FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Atogepant para Prevenção de Enxaqueca

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 03/12/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

As enxaquecas estão entre as maisfrequentes cefaleias primárias na população adulta, e uma parcela dos casosacaba tendo recorrência alta de crises, caracterizando situações em quemedicamentos profiláticos passam a ter papel fundamental para controlesintomático.

O atogepant é um antagonista doreceptor do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina oral, de moléculapequena, e está sendo investigado para o tratamento preventivo da enxaqueca.Apresentaremos um estudo de fase 3 sobre essa nova droga.

 

O Estudo

 

Apresentamos umensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, no qual adultos com 4 a 14dias de enxaqueca por mês foram aleatorizados em uma proporção de 1: 1: 1: 1para receber uma dose diária de atogepant oral (10 mg, 30 mg ou 60 mg) ouplacebo por 12 semanas. O desfecho primário foi a mudança da linha de base nonúmero médio de dias de enxaqueca por mês ao longo das 12 semanas. Os desfechossecundários incluíram dias de cefaleia por mês, redução da linha de base depelo menos 50% na média de 3 meses de dias de enxaqueca por mês, qualidade devida e pontuações no prejuízo da enxaqueca nas atividades diárias (questionárioAIM-D).

Foram selecionados 2.270 participantes;910 foram inscritos, e 873 foram incluídos na análise de eficácia; 214 foramatribuídos ao grupo de atogepant de 10 mg, 223 ao grupo de atogepant de 30 mg,222 ao grupo de atogepant de 60 mg e 214 ao grupo de placebo. O número médio dedias de enxaqueca por mês no início do estudo variou de 7,5 a 7,9 nos quatrogrupos. As alterações da linha de base ao longo de 12 semanas foram de ?3,7dias com atogepant 10 mg, ?3,9 dias com atogepant 30 mg, ?4,2 dias comatogepant 60 mg e ?2,5 dias com placebo. As diferenças médias em relação aoplacebo na alteração da linha de base foram ?1,2 dia com atogepant 10 mg (IC 95%:?1,8 a ?0,6), 1,4? dia com atogepant 30 mg (IC 95%: ?1,9 a -0,8) e ?1,7 dia comatogepant 60 mg (IC 95%:  -2,3 a -1,2) (P< 0,001 para todas as comparações com placebo). Os resultados para osdesfechos secundários favoreceram o atogepant em relação ao placebo com asexceções da pontuação no AIM-D quanto à performance em atividadesdiárias e ao impacto físico das crises para a dose de 10 mg. Os eventosadversos mais comuns foram constipação (6,9 a 7,7% nas doses administradas) enáuseas (4,4 a 6,1% nas doses administradas). Os eventos adversos gravesincluíram um caso de asma e neurite óptica no grupo do atogepant de 10 mg.

 

Aplicação Prática

 

Conforme este ensaio clínico de fase 3,o atogepant oral uma vez ao dia foi eficaz na redução do número de dias deenxaqueca durante um período de 12 semanas. Os eventos adversos incluíram constipaçãoe náuseas. A droga, nesse sentido, parece promissora, com um perfil de eventosadversos que tendem a ter tolerabilidade viável. Entretanto, ainda sãonecessários ensaios clínicos mais longos e maiores para determinar o efeito e asegurança do atogepant para a prevenção da enxaqueca. E, sem dúvida,comparações com outras drogas já consagradas na profilaxia serão necessárias,ainda mais se pensarmos no custo-efetividade de uma medicação nova contraoutras que já têm menores custos por serem genéricas. Vamos aguardar novosestudos.

 

Bibliografia

 

1.            Ailani J et al. Atogepant for the PreventiveTreatment of Migraine. N Engl J Med 2021; 385:695-706

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.