FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Iniciais

Última revisão: 14/05/2013

Comentários de assinantes: 0

  

 Versão original publicada na obra Joint Commission Resources. Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

 

 

TEMAS E ESTRATÉGIAS PARA LIDERANÇA EM ENFERMAGEM

Joint Commission Resources

 

Tradução: Ana Thorell

Consultoria, supervisão e revisão técnica desta edição: Gisela Maria Schebella Souto de Moura – Doutora em Administração (PPGA/EAUFRGS). Docente na área de administração em enfermagem e serviços de saúde (EENF/UFRGS). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Clarice Maria Dall’Agnol – Doutora em Enfermagem (EEUSP). Docente na área de administração em enfermagem e serviços de saúde (EENF/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE). Ana Maria Müller de Magalhães – Doutoranda em Enfermagem (PPGEnf/EEUFRGS). Mestre em Educação (EDU/PUCRS). Docente na área de administração em enfermagem e serviços de saúde (EENF/UFRGS). Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE).

 

Introdução

         Devido à crescente complexidade do atendimento proporcionado pelos hospitais, os enfermeiros-líderes são, hoje, membros fundamentais da liderança hospitalar, participando nas decisões clínicas e operacionais, na alocação de recursos, no planejamento de longo alcance e na segurança dos pacientes. Com o papel central desempenhado pela enfermagem no cuidado ao paciente, os enfermeiros-líderes são agentes vitais para o funcionamento do hospital e para o atendimento, o tratamento e os serviços fornecidos aos pacientes. Muitos enfermeiros-líderes preocupam-se, ainda, com sua capacidade para fazer a diferença na organização, bem como junto aos pacientes e à equipe.

         Embora a estratégia para enfrentar a escassez de pessoal em enfermagem esteja além da responsabilidade dos enfermeiros-líderes individualmente, bem como do âmbito deste livro, Temas e estratégias para liderança em enfermagem: enfrentando os desafios hospitalares atuais foi escrito para ajudar todos os enfermeiros, desde os de linha de frente até os executivos, a encarar os desafios no ambiente hospitalar acelerado de hoje em dia.

         Este livro concentra-se no hospital, que é o ambiente mais complexo do sistema de fornecimento de atendimento à saúde, o maior consumidor de recursos e o local onde os novos avanços no atendimento (e seus riscos associados) são mais comumente apresentados. Os hospitais proporcionam os melhores exemplos tanto dos problemas subjacentes aos desafios que o enfermeiro enfrenta como das soluções e estratégias que mais provavelmente levarão a sua resolução.

         As equipes de enfermagem são as principais fontes de cuidado e de apoio aos pacientes no momento mais vulnerável de suas vidas. Muitas estratégias contidas neste livro, no entanto, dirigem-se à melhoria do local de trabalho do atendimento de saúde para todos que lá trabalham e, conseqüentemente, para aqueles a quem servem. Muitos enfermeiros-líderes começaram a encarar maiores responsabilidades desde que os departamentos e os serviços auxiliares passaram para o seu comando. Este livro concentra-se especificamente nos desafios enfrentados por toda a equipe que proporciona serviços de atendimento ao paciente, bem como em suas soluções.

 

Sobre o livro

         Focalizando os enfermeiros-líderes nos hospitais, inclusive os dirigentes da enfermagem, os gerentes da enfermagem de linha de frente, os enfermeiros-executivos e outros, Temas e estratégias para liderança em enfermagem investiga a importância desses profissionais no aprimoramento do ambiente de trabalho da equipe de enfermagem e na introdução de melhorias no atendimento ao paciente e na formação do pessoal em suas organizações. O Capítulo 1, “Enfermeiros: Líderes e Coordenadores do Cuidado”, tem início com uma discussão sobre o papel dos enfermeiros como coordenadores do cuidado da equipe clínica, permanecendo como presença constante durante o tratamento e a recuperação do paciente no hospital. O Capítulo 2, “Visão Geral dos Desafios que Afetam os Enfermeiros-líderes”, descreve as barreiras que estes e outros profissionais têm de enfrentar para proporcionar cuidado seguro e qualificado e investiga as razões subjacentes a elas. Esses desafios incluem a escassez de pessoal, o aumento da demanda de trabalho, os resultados relacionados com o cuidado ao paciente e a promoção do treinamento adequado. Qualquer um desses desafios pode influenciar negativamente a principal tarefa do enfermeiro, que é proporcionar cuidados, tratamento e serviços seguros e eficazes em base contínua.

         Nos Capítulos 3 a 6, Temas e estratégias para liderança em enfermagem passa a concentrar-se na exploração de estratégias eficazes que os enfermeiros-líderes podem usar para enfrentar esses desafios. Tais estratégias oferecem detalhes sobre a criação de um ambiente de trabalho retentor; o emprego de sistemas de medição da carga de trabalho; a melhoria da qualidade e da segurança do cuidado ao paciente, com o foco sobre as Metas Nacionais de Segurança para o Paciente, da Joint Commission[*], e as áreas de interesse prioritário; e o favorecimento da competência da enfermagem por meio da educação.

         A partir do Capítulo 3, são salientadas estratégias-chave, como uma maneira acessível para ajudar o leitor a concentrar-se melhor nas inúmeras técnicas e procedimentos do livro destinados a auxiliá-lo no enfrentamento dos desafios apresentados nos dois primeiros capítulos.

         Quadros denominados “Fatos e Números” também são recorrentes ao longo do livro. Esses quadros fornecem estatísticas e dados de enfermagem recentes que auxiliam a definir os aspectos enfrentados pelos líderes e pela equipe de enfermagem. Quando apropriado, Temas e estratégias para liderança em enfermagem também incorpora outros quadros, denominados “Conexão de Padrões”, que consistem em discussões relacionadas aos padrões pertinentes ao conteúdo do livro. Finalmente, o livro apresenta estudos de caso sobre projetos reais desenvolvidos em outras organizações.

 

Agradecimentos

         Agradecemos aos esforços de Helen Fry, M. A., na redação deste livro, e de Helen Hoesing, Ph.D, R.N. e consultora sênior da JCR, por contribuir com um conteúdo especializado. Também agradecemos às muitas organizações e aos indivíduos que forneceram materiais para os exemplos apresentados. Suas contribuições enriqueceram consideravelmente esta publicação.



[*] N. de T.: Joint Commission’s National Patient Safety Goals.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.