FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Risco de Insuficiência Cardíaca Após Pneumonia Adquirida na Comunidade

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 25/08/2017

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A pneumonia adquirida na comunidade é uma condição comum associada a morbidade e mortalidade substanciais, independentemente da idade. A atenção está cada vez mais focada na ligação entre pneumonia e doenças cardiovasculares subsequentes.

A insuficiência cardíaca (IC) é uma complicação cardiovascular que parece ser muito prevalente em pacientes com pneumonia adquirida na comunidade, sobretudo em idosos. O risco atribuível de pneumonia na incidência de IC em todas as faixas etárias e nas diferentes gravidades das pneumonias em pacientes é, no entanto, desconhecida, particularmente a longo prazo.

 

O Estudo

 

Esse estudo teve como objetivo determinar o risco atribuível de pneumonia adquirida na comunidade na incidência de IC em todas as faixas etárias dos pacientes afetados e conforme a gravidade da infecção. Para tanto, foi feito um estudo de coorte envolvendo seis hospitais e sete departamentos de emergência em Alberta, Canadá, entre 2000 e 2002.

Foram incluídos 4.988 adultos com pneumonia adquirida na comunidade e sem histórico de IC, os quais foram prospectivamente recrutados e acompanhados considerando-se os dados de idade, sexo e configuração do tratamento (internado ou ambulatorial), e utilizando-se até 5 adultos sem pneumonia (controles; n = 23.060).

Os principais resultados avaliados foram risco de internação hospitalar por IC incidente ou um desfecho combinado de IC ou morte até 2012. A idade média dos participantes foi de 55 anos; 2.649 (53,1%) eram homens e 63,4% fizeram tratamento ambulatorial. Sobre uma mediana de 9,9 anos (intervalo interquartil, 5,9-10,6), 11,9% (n = 592) dos pacientes com pneumonia tiveram IC incidente em comparação com 7,4% (n = 1712) dos controles (razão de risco ajustada, 1,61; IC 95%, 1,44-1,81).

Os pacientes com pneumonia com idade igual ou inferior a 65 anos tiveram o menor aumento absoluto (porém, maior risco relativo) de IC em relação aos controles (4,8% versus 2,2%; razão de risco ajustada, 1,98; IC 95%, 1,5-2,53). Pacientes com mais de 65 anos apresentaram o maior aumento absoluto (porém, menor risco relativo) de IC (24,8% versus 18,9%; razão de risco ajustada, 1,55; IC 95%, 1,36-1,77).

 

Aplicação Prática

 

Os resultados desse interessante estudo demonstram claramente que a pneumonia adquirida na comunidade aumenta substancialmente o risco de IC em todas as faixas etárias. A pneumonia adquirida na comunidade aumentou de forma considerável o risco de IC, sobretudo nos adultos jovens, que apresentaram as maiores taxas relativas de pneumonia associada à IC, independentemente da gravidade da pneumonia.

Com base nesse estudo, devem ser consideradas estratégias de seguimento após o episódio de pneumonia, buscando abordar o surgimento de sinais e sintomas de IC precocemente. Para uma avaliação da sua custo-efetividade, recomenda-se consultar novos artigos que enderecem uma conduta nesse sentido.

 

Bibliografia

 

Eurich DT et al. Risk of heart failure after community acquired pneumonia: prospective controlled study with 10 years of follow-up. BMJ 2017;356:j413.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal