FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Características da COVID-19 em Obstetrícia

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/05/2020

Comentários de assinantes: 0

 

Contexto Clínico

 

Em dezembro de 2019, a doença de coronavírus 2019(COVID-19) causada por síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2(SARS-CoV-2) surgiu em Wuhan, China. O número de gestantes afetadas estáaumentando, mas informações escassas estão disponíveis sobre as característicasclínicas da COVID-19 na gestação.

 

O Estudo

 

Este é um estudo observacional e retrospectivo feitoem um único centro e que incluiu todas as mulheres gestantes com COVID-19 queforam internadas no Hospital Tongji em Wuhan, China. Características clínicas,tratamentos e resultados maternos e fetais foram avaliados.

Sete pacientes admitidas no Hospital Tongji de 1º dejaneiro a 8 de fevereiro de 2020 foram incluídas neste relato. A idade média daspacientes foi de 32 anos (faixa de 29 a 34 anos), e a idade gestacional médiafoi de 39 semanas mais 1 dia (faixa de 37 semanas a 41 semanas mais 2 dias). Asmanifestações clínicas foram febre (seis [86%] pacientes), tosse (um [14%]paciente), falta de ar (um [14%] paciente) e diarreia (um [14%] paciente). Todasas pacientes realizaram cesariana dentro de três dias da apresentação clínica,com idade gestacional média de 39 semanas mais 2 dias. A data final doacompanhamento foi em 12 de fevereiro de 2020. Os resultados das gestantes edos recém-nascidos foram bons. Três recém-nascidos foram testados paraSARS-CoV-2, e um recém-nascido foi infectado com SARS-CoV-2 36 horas após onascimento.

 

Aplicação Prática

 

Este estudo observacional nos fornece dados iniciaissobre resultados maternos, fetais e neonatais de pacientes que foram infectadasno final da gestação. O número de casos é pequeno, mas não traz nenhum alarmeinicial. Ressalta-se que os pesquisadores fizeram um gerenciamento ativo eintensivo dos dados para tentar deixá-los mais robustos. As característicasclínicas desses pacientes com COVID-19 durante a gestação foram semelhantes àsde adultos não gestantes com COVID-19 que foram relatadas na literatura.

 

 

Bibliografia

 

1.            Yu N et al. Clinical features and obstetricand neonatal outcomes of pregnant patients with COVID-19 in Wuhan, China: aretrospective, single-centre, descriptive study. The Lancet InfectiousDiseases. Published: March 24, 2020.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.