FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Estudo com Upadacitinibe ou Abatacept em Artrite Reumatóide

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 18/01/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

O upadacitinibe é um inibidor oralreversível da Janus quinase (JAK) com seletividade para JAK1 sobre JAK2, JAK3 etirosina quinase 21 que foi aprovado para o tratamento da artrite reumatoide.Estudos demonstraram remissão com o uso de upadacitinibe em aproximadamente 30%dos pacientes, independentemente do tratamento anterior, incluindo aqueles quenão receberam metotrexato anteriormente ou que tiveram falha do tratamento commedicamentos antirreumáticos modificadores da doença sintéticos convencionais(DMARDs) ou DMARDs biológicos.

Já o abatacept é um medicamentoaprovado para o tratamento da artrite reumatoide que modula a coestimulação dascélulas T ligando-se aos receptores CD80 e CD86 nas células que apresentamantígenos, inibindo, assim, a proliferação das células T e a estimulação dascélulas B. A eficácia e a segurança do abatacept foram demonstradas em estudosde fase 3 envolvendo pacientes com artrite reumatoide ativa e respostainadequada ao metotrexato ou a DMARDs biológicos.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico duplo-cego e controlado, fase 3, executado ao longo de 24semanas, no qual pacientes foram distribuídos aleatoriamente em uma proporçãode 1: 1 para receber upadacitinibe oral (15 mg uma vez ao dia) ou abataceptintravenoso, cada um em combinação com DMARDs sintéticos estáveis. O desfechoprimário foi a alteração da linha de base no Índice de Atividade da Doençacomposto para 28 articulações com base no nível de proteína C reativa(DAS28-CRP; intervalo de 0 a 9,4, com pontuações mais altas indicando maisatividade da doença) na semana 12, com avaliação de não inferioridade. Osprincipais desfechos secundários na semana 12 foram a superioridade doupadacitinibe sobre o abatacept na mudança da linha de base no DAS28-CRP e aporcentagem de pacientes com remissão clínica de acordo com DAS28-CRP inferiora 2,6.

Um total de303 pacientes receberam upadacitinibe, e 309 pacientes receberam abatacept. Apartir dos valores basais do DAS28-CRP de 5,70 no grupo de upadacitinibe e 5,88no grupo de abatacept, a alteração média na semana 12 foi de -2,52 e -2,00,respectivamente (diferença, -0,52 pontos; IC 95%, -0,69 a -0,35; P < 0,001para não inferioridade; P < 0,001 para superioridade). A porcentagem depacientes com remissão foi de 30,0% com upadacitinibe e de 13,3% com abatacept(diferença de 16,8 pontos percentuais; IC 95%, 10,4 a 23,2; P < 0,001 parasuperioridade). Durante o período de tratamento, uma morte, um acidentevascular cerebral não fatal e dois eventos tromboembólicos venosos ocorreram nogrupo de upadacitinibe, e mais pacientes no grupo de upadacitinibe do que nogrupo de abatacept tiveram níveis elevados de aminotransferases hepáticas.

 

Aplicação Prática

 

Neste ensaioclínico randomizado com pacientes portadores de artrite reumatoide refratária aDMARDS, o upadacitinibe foi superior ao abatacept na mudança da linha de baseno DAS28-CRP e na obtenção da remissão na semana 12, mas foi associado aeventos adversos mais graves. Ou seja, com base neste ensaio clínico ao menos,há demonstração de maior eficácia do upadacitinibe, porém à custa de índices desegurança não aceitáveis, dado o perfil grave de eventos adversos que ocorreram(morte, AVC, eventos tromboembólicos). Assim, não deve ser conduta recomendadapor ora. Eventualmente, novos ensaios, mais longos e maiores, podem vir a mudaressa recomendação. 

 

Bibliografia

 

1.            Rubbert-Roth A etal. Trial of Upadacitinib or Abatacept in Rheumatoid Arthritis. N Engl J Med2020; 383:1511-1521

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.