FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Lesões Cutâneas em Pacientes com Poliartralgias

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 11/05/2018

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 22 anos de idade, do sexo feminino, sem outros antecedentes prévios com história de poliartralgias envolvendo principalmente articulações de joelhos, punhos, mãos e cotovelos de forma assimétrica, há 10 dias e com aparecimento de lesões cutâneas tipo maculares, conforme a Figura 1.

 

 

 

Figura 1 - Lesões cutâneas tipo maculares.

 

Foi considerado o diagnóstico de artrite gonocócica devido à história de poliartralgias associada a lesões cutâneas. Uma das formas mais comuns de manifestação da infecção gonocócica é com uma tríade de tenossinovite, dermatite e poliartralgias, sem artrite purulenta. Os sintomas articulares se desenvolvem de 1 dia a várias semanas (média de 10 a 20 dias) após o contato sexual. A poliartralgia ou poliartrite é aditiva e migratória, sendo os joe­lhos, os tornozelos, os punhos e os cotovelos as articulações mais acometidas.

A dermatite é mais frequentemente maculopapular ou vesicular; também podem aparecer pústulas e bolhas hemorrágicas, eritema multiforme e vasculite. As lesões se assemelhavam à vasculite e não eram específicas de artrite gonocócica, mas, ainda assim, a paciente foi tratada como artrite gonocócica com ceftriaxona. A rápida melhora com 48 horas de antibiótico tornou o diagnóstico de artrite gonocócica bastante provável.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal