FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente 63 Anos de Idade com Lesões Cutâneas

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 09/11/2018

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 63 anos de idade com história de uso de cefalexina para tratamento de infecção urinária. Após 7 dias, apresentou quadro de febre e astenia e, 10 dias depois do início da antibioticoterapia, evoluiu com quadro de lesões cutâneas, prurido e acometimento de lábios.

São lesões cutâneas disseminadas com lesões eritematosas, sendo observado também o acometimento de mucosas. Não ocorreu lesão com descolamento da pele à pressão leve (sinal de Nikolsky). A síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET) representam diferentes espectros da mesma doença, na SSJ pelo menos 10% da epiderme com lesões eritematosas e frequentemente com as lesões em “alvo”, como as que ocorrem no eritema polimorfo, mas com forma atípica e envolvimento de mucosas.

No caso da NET, ocorre deslocamento da pele, com o chamado sinal de Nikolsky, quando a pressão digital causa descolamento da pele e o envolvimento de, pelo menos, 30% da pele, bem como a dimensão do envolvimento cutâneo, sendo o diferencial entre as duas condições.

Os pacientes podem evoluir com febre e toxicidade sistêmica significativa, com desidratação e outras complicações como infecções secundárias e até insuficiência respiratória pelo acometimento de mucosas; as lesões evoluem em um período entre 1 dia a 2 semanas. As lesões envolviam menos de 10% da superfície corporal. A paciente iniciou o uso de prednisona, 1mg/kg, apresentando rápida melhora.

As Figuras 1 e 2 ilustram o quadro de lesões cutâneas, prurido e acometimento de lábios.

 

Figura 1 - Quadro de lesões cutâneas, com acometimento dos lábios.

 

 

Figura 2 - Quadro de lesões cutâneas, com acometimento dos dedos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.