FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Atogepant para Prevenção de Enxaqueca

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 29/10/2021

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

As enxaquecas estão entre as mais frequentes cefaleias primárias na população adulta, e uma parcela dos casos acaba tendo recorrência alta de crises, caracterizando situações em que medicamentos profiláticos passam a ter papel fundamental para controle sintomático.

O atogepant é um antagonista do receptor do peptídeo relacionado ao gene da calcitonina oral, de molécula pequena, e está sendo investigado para o tratamento preventivo da enxaqueca. Apresentaremos um estudo de fase 3 sobre essa nova droga.

 

O Estudo

 

Apresentamos um ensaio clínico randomizado, controlado, duplo-cego, no qual adultos com 4 a 14 dias de enxaqueca por mês foram aleatorizados em uma proporção de 1: 1: 1: 1 para receber uma dose diária de atogepant oral (10 mg, 30 mg ou 60 mg) ou placebo por 12 semanas. O desfecho primário foi a mudança da linha de base no número médio de dias de enxaqueca por mês ao longo das 12 semanas. Os desfechos secundários incluíram dias de cefaleia por mês, redução da linha de base de pelo menos 50% na média de 3 meses de dias de enxaqueca por mês, qualidade de vida e pontuações no prejuízo da enxaqueca nas atividades diárias (questionário AIM-D).

Foram selecionados 2.270 participantes; 910 foram inscritos, e 873 foram incluídos na análise de eficácia; 214 foram atribuídos ao grupo de atogepant de 10 mg, 223 ao grupo de atogepant de 30 mg, 222 ao grupo de atogepant de 60 mg e 214 ao grupo de placebo. O número médio de dias de enxaqueca por mês no início do estudo variou de 7,5 a 7,9 nos quatro grupos. As alterações da linha de base ao longo de 12 semanas foram de –3,7 dias com atogepant 10 mg, –3,9 dias com atogepant 30 mg, –4,2 dias com atogepant 60 mg e –2,5 dias com placebo. As diferenças médias em relação ao placebo na alteração da linha de base foram –1,2 dia com atogepant 10 mg (IC 95%: –1,8 a –0,6), 1,4– dia com atogepant 30 mg (IC 95%: –1,9 a -0,8) e –1,7 dia com atogepant 60 mg (IC 95%:  -2,3 a -1,2) (P < 0,001 para todas as comparações com placebo). Os resultados para os desfechos secundários favoreceram o atogepant em relação ao placebo com as exceções da pontuação no AIM-D quanto à performance em atividades diárias e ao impacto físico das crises para a dose de 10 mg. Os eventos adversos mais comuns foram constipação (6,9 a 7,7% nas doses administradas) e náuseas (4,4 a 6,1% nas doses administradas). Os eventos adversos graves incluíram um caso de asma e neurite óptica no grupo do atogepant de 10 mg.

 

Aplicação Prática

 

Conforme este ensaio clínico de fase 3, o atogepant oral uma vez ao dia foi eficaz na redução do número de dias de enxaqueca durante um período de 12 semanas. Os eventos adversos incluíram constipação e náuseas. A droga, nesse sentido, parece promissora, com um perfil de eventos adversos que tendem a ter tolerabilidade viável. Entretanto, ainda são necessários ensaios clínicos mais longos e maiores para determinar o efeito e a segurança do atogepant para a prevenção da enxaqueca. E, sem dúvida, comparações com outras drogas já consagradas na profilaxia serão necessárias, ainda mais se pensarmos no custo-efetividade de uma medicação nova contra outras que já têm menores custos por serem genéricas. Vamos aguardar novos estudos.

 

Bibliografia

 

1.             Ailani J et al. Atogepant for the Preventive Treatment of Migraine. N Engl J Med 2021; 385:695-706

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.