FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Complicação de Litotripsia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 06/07/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 49 anos de idade, sexo masculino, com antecedente de litíase renal de repetição tendo realizado litotripsias anteriormente apresenta quadro de dor lombar intensa à direita com irradiação escrotal com a seguinte imagem.

 

 

Qual o diagnóstico?

Esta alteração encontrada é denominada classicamente de “Steinstrasse” ou “ rua de pedras”. Em pacientes com litíase renal submetidos à litotripsia extracorpórea pode ocorrer um acúmulo linear de fragmentos dos cálculos no ureter. O nome “Steinstrasse” foi dado por médicos alemães, que observaram este achado como complicação da litotripsia, cujo objetivo principal é fragmentar os cálculos o suficiente para que possam passar espontaneamente para a bexiga.

O quadro clinico é de hematúria transitória e, algumas vezes, dor lombar em  cólica com a passagem das pedras, podendo irradiar para escroto, como ocorre na litíase renal, esta complicação acontece tipicamente no ureter distal e raramente pode causar obstrução, que usualmente é associada com um fragmento grande (>5mm) ou acúmulo de múltiplos fragmentos.

O diagnostico é realizado usualmente pela radiografia simples de abdômen que mostra este aspecto semelhante ao calçamento de uma rua. Alguns pacientes evoluem com hidronefrose e neste caso a ultrassonografia é necessária. O tratamento é usualmente conservador com sintomáticos e observação, mas intervenção urológica pode ser necessária se a obstrução persistir.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.