FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Dexmedetomidina ou Propofol em Pacientes Sépticos em Ventilação Mecânica

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 23/08/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

As diretrizes atualmente recomendamdirecionar a sedação leve com dexmedetomidina ou propofol para adultosrecebendo ventilação mecânica. Existem diferenças entre esses sedativos nacapacidade do paciente de despertar, além de potenciais influências em imunidadee inflamação. Ainda não sabemos se eles afetam os resultados de forma diferenteem adultos ventilados mecanicamente com sepse submetidos a sedação leve.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico randomizado com cegamento duplo,multicêntrico, no qual pacientes adultos com sepse e sob ventilação mecânicaforam designados aleatoriamente para receber dexmedetomidina (0,2 a 1,5 µg porquilograma de peso corporal por hora) ou propofol (5 a 50 µg por quilograma porminuto), com doses ajustadas por enfermeiras à beira do leito para atingir asmetas de sedação estabelecidas pelos médicos de acordo com a RichmondAgitation-Sedation Scale (RASS, na qual as pontuações variam de -5 [semresposta] a 4 [combativa]). O desfecho primário avaliado foi dias de vida semdelírio ou coma durante o período de intervenção de 14 dias. Os desfechossecundários foram dias sem ventilação em 28 dias, morte em 90 dias e pontuaçãototal ajustada por idade no questionário Entrevista por Telefone para StatusCognitivo (TICS-T; pontuação variando de 0 a 100, com média de 50 ± 10 epontuações mais baixas indicando pior cognição) em 6 meses.

De 432 pacientes que foram submetidos àrandomização, 422 foram designados para receber um medicamento experimental eforam incluídos nas análises, sendo que 214 pacientes receberam dexmedetomidinaem uma dose média de 0,27 µg por quilograma por hora, e 208 receberam propofolem uma dose média de 10,21 µg por quilograma por minuto. A duração mediana dorecebimento dos medicamentos em estudo foi de 3,0 dias (intervalo interquartil,2,0 a 6,0), e a pontuação RASS mediana foi de -2,0 (intervalo interquartil,-3,0 a -1,0). Não foi encontrada diferença entre dexmedetomidina e propofol nonúmero de dias vivos sem delirium ou coma (mediana ajustada, 10,7 vs.10,8 dias; odds ratio, 0,96; IC 95%, 0,74 a 1,26), dias sem ventilação(mediana ajustada, 23,7 vs. 24,0 dias; odds ratio, 0,98; IC 95%, 0,63 a1,51), morte em 90 dias (38% vs. 39%; razão de risco, 1,06; IC 95%, 0,74 a1,52) ou pontuação TICS-T em 6 meses (pontuação mediana ajustada, 40,9 vs.41,4; odds ratio, 0,94; IC 95%, 0,66 a 1,33). Os desfechos de segurançaforam semelhantes nos dois grupos.

 

Aplicação Prática

 

Este ensaioclínico traz um resultado interessante, ainda que negativo, uma vez que, entreos adultos com sepse ventilados mecanicamente que estavam sendo tratados com asabordagens de sedação leve recomendadas, os resultados em pacientes quereceberam dexmedetomidina não diferiram dos resultados daqueles que receberampropofol. Assim, pelo menos com base neste ensaio clínico e demais evidênciasdisponíveis até então, não temos como recomendar uma medicação em detrimento deoutra, devendo ser consideradas na prática questões de custo e disponibilidadepara considerar uso de propofol ou dexmedetomidina.

 

 

Bibliografia

 

1.            Hughes CG et al. Dexmedetomidine or Propofolfor Sedation in Mechanically Ventilated Adults with Sepsis. N Engl J Med 2021;384:1424-1436

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.