FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Setembro - 2015

Última revisão: 28/09/2015

Comentários de assinantes: 0

            Sono e doenças

Em uma sociedade que pede respostas velozes – tudo está ao tempo de resposta que o Google pode fornecer a sua pergunta – descansar ou dormir parece um paradoxo de improdutividade. Por que dormir? Cada segundo conta, pois a velocidade do mundo não é a mesma de poucas décadas atrás, ou mesmo de poucos anos atrás.

Entretanto, cada vez mais pesquisas demonstram a importância desse ato absolutamente fisiológico que é dormir. Um dos mais recentes estudos, feito em Londres, na Inglaterra, demonstrou que tirar uma soneca de meia hora ou mais durante o dia ajuda a reduzir a pressão sanguínea. O desdobramento que se infere para tal dado é que isso poderia impactar em melhor controle da pressão arterial como um todo, e consequentemente poderia haver menor risco de eventos cardiovasculares, como infartos do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais. O estudo foi feito pela Sociedade Europeia de Cardiologia, uma das mais importantes sociedades médicas da Europa.

O sono adequado tem também impacto no dia a dia, pois permite também aprendizado melhor, retenção de informações e melhora da atenção. A falta de sono abre portas para infecções por impactar em piora da regulação da imunidade. Não dormir também impacta em maior chance de obesidade, diabetes, hipertensão, e ainda está relacionado com condições muito frequentes da sociedade moderna, como depressão e ansiedade.

Em verdade, em um mundo onde todos querem estar “ligados” o tempo todo, precisamos deixar espaço para desligar e dormir. Quem será capaz?

 

Os Editores

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.