FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Associação de Pressão Arterial Sistólica com Demência

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 30/03/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Além dos impactos altamente conhecidosda pressão arterial no desenvolvimento de doenças cardiovasculares, comoinfarto, acidente vascular cerebral e doenças aórticas, há evidências queapoiam associação com demência. Essa associação é descrita como uma curva em U,mas o quanto a idade e comorbidades influenciam essa curva ainda é algo emaberto. A importância de se entender melhor esses mecanismos é compreender quaisseriam os alvos pressóricos para minimizar o surgimento de demência em idosos.

 

O Estudo

 

Apresentamosum estudo observacional de coorte que usou uma abordagem de dados departicipantes individuais para analisar sete estudos de coorte prospectivos,observacionais e de base populacional que foram projetados para avaliarincidentes de demência em adultos mais velhos. Esses estudos começaram entre1987 e 2006 na Europa e nos Estados Unidos. Os participantes não tinhamdiagnóstico de demência e tinham dados de pressão arterial sistólica (PAS) e/oupressão arterial diastólica no início do estudo e status de demênciaincidente durante o acompanhamento. A análise dos dados foi realizada de 7 denovembro de 2019 a 3 de outubro de 2021.

O fator deinteresse estudado foi a PAS, e os desfechos observados foram a ocorrência dequalquer demência (definida usando o Manual diagnóstico e estatístico detranstornos mentais ? terceira edição revisada ? ou o Manual diagnósticoe estatístico de transtornos mentais ? quarta edição ? e estabelecida emmedições de acompanhamento ou na prática clínica), mortalidade e demência emortalidade combinadas. As covariáveis ??incluíram o uso de medicaçãoanti-hipertensiva basal, sexo, nível educacional, índice de massa corporal,tabagismo, diabetes, história de acidente vascular cerebral, história deinfarto do miocárdio e polifarmácia.

O estudoanalisou sete estudos de coorte com um total de 17.286 participantes, entre osquais 10.393 eram mulheres (60,1%), e a idade inicial média (DP) foi de 74,5(7,3) anos. Em geral, o risco de demência foi menor para indivíduos com maiorPAS, com o menor risco associado a PAS de aproximadamente 185 mmHg (IC 95%,161-230 mmHg; P = 0,001). Estratificado pela sobreposição de grupos de idadebasal de 10 anos, o menor risco de demência foi observado em níveis de PAS umpouco mais baixos naqueles com mais de 75 anos (158 mmHg [IC 95%, 152-178] a170 mmHg [IC 95%, 160- 260]). Para mortalidade, houve associação clara em formade U, com o menor risco em 160 mmHg (IC 95%, 154-181 mmHg; P < 0,001). Essa formade U ocorreu em todas as faixas etárias, com o menor risco de demênciaassociado a PAS de 134 mmHg (IC 95%, 102-149 mmHg; P = 0,03) naqueles com idadede 60 a 70 anos e aumentando até entre 155 mmHg (IC 95%, 150-166 mmHg; P < 0,001)e 166 mmHg (IC 95%, 154-260 mmHg; P = 0,02) para grupos de idade entre 70 e 95anos. As curvas combinadas de risco de demência e mortalidade se assemelham àsde mortalidade. As associações de PA diastólica com risco de demência foramgeralmente semelhantes, mas menos distintas.

 

 

Aplicação Prática

 

Este estudo de coorte descobriu que o risco dedemência foi menor para indivíduos mais velhos com níveis de PAS mais altos eque associações em forma de U mais distintas apareceram para aqueles com maisde 75 anos, mas essas associações não podem ser explicadas por mudanças associadasà PAS no risco de mortalidade. As descobertas podem justificar estudos futurossobre o manejo da PA sob medida em grupos de idosos que levem em consideração aexpectativa de vida e o contexto de saúde.

 

 

Bibliografia

 

1.            van Dalen JW, Brayne C, Crane PK, et al.Association of Systolic Blood Pressure With Dementia Risk and the Role of Age,U-Shaped Associations, and Mortality. JAMA Intern Med. Published onlineDecember 13, 2021.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.