FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Frações do Plasma para Fins Específicos

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

14.5  Frações do plasma para fins específicos

Albumina é coloide empregado em casos de hipoproteinemia ou de hipoal-buminemia, que ocorre em situações de trauma grave, sepse, cirrose hepática, hiperbilirrubinemia por transfusão em neonatos. Nesses casos, a expansão do volume plasmático pode reduzir a gravidade da situação. Coloides e cristaloides são soluções empregadas para repor a perda de fluido sanguíneo. Ambos parecem ser igualmente efetivos para ressuscitação. Revisão Cochrane de ensaios clínicos controlados aleatórios não encontrou prova de que coloides reduzam o risco de morte, comparado a ressuscitação com cristaloides em pacientes com trauma, queimadura ou depois de cirurgia. Além disso, o uso da albumina é dispendioso. Estudo cego aleatório, com 289 pacientes cirróticos com ascite levou à conclusão de que a albumina é melhor expansor que poligelina para prolongar a sobrevida e aumentar o tempo para readmissão em hospital. Outro estudo cego aleatório comparou desfechos e custos de hospital em 68 pacientes com cirrose tratados com albumina humana e com poligelina. Concluiu que em pacientes com ascite e cirrose a albumina humana parece ser mais efetiva em prevenir complicações hepáticas que a poligelina, e a menores custos de hospital, o que foi confirmado em estudo de 2007 (ver monografia, página 377).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal