FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Ebola – Recomendação para Viajantes

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/09/2014

Comentários de assinantes: 0

1. Dados Epidemiológicos

        O período de incubação da doença causada pelo vírus Ebola (DVE) varia de 2 a 21 dias. A transmissão de pessoa a pessoa através de contato direto com pessoas infectadas ou seus fluidos corporais/secreções é considerado o principal modo de transmissão. Em um estudo das famílias afetadas, a transmissão secundária ocorreu somente quando o contato físico direto ocorreu. Nenhuma transmissão foi relatado sem este contato direto. A transmissão por via aérea não foi documentada durante os surtos anteriores  de Ebola.

        Não existe risco de transmissão durante o período de incubação, e há baixo risco de transmissão na fase inicial de pacientes sintomáticos. O risco de infecção durante o transporte de pessoas ainda pode ser reduzido através do uso de precauções de controle de infecção.

        No surto atual, os viajantes infectados têm atravessado fronteiras terrestres com os países vizinhos e há uma possibilidade de que outros casos possam ocorrer nos países vizinhos.

        Historicamente, vários casos de febre hemorrágica (Ebola, Marburg, Lassa, febre hemorrágica da Crimeia e do Congo) foram diagnosticados após viagens de longa distância, mas nenhum desenvolveu os sintomas durante a viagem internacional. Os viajantes de longa distância (por exemplo, entre continentes) infectados em áreas afetadas podem chegar a uma nova área enquanto ainda estão no período de incubação da doença e desenvolver sintomas compatíveis com o Ebola após a chegada.

 

2. Risco de Doença do Vírus Ebola em Diferentes Grupos

2.1. Turistas que retornam de áreas afetadas em um país

        O risco de um turista se infectar com o vírus Ebola durante uma visita às áreas afetadas e desenvolver a doença após o retorno é extremamente baixo, mesmo que a visita inclua viagens para as áreas a partir das quais os casos primários têm sido relatados. A transmissão requer contato direto com sangue, secreções, órgãos ou outros fluidos corporais infectados de pessoas vivas de pessoas ou animais mortos, que são situações pouco prováveis para turistas em geral. Os turistas são aconselhados a evitar este tipo de contato.

 

2.2. Visitando famílias e parentes

        O risco para os viajantes que visitam amigos e parentes nos países afetados é igualmente baixo, a menos que o viajante tenha contato físico direto com uma pessoa ou animal doente ou morto infectado com o vírus Ebola. Neste caso, deve-se confirmar a exposição e impedir a propagação da doença através da monitorização do viajante exposto.

 

2.3. Os pacientes que viajam com sintomas e companheiros de viagem

        Existe a possibilidade de que uma pessoa que tinha sido exposta ao vírus Ebola e desenvolva sintomas embarque em um vôo comercial, ou outro meio de transporte, sem informar a empresa de transporte de seu status. É altamente provável que esse paciente  procure atendimento médico imediato no momento da chegada, especialmente se bem informado, e em seguida, deve ser isolado para evitar mais transmissão. Embora o risco para os companheiros de viagem em tal situação é muito baixo, o rastreamento dos contatos é recomendado em tais circunstâncias.

 

2.4. Risco para profissionais de saúde em áreas afetadas

        Existe um risco para os trabalhadores de saúde e voluntários, especialmente se envolvido no atendimento de pacientes com Ebola. No entanto, se o nível recomendado de precaução para tais configurações são aplicados, a transmissão da doença consegue ser evitada. O nível de risco pode ser considerado de muito baixo para baixo, a menos que estas precauções não sejam seguidas, como por exemplo, nenhum equipamento de proteção pessoal ser utilizado.

 

 

3. Recomendações para as autoridades de saúde pública

3.1. Recomendações para países

3.1.1. Aumentar o conhecimento dos viajantes

        Os viajantes que partem para ou que chegam de uma área onde estão ocorrendo casos de Ebola devem receber informações sobre o risco potencial de doença causada pelo vírus Ebola em pontos de entrada (por exemplo, em aeroportos ou portos em áreas de embarque ou de chegada ou já no solo local em pontos de passagem). Veja um exemplo no Quadro 1 abaixo. As informações também devem ser espalhadas entre as comunidades que podem incluir os viajantes transfronteiriços e perto de todas as fronteiras internacionais relevantes.

As informações fornecidas devem enfatizar que os viajantes ou residentes nas áreas afetadas de países podem minimizar o risco de ser infectados se evitarem:

Contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa ou cadáver infectado com o vírus Ebola.

Contato com animais silvestres, vivos ou mortos ou com sua carne crua ou mal cozida.

Ter relações sexuais com uma pessoa doente ou uma pessoa se recuperando de Ebola por pelo menos no período de sete semanas.

Ter contato com qualquer objeto, tais como agulhas, que foram contaminada com sangue ou fluidos corporais.

Os viajantes devem ser informados sobre onde obter assistência médica no local de destino (por exemplo, através de números de telefone).

Visitantes voltando de áreas afetadas devem ser alertados de que se desenvolverem sintomas de doenças infecciosas (tais como febre, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça, dor de garganta, vômitos, diarreia, erupção cutânea, ou sangramento) dentro de três semanas após o retorno, ou se suspeitarem que foram expostos ao vírus Ebola (por exemplo, voluntários que trabalharam nos serviços de saúde nas áreas afetadas), devem procurar atendimento médico rápido e mencionar sua recente viagem.

 

Orientações para Viajantes:

 

- A doença causada pelo vírus Evola é rara.

- A infecção ocorre pelo contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada ou de um animal infectado ou pelo contato com objetos contaminados.

- As pessoas que entram em contato direto com fluidos corporais de uma pessoa ou animal infectado estão em risco.

- Evite qualquer contato com sangue e fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.

- Não manusear itens que podem ter entrado em contato com sangue ou fluidos corporais de uma pessoa infectada.

- Os sintomas incluem febre, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta. Isto é, seguido por vômitos, diarreia, prurido, e em alguns casos hemorragias.

- Não há nenhuma vacina licenciada.

- Tenha práticas cuidadosas de higiene pessoal.

- Se você ficou nas áreas onde os casos de Ebola foram relatados recentemente procure um médico se você sentir-se doente (febre, dor de cabeça, dores de garganta, diarreia, vômitos, dor de estômago, erupção cutânea, ou olhos vermelhos).

 

3.1.2. Aumentar o conhecimento dos profissionais de saúde

        Os profissionais de saúde que atendem viajantes precisam questioná-los sobre a história de viagem e considerar a possibilidade de Ebola em pessoa voltando de áreas afetadas. A pessoa suspeita de ter sido exposto ao vírus Ebola deve ser avaliada quanto ao risco de exposição.

Se o risco de exposição é considerado muito baixo, a pessoa deve ser tranquilizada, e deve-se pedir para monitorar sua temperatura e sintomas por 21 dias e procurar atendimento imediatamente se desenvolver sintomas. Outras patologias (por exemplo, malária) devem ser investigadas e o paciente monitorado regularmente. Admissão hospitalar nestas fases de observação não é necessária.

        As informações essenciais aos prestadores de cuidados de saúde devem incluir o seguinte:

Os sintomas mais comuns vividos por pessoas infectadas com o vírus são o aparecimento súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Isto é, seguido por vômitos, diarreia, exantema, disfunção renal e hepática, e em estado avançado, tanto hemorragia interna como externa. Os achados laboratoriais incluem leucopenia, plaquetopenia e elevação de enzimas hepáticas.

O período de incubação (intervalo de infecção para o início dos sintomas) varia entre 2 a 21 dias.

As pessoas podem transmitir a infecção enquanto o sangue e as secreções contenham o vírus. Homens que se recuperaram da doença ainda podem transmitir o vírus por meio de seu sêmen por até sete semanas após a recuperação da doença.

A malária, a febre tifoide, a shigelose, a leptospirose, a febre amarela, a dengue e outras febres hemorrágicas virais são diagnósticos diferenciais a serem considerados nestes pacientes.

Se o risco de exposição é considerado alto (por exemplo, um profissional de saúde ter sofrido um ferimento por agulha com uma agulha potencialmente contaminada) uma transferência para um centro especializado deve ser considerada.

 

3.1.3. Preparar a resposta do sistema de saúde

        Em caso de risco de introdução do vírus Ebola em um país, autoridades de saúde pública precisam:

Sensibilizar o pessoal que trabalha em "pontos de entrada", nos serviços de saúde ou envolvidos em primeira resposta para os sintomas iniciais e avançados de febre hemorrágica viral (serviços de emergência, serviços de ambulância, corpo de bombeiros, defesa civil, operadores aeroportuários, operadores de aeronaves, autoridades sanitárias do porto).

Enfatizar o registo sistemático em clínicas de saúde da história de viagem das pessoas com sintomas relevantes.

Estabelecer um procedimento de diagnóstico padrão para Ebola e para diagnósticos diferenciais comuns na fase inicial (por exemplo, malária, dengue, febre tifoide, shigelose, cólera, leptospirose, peste, Rickettsioses, febre recorrente, meningite, hepatite, febre amarela e outras febres hemorrágicas virais).

Estabelecer um protocolo de notificação às autoridades competentes de saúde pública, numa fase inicial, se um caso Ebola é suspeito.

Identificar e estabelecer procedimentos laboratoriais e canais operacionais para executar o teste de diagnóstico do vírus Ebola no país ou se referir a um centro colaborador da OMS mais próximo, ou usar laboratórios de referência capazes de realizar diagnósticos de febre hemorrágica viral em casos suspeitos.

Assegurar uma formação básica dos profissionais de saúde sobre os princípios da barreira e utilização de equipamentos de proteção individual.

Enfatizar para o pessoal que trabalha no setor de viagens a importância dos métodos de controle de infecção.

Manter as autoridades reguladoras (por exemplo, autoridade nacional de aviação civil) informadas e envolvidas na tomada de decisões.

Se houver suspeita de um caso de Ebola em um viajante, unidades de saúde que atendam o indivíduo devem aplicar os mesmos procedimentos para caso já confirmado de Ebola. Isto inclui:

Implementar rastreio de contatos entre os funcionários e pacientes que estiveram em contato direto com o paciente suspeito.

Configurar o acompanhamento médico dos contatos identificados (que tenham febre e sintomas prodrômicos);

Notificar imediatamente as autoridades sanitárias competentes.

Assegurar o uso de barreira em todas as áreas onde o paciente com suspeita tenha sido tratado (zona contaminada, zona de transição, e zona "limpa").

Reter resíduos e qualquer tipo de fluido corporal  ao lado do paciente na zona contaminada até que procedimentos de descontaminação e eliminação adequadas estejam posicionados.

Manusear e transportar amostras do paciente de acordo com os procedimentos internacionais de "transporte de substâncias infecciosas da categoria A".

Casos suspeitos procedentes de áreas afetadas (por exemplo, retornando de viagem com sintomas) devem receber imediatamente uma avaliação médica e devem ser isolados para evitar mais transmissão.

 

3.1.4. Rastreio de passageiros nos pontos de entrada (portos, aeroportos ou travessia em solo) não é recomendado

        O rastreio dos passageiros nos pontos de entrada (chegada ou partida) é caro e deverá ter impacto muito limitado, porque é muito improvável detectar qualquer pessoa que chegue infectada com Ebola. Isto é particularmente verdadeiro, pois o Ebola tem período de incubação de 2 a 21 dias e os sintomas não são específicos. Como parte disto, o uso de termômetros para detectar presença de 'febre' em passageiros que chegam é algo caro, e é pouco provável que se detecte qualquer pessoa que chegue infectado com Ebola. Sendo assim, esta prática não é incentivada.

        Restrições de viagem e fechamento das fronteiras nos pontos de entrada também não são recomendadas.

 

Referências

World Health Organization. International travel and health. 2014 Ebola Virus Disease (EVD) outbreak in West Africa.  Disponível em: http://www.who.int/ith/updates/20140421/en/

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.