FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente com Agitação Psicomotora e Lesões Cutâneas

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/09/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 30 anos de idade, sexo masculino, chega ao departamento de emergência com quadro de agitação psicomotora e mal-estar. Na chegada, apresenta: frequência cardíaca (FC), 150bpm; pressão arterial (PA), 180 x 110mmHg; SaO2, 96%; sensação de dispneia e lesões cutâneas eritematosas. Não apresenta febre na entrada.

 O quadro do paciente mostrava agitação psicomotora associada com taquicardia significativa e hipertensão arterial. Foi realizado eletrocardiograma (ECG), que demonstrava taquicardia sinusal, e radiografia de tórax sem alterações. As alterações cutâneas associadas ao quadro de agitação psicomotora levaram a hipóteses diagnósticas que incluíram meningococemia e estreptococcias.

O quadro de possível hiperativação simpaticomimética também é compatível com tempestade tireotóxica, intoxicação por cocaína e anfetaminas, crise de feocromocitoma, entre outras possibilidades.

O paciente, após estabilização inicial, referiu ter realizado consumo de cocaína inalatória, o que era compatível com o quadro de taquicardia, dispneia, agitação e hipertensão arterial; apresentou melhora com o uso de benzodiazepínicos. As lesões cutâneas não seriam compatíveis com intoxicação por cocaína, mas o uso de adulterantes da cocaína pode causar reações adversas também.

O levamisol, que é um dos adulterantes mais comuns da cocaína, pode causar lesões na pele compatíveis com vasculite, como as que o paciente apresentou. As hemoculturas e pesquisas de foco infeccioso foram negativas, e o paciente apresentou melhora progressiva com prednisona, 30mg/dia, o que levou ao diagnóstico presuntivo de intoxicação por cocaína com lesão cutânea pelo levamisol.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.