FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

9 Crise de Seqüestração Esplênica

Última revisão: 02/09/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Manual de Condutas Básicas na Doença Falciforme [Link Livre para o Documento Original]

Série A. Normas e Manuais Técnicos

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Atenção à Saúde

Departamento de Atenção Especializada

Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados

Brasília / DF – 2006

 

9 Crise de Seqüestração Esplênica

Os portadores de doença falciforme podem sofrer repentinamente um acúmulo intraesplênico de grandes volumes de sangue, que é denominado de “crise de seqüestração esplênica”. Na anemia falciforme, estas intercorrências podem se iniciar a partir dos 5 meses de vida, sendo raras após os 2 anos. Nos portadores de outras síndromes falciformes, que permanecem com o baço aumentado, estas crises podem ocorrer também após a infância. Nestas crises, o baço aumenta rapidamente de volume e ocorre queda súbita do nível de hemoglobina, podendo provocar choque hipovolêmico e morte. Esta crise é uma das principais causas de morte nas crianças com anemia falciforme e deve ser prontamente diagnosticada e tratada.

Nos pacientes portadores de esplenomegalia volumosa deve ser feita orientação familiar quanto à palpação do baço para diagnóstico precoce do aumento súbito da víscera e socorro imediato.

Freqüentemente, ocorre rápido aumento do baço com queda importante da hemoglobina até valores inferiores a 5 g/dl e aumento no número de reticulócitos já que a medula óssea continua em pleno funcionamento.

Tratamento:

 

F controle freqüente dos sinais vitais, hemoglobina, função renal e hepática e dos fatores de coagulação;

F rápida correção da hipovolemia com transfusão de hemácias para aumentar a Hb para 9 – 10 g/dl;

F em pacientes que sofreram uma crise severa de seqüestro deve ser considerada a indicação de esplenectomia, uma vez que existe a possibilidade de recidiva;

F fazer esplenectomia se o paciente tiver mais de 5 anos, fazendo a vacina contra o Streptococcus pneumoniae previamente à cirurgia.

F para as crianças até 5 anos – programa de transfusão crônica ou hipertransfusão mantendo Hb S < 30% e educação familiar quanto à palpação do baço.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.