FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Deiscência de Esterno

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 24/06/2015

Comentários de assinantes: 0

Homem de 78 anos na terceira semana do pós-operatório de troca da válvula aórtica apresenta-se em consulta de rotina e a seguir realiza a seguinte radiografia de tórax. Qual o diagnóstico do paciente?

   

 

O paciente apresenta deiscência da sutura do esterno, que é definida como completa separação do esterno. Esta complicação está frequentemente associada à infecção da ferida esternal, na maioria das vezes por S. aureus com risco muito significativo de desenvolvimento de mediastinite.

Para se diferenciar a mediastinite da infecção simples da ferida operatória esternal, são necessários exames laboratoriais como provas inflamatórias e hemograma que estão alterados na mediastinite. A incidência da deiscência de esterno fica em torno de 4 a 55 em cirurgias de revascularização miocárdica e troca valvar e ocorre principalmente em mulheres. A posição valvar aórtica fica deslocada, o que facilita o diagnóstico.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal