FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Adenomegalia cervical

Autor:

Flávia J. Almeida

Médica Assistente do Serviço de Infectologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo. Mestre em Pediatria pela FCMSCSP.

Última revisão: 22/03/2012

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente de 1 ano e 3 meses de idade, com história de abaulamento em região cervical há 4 dias, com dor e aumento progressivo. Acompanhado de febre, perda de apetite e adinamia. Paciente previamente hígido, com vacinação em dia, procedente da cidade de São Paulo, sem viagens pregressas nem contato com animais.

Ao exame físico, apresentava abaulamento em região cervical direita, de aproximadamente 5 x 8 cm, com calor, hiperemia, dor à palpação e ponto de flutuação central (Figura 1).

Paciente foi submetido à drenagem cirúrgica, com saída de secreção purulenta. Material foi enviado para cultura e houve crescimento de Staphylococcus aureus. Paciente foi internado e tratado com oxacilina. Houve melhora em 48 horas e paciente recebeu alta, com indicação de cefalexina por mais 8 dias, com resolução do quadro (Figura 2).

 

Figura 1. Abaulamento em região cervical direita, com calor, hiperemia, dor à palpação e ponto de flutuação central.

 

Figura 2. Paciente pós-tratamento: oxacilina durante internação e cefalexina por 8 dias após a alta.

 

 

Diagnóstico

Adenite bacteriana causada por Staphylococcus aureus.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.