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Restrição de Crescimento Intrauterino e Status Pequeno para a Idade Gestacional com Resultados Cognitivos na Infância

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 25/01/2021

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Contexto Clínico

 

A magnitude da associação da restriçãode crescimento intrauterino (RCIU) e status pequeno para a idadegestacional (PIG) ??com resultados cognitivos em crianças nascidas prematuras ea termo não foi estabelecida.

 

O Estudo

 

Apresentamosuma revisão sistemática com metanálise cujo objetivo foi examinar os resultadoscognitivos de crianças nascidas prematuras e a termo que tiveram RCIU e eramPIG em comparação com crianças que eram adequadas para a idade gestacional(AIG) durante os primeiros 12 anos de vida.

Para estarevisão sistemática e metanálise, os bancos de dados Scopus, PubMed, Web ofScience, Science Direct, PsycInfo e ERIC foram pesquisados ??em busca deliteratura em inglês revisada por pares publicada entre 1º de janeiro de 2000 e20 de fevereiro de 2020.

Os critériosde inclusão foram avaliação dos resultados cognitivos (QI em escala completa ouuma subescala cognitiva), inclusão de um grupo AIG como comparação e inclusãoda idade gestacional no nascimento, além de avaliação cognitiva até os 12 anosde idade.

As diretrizesde relatórios de Metanálise de Estudos Observacionais em Epidemiologia (MOOSE)foram seguidas. Os dados foram submetidos a dupla triagem para artigos de textocompleto, e um subconjunto foi codificado independentemente por dois autores.Diferenças médias padronizadas (SMDs) e odds ratio de estudos individuais foramagrupadas.

Os desfechosavaliados foram os resultados cognitivos, definidos como pontuações mentais,cognitivas ou de QI, estimados com testes cognitivos padronizados oudeficiência intelectual limítrofe (BII), definidos como pontuações mentais,cognitivas ou de QI pelo menos 1 desvio padrão abaixo da média da pontuaçãocognitiva.

Neste estudode 89 amostras de 60 estudos, incluindo 52.822 crianças, aquelas que tiveramRCIU e que  eram PIG tiveram resultadoscognitivos significativamente piores na infância (por exemplo, escorescognitivos e BII) do que crianças com AIG. Para os escores cognitivos, asassociações são consistentes para prematuros (SMD -0,27; IC95% -0,38 a -0,17) ecrianças nascidas a termo (SMD -0,39; IC95% -0,50 a -0,28). As análises de BIIrevelaram risco significativamente aumentado nas crianças prematuras quetiveram RCIU e eram PIG (odds ratio, 1,57; IC 95%, 1,40 a 1,77) emcomparação com as crianças com AIG.

 

Aplicação Prática

 

Estametanálise traz interessantes insights quando pensamos em termos desaúde pública e saúde infantil, uma vez que demonstra RCIU e status PIGsignificativamente associados a resultados cognitivos mais baixos na infância quandocomparamos nascidos a termo com prematuros. Isso mostra a necessidade potencialda fase pré-natal de focar no combate a fatores de risco para essas situações,bem como a necessidade de abordagens pós-natais de forma sistemática.

 

Bibliografia

 

1.            Sacchi C, Marino C, Nosarti C, Vieno A,Visentin S, Simonelli A. Association of Intrauterine Growth Restriction andSmall for Gestational Age Status With Childhood Cognitive Outcomes: ASystematic Review and Meta-analysis. JAMA Pediatr. 2020;174(8):772?781.

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