FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Trombectomia com Stent Melhora Resultado de Trombólise no AVC

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP.
Supervisor do Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.
Diretor do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente.

Última revisão: 22/06/2015

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

A trombólise tem sido o grande divisor de águas no tratamento dos acidentes vasculares cerebrais agudos. Entretanto, nos casos com oclusão proximal de circulação anterior, menos de 40% consegue recuperar funcionalidade quando tratados exclusivamente com t-PA intravenoso. Realizar trombectomia com stent pode ser a saída para melhorar os desfechos desses casos.

 

O Estudo

Este foi um ensaio clínico multicêntrico randomizado. Pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico (AVCi), que estavam para receber ou receberam t-PAintravenoso, foram randomizados para continuar como grupo de controle (sem intervenção adicional) ou submeter-se à trombectomia endovascular com o uso de um stent dentro de seis horas após o início dos sintomas (grupo de intervenção). Os pacientes tinham confirmação de oclusões na circulação intracraniana anterior proximal e uma ausência de lesões isquêmicas grandes. O desfecho primário foi a gravidade da deficiência global em 90 dias, conforme avaliado por meio da escala de Rankin modificada (com notas de 0 [sem até 6 [morte]).

O estudo foi interrompido precocemente por causa de eficácia. Nos 39 centros, 196 pacientes foram submetidos à randomização (98 pacientes em cada grupo). No grupo de intervenção, o tempo mediano entre incluir o paciente, conforme imagem, e a punção na virilha foi de 57 minutos, e a taxa de reperfusão substancial no final do processo foi de 88%. A trombectomia com o stent associado ao t-PA reduziu a deficiência em 90 dias ao longo de toda a faixa de pontuação na escala de Rankin modificada (P <0,001). A taxa de independência funcional (escala de Rankin modificada de 0-2) foi maior no grupo de intervenção do que no grupo controle (60% vs. 35%, P <0,001). Não houve significativas diferenças entre os grupos em termos de mortalidade em 90 dias (9% vs 12%, P = 0,50) ou hemorragia intracraniana sintomática (0% vs 3%, P = 0,12).

 

Aplicações Práticas

Este ensaio clínico demonstra claramente o grande benefício na associação da trombectomia com stent em associação à trombólise em pacientes com AVCi por oclusão proximal na circulação anterior cerebral.

O impacto foi tão substancial que o estudo foi interrompido precocemente dado o grande benefício.  Isso demonstra que, caso disponível, este deve ser o tratamento padrão para este grupo de pacientes.

 

Referências

Saver JL, et al. Stent-Retriever Thrombectomy after Intravenous t-PA vs. t-PA Alone in Stroke. April 17, 2015DOI: 10.1056/NEJMoa1415061

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal