FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Julho - 2015

Última revisão: 06/08/2015

Comentários de assinantes: 0

          Sucesso na Vacinação da Gripe

Entre tantos fatos ruins na saúde nacional, parece que algo dá certo. De fato, uma luz no fim do túnel, indicando que podemos melhorar.

Um balanço divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde mostra que a campanha de vacinação contra a gripe imunizou este ano 41,9 milhões de pessoas, o que equivale a 84,3% do público-alvo. Aparentemente, os objetivos foram cumpridos. Os públicos mais importantes para a campanha eram as crianças com mais de seis meses e menores de cinco anos (antes disso não recebem a vacina, depois disso também não é obrigatório), idosos, trabalhadores da área da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres que tiveram parto nos últimos 45 dias, funcionários de presídios e portadores de alguns grupos de doenças crônicas.

A meta era ter 80% desses grupos vacinados, e isso foi conseguido.

Infelizmente, nem tudo são flores, pois 10 estados não atingiram a meta nacional, são eles: Acre, Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Sergipe, Bahia, São Paulo e Mato Grosso. Nesses estados, só se conseguiu superar a marca de 70% das populações alvo vacinadas.

Mas há os melhores exemplos de cobertura, o que ocorreu no Amapá e no Espírito Santo. Nesses estados a cobertura ultrapassou a marca dos 90% da população alvo.

A vacina desse ano dava cobertura para três subtipos de influenza, a saber A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

É uma notícia feliz a cobertura que foi atingida.

Desejamos que outras iniciativas governamentais atinjam metas. Principalmente quando se trata de prevenção primária, o ganho de saúde pública é imenso, e essencial para o país.

 

Os Editores

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.