FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 27 Anos com Dor em Membro Inferior Esquerdo

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 29/03/2019

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 27 anos de idade, sexo masculino com quadro de dor em membro inferior esquerdo e quadril há 3 meses. Há 1 mês, apresenta quadro de astenia e perda de peso. Realizou hemograma com Hb 7g/dL, 11.000 plaquetas/mm3 e 7.500 leucócitos com 6% de neutrófilos. Realizou ressonância nuclear magnética (RNM) de quadril, conforme a Figura 1, a seguir.

 

 

RNM: ressonância nuclear magnética.

Figura 1 - ressonância nuclear magnética de quadril.

 

A imagem mostra lesões líticas ósseas infiltrativas. O exame completo mostrava essas lesões em ossos ilíacos, corpo do sacro e asa sacral. A hipótese foi de infiltração medular neoplásica, considerando que o paciente apresentava pacitopenia com neutropenia significativa. O mielograma foi compatível com leucemia mieloide aguda (LMA), com mais de 50% de blastos na medula óssea.

A medula óssea de pacientes com LMA é infiltrada com uma população leucêmica monótona (blastos). Os blastos incluem mieloblastos, monoblastos, promonitos, promielitos anormais e megacarioblastos. A dor óssea é infrequente em adultos, mas ocorre na grande maioria das crianças, principalmente no esterno. Como sintoma de apresentação de LMA, a dor óssea com lesões líticas é muito rara, mas há alguns relatos de casos com esse sintoma no diagnóstico.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.