FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tomografia ou Angiografia de Coronárias para Dor Torácica Estável

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 27/09/2022

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Em pacientescom potencial doença arterial coronariana obstrutiva (DAC), um dos deságios éestabelecer o diagnóstico preciso. A tomografia computadorizada (TC) é umaalternativa acurada e tem a vantagem de ser uma modalidade não invasiva quandoa comparamos com a angiografia coronária invasiva (ACI). No entanto, a eficáciacomparativa da TC e da ACI no manejo da DAC para reduzir a frequência deeventos cardiovasculares adversos maiores é incerta.

 

O Estudo

 

Apresentamosum ensaio clínico pragmático e randomizado que comparou TC com ACI comoestratégias iniciais de diagnóstico por imagem para orientar o tratamento depacientes com dor torácica estável que tinham probabilidade pré-testeintermediária de DAC obstrutiva e foram encaminhados para ACI em um dos 26centros europeus participantes. O desfecho primário foram eventoscardiovasculares adversos maiores (morte cardiovascular, infarto do miocárdionão fatal ou acidente vascular cerebral não fatal) em 3,5 anos. Os principaisdesfechos secundários foram complicações relacionadas ao procedimento e angina.

Entre 3.561pacientes (56,2% dos quais eram mulheres), o acompanhamento foi completo para3.523 (98,9%). Eventos cardiovasculares adversos maiores ocorreram em 38 de 1.808pacientes (2,1%) no grupo de TC e em 52 de 1.753 (3,0%) no grupo de ACI (hazardratio, 0,70; IC 95%, 0,46 a 1,07; P = 0,10). Complicações maioresrelacionadas ao procedimento ocorreram em 9 pacientes (0,5%) no grupo de TC eem 33 (1,9%) no grupo de ACI (hazard ratio, 0,26; IC 95%, 0,13 a 0,55).Angina durante as últimas 4 semanas de acompanhamento foi relatada em 8,8% dospacientes do grupo de TC e em 7,5% daqueles do grupo de ACI (odds ratio,1,17; IC 95%, 0,92 a 1,48).

 

Aplicação Prática

 

Este ensaio clínico pragmático traz umaimportante mensagem prática. Entre ospacientes encaminhados para ACI por causa de dor torácica estável eprobabilidade pré-teste intermediária de DAC, o risco de eventoscardiovasculares adversos maiores foi semelhante no grupo de TC e no grupo deACI. A frequência de complicações maiores relacionadas ao procedimento foimenor com uma estratégia inicial de TC. O que podemos trazer para a prática apartir dessa informação? Que a condução diagnóstica inicial pode ser feita demaneira menos invasiva, e isso não é desfavorável evolutivamente e inclusiveevita alguns eventos adversos, que podem ocorrer com mais frequência com aangiografia. Apesar de se tratar de ensaio clínico isolado, sua característicarandomizada, pragmática e multicêntrica nos traz a possibilidade depotencializar uma recomendação para essa prática.

 

Bibliografia

 

1.            DISCHARGE Trial Group, Maurovich-Horvat P,Bosserdt M, Kofoed KF, et al. CT orInvasive Coronary Angiography in Stable Chest Pain. N Engl J Med. 2022 Apr28;386(17):1591-1602.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.