FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 38 Anos de Idade Sexo Masculino com Dor Referida em Orelha Direita

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 07/11/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo masculino, 38 anos de idade, com quadro de dor em região de orelha direita há 1 mês, procurou médico, que prescreveu cefalexina com hipótese de celulite local; não apresentou melhora, mas não teve febre ou sinais sistêmicos de infecção. Há 1 semana, apresenta perda auditiva. A lesão pode ser vista na Figura 1.

 

 

Figura 1 -  Lesão na orelha direita.

  

O diagnóstico foi de policondrite recidivante, que é uma condição provavelmente autoimune associada à inflamação em estruturas cartilaginosas e outros tecidos conectivos em todo o corpo, incluindo orelhas, nariz, articulações e trato respiratório.

O envolvimento auricular é a mais comum manifestação da doença, afetando a orelha externa unilateral ou bilateral, ocorrendo em 40% dos pacientes como primeira manifestação e aparecendo em 90% dos casos em algum momento da evolução. Outros locais podem estar envolvidos, como cartilagens costais, olhos, nariz, vias aéreas, coração, entre outros.

O início da inflamação auricular é, em geral, bastante abrupto e não sutil, e costuma não ter um fator desencadeador. A inflamação pode ser confundida com celulite da orelha ou mesmo queimadura solar em casos menos graves. Uma das principais pistas para o diagnóstico de policondrite recidivante é o confinamento da inflamação à parte cartilaginosa ou auricular da orelha, poupando o lóbulo da orelha; normalmente, dor e hipersensibilidade local são significativas, tendo uma aparência violácea ou eritematosa difusa. O edema significativo local pode durar dias a semanas; o edema do canal auditivo externo pode causar perda auditiva condutiva.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.