolau (OR: 1,16; IC95%: 1,06 – 1,28), e os homens eram mais propensos a realizar um exame de próstata (OR: 1,31; IC95% 1,18-1,45). Cada aumento de uma unidade em ter um propósito de vida também foi associado com 17% a menos dias internados em um hospital (OR: 0,83; IC95%:  0,77 – 0,89).

 

Aplicações Práticas

O que este estudo observacional demonstra é, de forma objetiva, que pessoas com propósito de vida após os 50 anos tendem  a se cuidar mais, ou ao menos, preocupam-se mais em manter-se saudável, conforme demonstrado pelos resultados de exames preventivos/ de rastreamento.

Com a população cada vez mais se modificando do ponto de vista de idade e expectativa de vida, é fundamental descobrir o que causa um envelhecimento saudável. O que define um propósito de vida é provavelmente algo muito individual, mas podemos imaginar que estar ativo, empregado, com família em crescimento (filhos e netos), é definitivamente um plano de fundo. Criar isso é um plano social.

Outras contribuições  que este estudo pode trazer são  os resultados que podem subsidiar o desenvolvimento de novas estratégias que aumentem o uso de serviços de saúde preventiva, contrabalanceando o peso do aumento dos custos de cuidados de saúde e melhorando a qualidade de vida de pessoas que se deslocam para as fileiras da nossa sociedade em envelhecimento. Podemos observar um importante resultado, que é o menor número de dias hospitalizados que os indivíduos com mais propósito de vida tiveram. Provavelmente um reflexo de maiores cuidados pessoais e maiores preocupações com a própria saúde.

Este estudo é uma equação simples em termos de saúde pública: mais propósito de vida é igual a mais prevenção. Mais prevenção é obviamente igual a menos doenças. Fica óbvio onde investir.

 

Bibliografia

Kim ES et al. Purpose in life and use of preventive health care services. Proc Natl Acad Sci U S A 2014 Nov 18; 111:16331 (link para o artigo).

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.