FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Momento de Início da Diálise em Doença Renal Crônica e Desfechos

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 26/01/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Em todo o mundo, mais de 3 milhões depessoas com insuficiência renal precisam de tratamento de diálise de manutençãopara sobreviver. Esses números devem dobrar até 2030. A despeito de viabilizarsobrevida, a diálise não deixa de impactar a qualidade de vida dos pacientes.Portanto, determinar o momento ideal de diálise é extremamente importante.

Apesar da extensa literatura anterior,faltam evidências sobre se existe uma taxa de filtração glomerular ideal parainiciar a diálise e, se houver, onde ela se encontra. Estudos observacionaisanteriores que tentaram investigar várias estratégias baseadas nas taxas defiltração glomerular estimada (eTFG) foram limitados por poder estatísticoinsuficiente ou uma série de vieses. Por exemplo, em 2010, o ensaio deIniciação da Diálise Precoce e Tardia (IDEAL) mostrou que uma estratégia parainiciar a diálise com eTFG de 10-14 mL/min/1,73 m2 não era superiora esperar até que os sintomas se desenvolvessem ou eTFG é de 5-7 mL/min/1,73 m2.

 

O Estudo

 

Este é um estudode coorte observacional realizado com dados do registro renal sueco depacientes encaminhados a nefrologistas. Os pacientes tinham eTFG basal entre 10e 20 mL/min/1,73 m2 e foram incluídos entre 1º de janeiro de 2007 e31 de dezembro de 2016, com acompanhamento até 1º de junho de 2017.

Tomando comobase de referência eTFG entre 6 e 7 mL/min/1,73 m2 (eTFG 6-7), foramcomparadas 15 estratégias de iniciação de diálise com valores de eTFG variandoentre 4 e 19 mL/min/1,73 m2 em incrementos de 1 mL/min/1,73 m2.As estratégias de tratamento não incluíram outros fatores que podem conduzir adecisão de iniciar a diálise na prática clínica, como sobrecarga de volume ousintomas. O desfecho primário avaliado foi mortalidade por todas as causas em cincoanos. O desfecho secundário foi eventos cardiovasculares adversos maiores(definidos como um desfecho composto de morte cardiovascular, infarto domiocárdio não fatal e acidente vascular cerebral não fatal). Os pacientes foramacompanhados até a primeira ocorrência de um evento cinco anos após a consultainicial.

 

Entre 10.290pacientes incidentes com doença renal crônica (DRC) avançada (idade mediana de73 anos; 3.739 [36%] mulheres; eTFG mediana de 16,8 mL/min/1,73 m2),3.822 iniciaram a diálise, 4.160 morreram, e 2.446 tiveram um eventocardiovascular adverso importante. Uma relação parabólica foi observada paramortalidade, com o menor risco para eTFG 15-16. Em comparação com o início dadiálise em eTFG 6-7, o início em eGFR 15-16 foi associado a 5,1% menos riscoabsoluto de mortalidade em cinco anos (IC 95% 2,5% a 6,9%) e a 2,9% menos riscode um evento cardiovascular adverso maior (IC 95% 0,2% a 5,5%), correspondendoa razões de risco de 0,89 (IC 95% 0,87 a 0,92) e 0,94 (IC 95% 0,91 a 0,98), respectivamente.Essa diferença de risco absoluto de 5,1% correspondeu a um adiamento médio doóbito de 1,6 mês em cinco anos de seguimento. No entanto, a diálise precisariaser iniciada quatro anos antes.

 

Aplicação Prática

 

O que sabíamos previamente era que,conforme o estudo IDEAL, não havia diferenças entre o início da diálise precocee tardia em pacientes com doença renal avançada (eTFG de 10-14 vs. eTFG de 5-7),mas, ao mesmo tempo, limitações deste e de outros estudos traziam dúvidas aosnefrologistas quanto ao momento ideal para indicar início de diálise em DRC.

Este estudo traz novas informações.Segundo seus resultados, o início precoce da diálise (eTFG 15-16 mL/min/1,73 m2)foi associado a risco absoluto 5,1% menor de mortalidade em cinco anos emcomparação com eTFG de 6-7 mL/min/1,73 m2. Além disso, o riscoabsoluto de eventos cardiovasculares adversos maiores foi 3,3% menor para oinício precoce. Contudo, para se conseguir esse benefício de sobrevivência, a diáliseprecisaria ser iniciada em média quatro anos antes. Com um NNT aproximado de20, o que é muito interessante, há que se considerar a relação decusto-efetividade de uma estratégia em cenários de recursos escassos, como emnossa realidade brasileira.

 

Bibliografia

 

1.            Fu E L, Evans M, Carrero J, Putter H, Clase CM, Caskey F J et al. Timing of dialysis initiation to reduce mortality andcardiovascular events in advanced chronic kidney disease: nationwide cohortstudy BMJ 2021; 375 :e066306

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.