FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metformina para Prolongar Gestação em Pré-Eclâmpsia Pré-Termo

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/01/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A pré-eclâmpsia é uma das principaiscausas de morbidade e mortalidade materna e neonatal. A pré-eclâmpsia queocorre pré-termo é uma das variantes mais graves, afetando 0,5% das gestações(ou seja, 10% de todas as mulheres com pré-eclâmpsia). A pré-eclâmpsiapré-termo também está associada a maior morbidade e mortalidade materna eneonatal em comparação com a pré-eclâmpsia que ocorre na gestação a termo.

A pré-eclâmpsia pré-termo frequentementeleva ao parto por indicação materna, o que resulta em parto prematuro quecoloca o recém-nascido em risco de grande deficiência neonatal e morte,particularmente em países de baixa e média rendas. Fora o parto, seria interessanteque houvesse um tratamento que viabilizasse ao bebê chegar no termo,minimizando impactos da prematuridade.

Estudos laboratoriais pré-clínicosidentificaram o medicamento metformina como um candidato potencial para otratamento da pré-eclâmpsia.

 

O Estudo

 

Apresentamos umensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, cujo objetivofoi avaliar se a metformina de liberação prolongada pode ser usada paraprolongar a gestação em mulheres com pré-eclâmpsia pré-termo com expectativa detratamento. O estudo foi realizado em hospital de referência na Cidade do Cabo,África do Sul. Participaram 180 mulheres com pré-eclâmpsia pré-termo entre 26 e31 semanas e 6 dias de gestação em tratamento expectante: 90 foram randomizadaspara metformina de liberação prolongada (3 g em doses divididas), e 90 paraplacebo. O desfecho primário avaliado foi o prolongamento da gestação.

De 180 participantes, uma mulher deu àluz antes de tomar qualquer medicamento em estudo. O tempo médio desde arandomização até o parto foi de 17,7 dias (intervalo interquartil, 5,4-29,4dias; n = 89) no braço da metformina e de 10,1 (3,7-24,1; n = 90) dias no braçodo placebo, uma diferença média de 7,6 dias (razão média geométrica, 1,39; IC9 5%,0,99 a 1,95; P = 0,057). Entre aquelas que continuaram a tomar o medicamento doestudo em qualquer dose, o prolongamento médio da gestação no braço dametformina foi de 17,5 (intervalo interquartil, 5,4-28,7; n = 76) dias emcomparação com 7,9 (3,0-22,2; n = 74) dias no braço do placebo, uma diferençamediana de 9,6 dias (razão média geométrica, 1,67, IC 95%, 1,16 a 2,42). Entreaquelas que tomaram a dosagem completa, o prolongamento médio da gestação nobraço da metformina foi de 16,3 (intervalo interquartil, 4,8-28,8; n = 40) diasem comparação com 4,8 (2,5-15,4; n = 61) dias no braço do placebo, umadiferença mediana de 11,5 dias (razão média geométrica, 1,85, IC 95% ,1,14 a2,88). No braço da metformina, o peso ao nascer aumentou de forma nãosignificativa, e o tempo de internação diminuiu no berçário neonatal. Não foramobservados eventos adversos graves relacionados aos medicamentos em estudo,embora diarreia tenha sido mais comum no braço da metformina.

 

Aplicação Prática

 

Este estudo tem grande importância emum ano em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o Dia Mundialda Segurança do Paciente foi voltado à segurança materna e neonatal. Termos umaalternativa à indução de parto em casos de pré-eclâmpsia pré-termo é algo quepode poupar vidas e recursos em ambientes de baixa e média rendas, inclusive emnossa realidade.

O racional por trás da metformina comotratamento potencial para a pré-eclâmpsia está nas suas ações de mitigação dedoença placentária e dos vasos maternos, que foram bem-sucedidas em modelosanimais.

A despeito de não avaliar desfechos demaior relevância, como morbidade e mortalidade, os dados deste ensaio clínicodevem ser levados em conta, pois demonstrou-se que a metformina de liberaçãoprolongada sustenta a gestação em mulheres com pré-eclâmpsia pré-termo. Noentanto, são necessários mais estudos para consolidar a prática. Este estudofornece uma prova de conceito de que o tratamento da pré-eclâmpsia pré-termo épossível.

 

Bibliografia

 

1.            Cluver C A, Hiscock R, Decloedt E H, Hall D R,Schell S, Mol B W et al. Use of metformin to prolong gestation in pretermpre-eclampsia: randomised, double blind, placebo controlled trial BMJ 2021; 374:n2103

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.