FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Palmas das mãos vermelhas

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 17/12/2015

Comentários de assinantes: 0

Quadro Clínico

Paciente do sexo feminino, 36 anos, procurou atendimento médico por queixas que incluíam alteração em suas mãos, conforme imagem 1. Quais os diagnósticos prováveis?

 

Imagem 1 – Mãos da paciente

  

 

Diagnóstico e Discussão

Esta paciente apresenta ERITEMA PALMAR.

O eritema palmar caracteriza-se por um aumento das manchas avermelhadas normais que existem nas palmas das mãos do ser humano.

É mais frequentemente encontrado nas eminências tenar e hipotenar, poupando as partes centrais da palma da mão.

A causa mais comum é hepatopatia, sendo que este achado ocorre provavelmente por alteração do metabolismo de hormônios sexuais.

O eritema palmar não é específico para doenças do fígado e pode ser encontrado em associação com a gravidez, o hipertiroidismo e as malignidades hematológicas, além de ser causado por algumas drogas.

Nas gestantes, o eritema palmar ocorre em duas distribuições: limitado às eminências hipotenar e tenar, ou de forma difusa na palma da mão. Estas alterações são observadas em 66% das mulheres brancas e 33% das mulheres negras.

No hipertiroidismo ocorre por aumento do fluxo sanguíneo e vasodilatação periférica, porém é muito mais comum que ocorra na tempestade tireotóxica.

Quanto às malignidades hematológicas, ocorre a eritromelalgia, que se caracteriza pelo eritema doloroso ou com queimação associada, e que está frequentemente presente na policitemia vera e trombocitemia essencial.

Algumas drogas associadas a eritema palmar são: amiodarona, gemfibrozil, colestiramina, topiramato e salbutamol.

 

Bibliografia

Erlinger S, Benhamou J. Cirrhosis: Clinical aspects. In: Oxford Textbook of Clinical Hepatology, Mcintyre N, Benhamou J, Rizzetto M, et al (Eds), University Press, Oxford 1991. p.380.

 

Martin AG, Leal-Khouri S. Physiologic skin changes associated with pregnancy. Int J Dermatol. 1992;31(6):375.

 

Murray JC. Pregnancy and the skin. Dermatol Clin. 1990;8(2):327.

 

van Genderen PJ, Michiels JJ. Erythromelalgia: a pathognomonic microvascular thrombotic complication in essential thrombocythemia and polycythemia vera. Semin Thromb Hemost. 1997;23(4):357.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.