FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nível de Hemoglobina e Transfusão em Bebês Pré-termo

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 25/02/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Em doentes críticos, a discussão sobre qualnível de hemoglobina deve ser adotado para indicar transfusão de hemácias éalgo bem discutido e documentado. Porém, quando se trata de neonatologia, hádados limitados, sugerindo que limiares mais elevados de hemoglobina paratransfusões de hemácias podem reduzir o risco de atraso cognitivo entre bebêscom peso ao nascer extremamente baixo e anemia.

 

O Estudo

 

Apresentamosum estudo multicêntrico (19 centros, 41 UTIs neonatais) aberto em que bebês compeso de nascimento de 1.000 g ou menos e idade gestacional entre 22 semanas 0dias e 28 semanas 6 dias foram aleatoriamente designados dentro de 48 horasapós o parto para receber transfusões de glóbulos vermelhos usando limiares dehemoglobina mais altos ou mais baixos até que completassem 36 semanas de idade considerandoa data da última menstruação das mães ou alta, o que ocorresse primeiro. Arandomização foi estratificada de acordo com o peso ao nascer (< 750 g ou750 a 1.000 g) e o centro de avaliação.

O desfechoprimário foi um composto de morte ou comprometimento do neurodesenvolvimento(atraso cognitivo, paralisia cerebral ou perda de audição ou visão) entre 22 e 26meses de idade, corrigido para prematuridade.

Foramsubmetidos à randomização 1.824 bebês (peso médio ao nascer, 756 g; idadegestacional média, 25,9 semanas). Houve diferença entre os grupos de 1,9 g pordecilitro (19 g por litro) nos níveis médios de hemoglobina pré-transfusão aolongo do período de tratamento (a partir da 3ª semana de vida, os níveis médiosforam de cerca de 10 g/dL no grupo de maior limiar e de cerca de 8 g/dL nogrupo de baixo limiar). Dados de resultados primários estavam disponíveis para1.692 bebês (92,8%). De 845 bebês no grupo de limite superior, 423 (50,1%)morreram ou sobreviveram com comprometimento do neurodesenvolvimento, emcomparação com 422 de 847 bebês (49,8%) no grupo de limite inferior (riscorelativo ajustado para estrato de peso ao nascer e centro, 1,00; intervalo deconfiança [IC] de 95%, 0,92 a 1,10; P = 0,93). Aos 2 anos, os grupos de limiarsuperior e inferior tiveram incidências semelhantes de morte (16,2 e 15,0%,respectivamente) e comprometimento do neurodesenvolvimento (39,6 e 40,3%,respectivamente). Na alta hospitalar, as incidências de sobrevida semcomplicações graves foram de 28,5 e 30,9%, respectivamente. Eventos adversosgraves ocorreram em 22,7 e 21,7%, respectivamente.

 

Aplicação Prática

 

Neste ensaioclínico randomizado, pudemos observar que, em bebês com peso extremamente baixoao nascer, um limiar de hemoglobina mais alto para transfusão de hemácias nãomelhorou a sobrevida sem comprometimento do neurodesenvolvimento aos 22 a 26meses de idade, corrigido para prematuridade. Este estudo consegue nos ajudar arecomendar o uso de um menor limiar para transfusão nesses bebês pré-termo, umavez que não há benefícios adicionais ou menores riscos dos desfechos estudadoscom transfusões em níveis de hemoglobina mais altos.

 

 

Bibliografia

 

1.            Kirpalani H et al. Higher or Lower HemoglobinTransfusion Thresholds for Preterm Infants. N Engl J Med 2020; 383:2639-2651

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.