FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Terapia Antiplaquetária Dupla Após Angioplastia com Alto Risco de Sangramento

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 14/01/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A dupla antiagregaçãoplaquetária é uma das bases da terapia após angioplastia com stentfarmacológico na atualidade. Porém, há muitas dúvidas em torno das situaçõesnas quais os pacientes têm alto risco de sangramento quanto à duraçãoapropriada dessa terapia medicamentosa.

 

O Estudo

 

Apresentamos umestudo no qual, um mês após terem sidosubmetidos à implantação de um stent coronariano com sirolimus, pacientescom alto risco de sangramento foram randomizados para descontinuar a terapiaantiplaquetária dupla imediatamente (terapia abreviada) ou continuar por pelomenos dois meses adicionais (terapia padrão). Os três desfechos primáriosclassificados foram eventos clínicos adversos (um composto de morte porqualquer causa, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral ou sangramentoimportante), eventos adversos cardíacos ou cerebrais (um composto de morte porqualquer causa, infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral) ehemorragia importante ou clinicamente relevante não grave. Incidências cumulativasforam avaliadas em 335 dias. Os dois primeiros resultados foram avaliados paranão inferioridade na população por protocolo, e o terceiro resultado, parasuperioridade na população com intenção de tratar.

Entre os 4.434pacientes na população por protocolo, eventos clínicos adversos ocorreram em165 pacientes (7,5%) no grupo de terapia abreviada e em 172 (7,7%) no grupo deterapia padrão (diferença, -0,23 ponto percentual; IC 95%, -1,80 a 1,33; P <0,001 para não inferioridade). Um total de 133 pacientes (6,1%) no grupo deterapia abreviada e 132 pacientes (5,9%) no grupo de terapia padrão tiveram umevento adverso cardíaco ou cerebral importante (diferença, 0,11 ponto percentual;IC 95%, -1,29 a 1,51; P = 0,001 para não inferioridade). Entre os 4.579pacientes na população com intenção de tratar, sangramento maior ouclinicamente relevante não grave ocorreu em 148 pacientes (6,5%) no grupo deterapia abreviada e em 211 (9,4%) no grupo de terapia padrão (diferença, -2,82pontos percentuais; IC 95%, -4,40 a -1,24; P < 0,001 para superioridade).

 

 

Aplicação Prática

 

Primeiramente,vamos resumir esses resultados. Um mês de terapia antiplaquetária dupla não foiinferior à continuação da terapia por pelo menos dois meses adicionais no quediz respeito à ocorrência de eventos clínicos adversos e eventos cardíacos oucerebrais. Além disso, a terapia abreviada também resultou em incidência maisbaixa de sangramento maior clinicamente relevante não grave. A conclusão a quepodemos chegar é no sentido do custo-benefício. Como a terapia abreviada nãooferece maiores riscos de eventos clínicos vasculares e ainda poupa aocorrência de eventos hemorrágicos, ao menos com base neste estudo, fica amensagem de que devemos optar pela terapia abreviada na prática, quandoestivermos lidando com pacientes de alto risco de sangramento e que precisam deantiagregação plaquetária dupla após colocação de stent farmacológico.

 

 

Bibliografia

 

1.            Valgimigli M et al. Dual Antiplatelet Therapyafter PCI in Patients at High Bleeding Risk. N Engl J Med 2021; 385:1643-1655

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.