FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Corticosteroide em Paciente Internado por Pneumonia Adquirida na Comunidade

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 18/12/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

Uma das grandes causas de mortalidade em todo o mundo é a pneumonia adquirida na comunidade (PAC). Normalmente a gravidade é variável, e uma parcela dos casos vai precisar de internação. A mortalidade destes pacientes tende a ser bastante alta. Uma das medidas adotadas em tratamento é o uso de corticoides como medida adjuvante, porém não há consenso sobre a adoção dessa prática.

 

O Estudo

Esse foi um estudo que teve por objetivo avaliar o efeito do tratamento com corticosteroides adjuvante sobre a mortalidade, a morbidade e o tempo de internação em pacientes com PAC. Foram consultadas as fontes Medline, Embase e a Cochrane, sendo selecionados ensaios clínicos randomizados de corticosteroides sistêmicos em adultos hospitalizados com PAC.

A idade mediana entre os estudos foi de 60 anos, e aproximadamente 60% dos pacientes eram do sexo masculino. Corticosteroides adjuvantes foram associados com possíveis reduções na mortalidade por qualquer causa (1974 pacientes; Risco Relativo [RR], 0,67 [IC 95% 0,45-1,01]; diferença de risco [RD], 2,8%; certeza moderada), em necessidade de ventilação mecânica (1060 pacientes; RR, 0,45 [IC 0,26-0,79]; RD, 5,0%) e síndrome do desconforto respiratório agudo (945 pacientes; RR, 0,24 [IC 0,10 para 0,56]; RD, 6,2%). Eles também reduziram o tempo para a estabilidade clínica (1180 pacientes; alta segurança; diferença, -1,22 dias [IC, -2,08 a -0,35 dias]) e duração da internação (1499 pacientes; diferença média, -1 dia [IC, -1,79 a -0,21 dias]). Corticosteroides adjuvantes aumentaram a frequência de hiperglicemia necessitando de tratamento (1534 pacientes; RR, 1,49 [IC, 1,01-2,19]; RD, 3,5%), mas não aumentou a frequência de hemorragia gastrointestinal.

 

Aplicações Práticas

Esta revisão sistemática sugere fortemente, com base nos resultados levantados, que a corticoterapia adjuvante seja usada em pacientes adultos com PAC internados, pois pode reduzir a mortalidade em cerca de 3%, necessidade de ventilação mecânica em cerca de 5%, e o tempo de internação hospitalar cerca de um dia.

 

Referências

Siemieniuk RA, et al. Corticosteroid Therapy for Patients Hospitalized With Community-Acquired Pneumonia: A Systematic Review and Meta-analysis. Ann Intern Med. [Epub ahead of print 11 August 2015] doi:10.7326/M15-0715.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.