FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Metástase em Fêmur

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/03/2020

Comentários de assinantes: 0

Caso

 

Paciente do sexo feminino, 67 anos, sem passagensprévias por serviço de saúde, sem seguimento com ginecologista, procurapronto-socorro com dores no quadril esquerdo, que vem evoluindo há 3 semanas,mas intensa nos últimos dias. Refere perda ponderal de 15kg nos últimos 4meses, além de perda de apetite e mal-estar contínuo. Está com dificuldade deandar, mas atribui tal fato à fraqueza. A hipótese de síndrome consumptiva sesobrepõe ao quadro de dor, levando o plantonista a solicitar uma tomografiacomputadoriza (TC) de quadril.

Na TC, podem-se evidenciar, conforme detalhe daFigura 1, lesões infiltrativas líticas no colo e trocanter maior do fêmuresquerdo.

 



TC: tomografia computadorizada.

                     Figura 1 -TC de quadril.

 

Discussão

 

As metástases ósseas são uma manifestação comum demuitos tipos de câncer sólido, sendo mais comumente encontradas nos cânceres depulmão, de mama e de próstata. O envolvimento ósseo também pode ser extenso empacientes com mieloma múltiplo. Metástases ósseas são importantes fontes demorbidade e um dos principais contribuintes para a deterioração da qualidade devida.

A maioria das metástases ósseas é assintomática; noentanto, a maior parte dos pacientes com doença óssea metastática desenvolverádor significativa em algum momento do curso da doença. Do ponto de vistaclínico, também é possível que ocorram fratura patológica, hipercalcemia ecompressão da medula espinal.

Quando um paciente tem uma malignidade conhecida ese apresenta com dor em possível sítio ósseo, é necessária investigação comexame de imagem. Para lesões nas extremidades, recomendam-se radiografias daárea afetada. Se houver suspeita de uma fratura patológica completa ouiminente, a imagem de TC ou ressonância nuclear magnética (RNM) sem contrastepode delinear aqueles pacientes que podem necessitar de estabilização cirúrgica.Para pacientes com diagnóstico de câncer conhecido que apresentam dor nascostas, é indicada a RNM espinal sem contraste, especialmente para avaliação demetástase óssea e compressão da medula espinal.

Para pacientes com dor óssea não vertebral, aavaliação inicial deve incluir uma radiografia simples da área afetada. Aavaliação esquelética subsequente do corpo inteiro é, geralmente, o próximopasso para rastrear o resto do esqueleto quanto a metástases ósseas. Acintilografia esquelética com metil-metileno-metileno-difosfonato, em geral chamadade ?exame ósseo?, é o método mais amplamente usado para detecção porque fornecea visualização de todo o esqueleto dentro de um prazo razoável.

O diagnóstico diferencial da doença ósseametastática inclui sarcomas ósseos primários (osteossarcoma, condrosarcoma,fibrosarcoma e sarcoma de Ewing do osso), plasmocitoma solitário do osso elinfoma primário do osso. Os tumores ósseos benignos que podem se apresentarcomo lesões líticas incluem hemangioma, vários tipos de cistos, lipomas,granuloma eosinofílico, encondroma, fibroma não exsudativo e tumor de célulasgigantes do osso.

 

Bibliografia

 

1.            Coleman RE. Clinical features of metastatic bone disease and risk ofskeletal morbidity. Clin Cancer Res 2006; 12:6243s.

2.            Eastley N, Newey M, Ashford RU. Skeletal metastases - the role of theorthopaedic and spinal surgeon. Surg Oncol 2012; 21:216.

3.            Theriault RL, Theriault RL. Biology of bone metastases. Cancer Control2012; 19:92.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.