FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Junho - 2017

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 12/06/2017

Comentários de assinantes: 0

Potencializando as Redes de Atenção à Saúde

 

Primeiramente, destaca-se que as Redes de Atenção à Saúde (RAS) devem ter seus esforços concentrados em prevenção primária, bem como uma forte estruturação na camada básica de atenção, sobretudo em relação às doenças crônicas. Caso contrário, continuará a ter o ônus terrível de tratar apenas das consequências, em vez de se concentrar na prevenção.

Em um modelo de cuidado adequado para uma RAS, recomenda-se não focar nas queixas isoladamente e, então, pensar em planos integrais de cuidado ? daí a necessidade de médicos mais generalistas nas portas de entrada, formados de maneira adequada; deve-se abandonar a atenção centrada na doença para um modelo focado no indivíduo e na sua família.

Dessa forma, isto é, saindo de um contexto de ações primordialmente médicas para um contexto de atuação multiprofissional, a expertise das diferentes profissões da saúde pode ser explorada, dando autonomia para a sua atuação, sem depender de prescrição médica, mas, sim, com base em protocolos de atuação.

É importante, também, equilibrar o uso de generalistas e especialistas, favorecendo os primeiros na abordagem e na resolutividade, criando metodologias de incentivo como pagamento pelo seu desempenho e utilizando-se de indicadores clínicos e de resolução (e não de produtividade, já que podem trazer consequências nefastas ao sistema). Por fim, é fundamental fortalecer o autocuidado e a autonomia do paciente.

 

Atenciosamente, Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.